Dicas para Pregar a Palavra de Deus com Eficiência

Dicas para Pregar a Palavra de Deus

Quando se fala em pregar a palavra de Deus muitos querem ser cuidadosos ao extremo e expor a palavra de Deus da melhor maneira possível. Já temos hoje em dia muitos livros falando sobre o assunto.

Livros como: Aprenda a pregar, Como preparar mensagens, Pregando com a alma, Erros que os pregadores devem evitar, Como preparar um esboço, Pregar a palavra sem segredos e etc Já falam muito sobre o tema.

Eu mesmo, sempre me preocupei com a forma de expor um sermão e não poderia deixar de falar sobre o Assunto. Por isso aqui vão algumas dicas para você que é ou será um pregador, vale lembrar que não vou parar por aqui:

  • Seja claro e evite usar palavras difíceis. O povo precisa entender o que você esta dizendo! Pregar não é demonstrar o quanto você sabe mas transmitir para as pessoas o que Deus te revelou! Nem que você tenha que fazer mímica;
  • Leia livros em voz alta. Ler livros em voz alta aperfeiçoa a sua dicção e acelera seu pensamento;
  • Orar e ler a bíblia é fundamental. Mas não se esgote! Tirar uma soneca poucas horas antes de ministrar é bom para limpar a mente e relaxar os nervos;
  • Fazer alguns gestos reforça as palavras. Mas cuidado com exageros, pois sua mão e seu corpo podem chamar mais atenção do que a própria mensagem;
  • Ao iniciar a mensagem. Se os irmãos estiverem distraídos, fale diretamente com eles, cite o nome de alguém, isso trará a atenção deles de volta a você;
  • Ao iniciar a mensagem. Se os irmãos estiverem conversando, chame a atenção deles, fale da importância que tem em respeitar a palavra de Deus! Como pregador você tem todo direito de “puxar a orelha” deles e isso não é doutrina mas educação;

  • Decore a ordem do seu esboço! Aquele papelzinho em cima da bíblia traz muitas desvantagens; o ventilador pode soprá-lo, você fica sem locomoção pois não pode se afastar dele, as pessoas ficam contando quantas vezes você olha para baixo e etc;
  • Evite usar frases de pregadores famosos. Parece absurdo mas ao usar apenas uma frase de um pregador famoso já é o suficiente para o povo dizer que você copiou a mensagem dele. Por isso não use e seja original.
  • Não canse a igreja. quando se esta pregando, podemos perceber se os irmãos estão dizendo continue ou pare! Quando demonstram que estão gostando você pode estender alguns minutos mas se estiverem com cara de vômito não adianta continuar.. Mesmo que a palavra seja muito boa, eles não estão engolindo!
  • Pregue contra o pecado. Mas não contra o pecado que alguém acabou de cometer, nunca cite alguém como exemplo e não seja hipócrita! Alguns pastores tem a cara de pau de pregar contra a fornicação quando toda a igreja já sabe que o fulano e a ciclana caíram em fornicação. A palavra nunca vai revelar o que todo mundo já sabe.
  • Evite falar de você. Não tem coisa pior do que o “pregador de si mesmo”. A igreja esta esperando uma palavra da parte de Deus, pois você foi anunciado como ‘Pregador’ e essa palavra diz alguma coisa, anuncie a palavra e se for oportuno conte seu testemunho para enriquecer a mensagem.
  • Na leitura da bíblia todos na igreja devem estar em pé. Se por em pé é uma reverência á palavra de Deus e não ao pregador. Sempre peça aos irmãos para se levantarem quando na leitura da palavra.
  • Tenha base bíblica para tudo. Mesmo que o pecado ou a falta de ética sejam o alvo de suas críticas você não poderá criticá-los sem base bíblica. Falar por falar é não respeitar a palavra de Deus e mostra que você não recebeu revelação nenhuma e a mensagem esta girando em torno dos seus princípios e não em torno da vontade do Todo Poderoso.
  • Nunca pregue com base em um livro. A bíblia deve ser sempre sua referência. Ao fugir dela sua mensagem perde autoridade.
  • Cite alguns versículos e dê a referência. Mas não exagere, citar versículos enriquece muito a mensagem e demonstra que você se dedica ao chamado mas não encha a mensagem de versículos pois hoje em dia já existe a bíblia em mp3.
  • GRIITAAR não faz parte do sermão. Converse com a igreja e aumente o tom de voz apenas quando desejar colocar algumas frases em negrito e não para alcançar as almas do outro lado da rua.

Estão ai.
Se você deseja acrescentar algo, comente! O importante é que você suba na tribuna e dê o seu melhor. Veja mais dicas nesse artigo:

Compartilhe essa mensagem no Facebook e ajude a edificar a vida dos seus amigos pregadores também!

Gostou dessas dicas? Faça o download em PDF Clicando Aqui.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

30 Comentários

  1. Anonymous

    para ser um pregador é preciso receber o dom da palavra.ensina o sabio e ele se tornara mais sabio diz a palavra.

    View Comment
  2. sim varão é vdd
    Essas são algumas dicas para aqueles que já tem o chamado para ministrar.
    Agora uma pergunta, só para refletirmos um pouco.
    Me diz aonde a bíblia fala sobre o DOM DA PALAVRA ?

    Forte abraço, Deus abencoe!

    View Comment
    • Irmao Nelson

      A Paz Do Senhor Jesus Para Todos. Não me leve a mal não, viu Pregador Manassés. Responder a um comentário com perguntas do tipo: “Onde tá isso ou aquilo na bíblia.” Demonstra querer esbanjar que sabe mais, que tem mais conhecimento e mais ainda demonstra competitividade. Pra mim o anônimo apenas acrescentou diante das suas dicas o que é realmente verdadeiro na Palavra do Senhor. E quanto ao saber ou não saber, quando voce diz: “- Me diz aonde…” O certo é “onde” e não “aonde”. Então meu irmão: Respeito é bom e Jesus gosta. Quanto ao DOM DA PALAVRA… >>> VOZ DO ESPPÍRITO >>> Assim diz o Senhor na Sua Palavra: 1Coríntios 12: 17 e 18.

      View Comment
  3. Anonymous

    é verdade tem que ser tudo com ordem e decência!!! deus abençoe

    View Comment
    • Adverci

      Como diz a palavra de Deus: “Tudo posso naquele que me fortalece”
      Então: O Senhor é que me guia e me dá a direção

      View Comment
  4. Anonymous

    obrigado deus te abençoe,pois são dicas valiosas para quem está começando.

    View Comment
  5. Anonymous

    gostaria de logo,logo ser uma grande pregadora da palavre de Deus

    View Comment
  6. Anonymous

    tenho muita vontade de pregar até faço isso as vezes no pulpito as vezes mas com muita dificuldade
    Beto

    View Comment
  7. Anonymous

    A paz do senhor meu amado estou a quatro ano servindo ao senhor nunca pregei mas hoje tenho vontade de pregar a palavra de deus essas dicas vão me ajudar um bucado que deus te abençoe.

    View Comment
  8. Anonymous

    o mais inportante nestas citezes e buscar a revelacao da palavra ,que senpre sera nova sem precisar copiar de ninguem

    View Comment
  9. Anonymous

    paz irmao abencoado!!ESSAS DICAS IRAO ME AJUDAR MTO!!POIS TENHO CHAMADO DE PROFETA E SEI Q NO TMPO DE DEUS IREI PREGAR!!!

    View Comment
  10. Anonymous

    A paz do Sr. Jesus p/ todos, eu aprendi muito com essas dicas quero agradecer desde já ao pregador Manassés, creio como eu muitos estão tirando as dúvidase aprendendo amis. sobre ser um pregador do evengelho com conhecimento e base na palavra de Deus. estou iniciando agora, fui convidadda p/ pregar mais me sinto incapaz diante de tantas pessoas experiete e usada por Deus. tentei fugir mais quando Deus quer fazer e do jeito dele. estava pedindo sabedoria aDeus quando lembrei de pesquisar na net. foi quando o q eu queria saber achei. agora vou buscar mais aprender na palavra. e fazer segundo a vontade dele. grata. q o Sr. Deus possa abençoa-lo grandiosamnete.

    View Comment
  11. Anonymous

    A PAZ QUERIDOS IRMAOS AS DICAS VAO ME AJUDAR POIS PRETENDO PREGAR A PALAVRA DE DEUS MESMO QUE SEJA PARA MEUS VIZINHOS .. O QUE NAO POSSO E CHEGAR AO REINO DE DEUS COM AS MAOS VAZIAS PORQUE SAO SEI PREGAR . QUE DEUS ABENÇOE A TODOS .

    View Comment
  12. João Vitor

    boas dicas !! tenho 24 anos de idade e assumi a juventude da minha igreja cujo o nome batizamos de JUST (Juventude Santa e Transformada). venho procurando melhorar a pregação a ministração do louvor e achei esse site… valeu pelas dicas! Deus te abençoe

    View Comment
    • Olá João. a paz do Senhor!

      és sempre bem vindo. É um nome bem criativo. Que Deus abençoe grandemente sua mocidade e que esse grupo JUST cresça em número e em qualidade.
      Abração!

      View Comment
  13. Rodrigo

    A Paz do Senhor Jesus Varão abençoado, estou começando agora e me preparando para pregar a palavra de Deus, e sua mensagem me ajudou muito. Que possamos estar pregando a palavra de Deus em todo o tempo oportuno, para que o Reino de Deus seja manifesto no nosso meio e que seu evangelho seja pregado a toda criatura nos ensinando a cumprir o Ide de Jesus. Que o Senhor Jesus continue abençoando grandemente o seu ministério. Abraço

    View Comment
    • A paz do Senhor Rodrigo.

      Obrigado pelo comentário e participação!
      Que Deus o capacite cada dia mais para pregar a palavra do Senhor.

      Grande e forte abraço! Deus o abençoe.

      View Comment
  14. A paz do senhor varão valoroso, e saiba que o senhor é contigo. É isto aí, a dica é de grande valia. Gosto sempre de meditar em provérbio 2 pois nos dá o sentido de intensidade na busca. Sabe Manasses, não consigo anunciar o evangelho com sermões e mesmo os fazendo tenho que no final joga-los fora. Tenho lido todas as dicas que vc tem nos fornecido e estou aprendendo muito. Continue neste proposito e deixo o texto de 1co 15:58 p sua pessoa. Até e que a graça de Deus permaneça na sua vida.

    View Comment
  15. thais

    Obrigada, por te me ajudado que Deus continue derramando suas bençaos sem medida sobre sua vida…..

    View Comment
  16. Gissele

    A paz do Senhor Jesus, seus estudos estão me ajudando bastante, sao maravilhas de Deus pra minha vida . Obrigada fica na paz do nosso Senhor Jesus Cristo

    View Comment
  17. Fátima.

    Gosto muito destas sabias orientações que Deus abençoe. Como e ser usado pelos dons, obrigada.

    View Comment
  18. EDSON

    Muita boa a orientação.Que Deus continue te abençoando e honrando seu ministério.

    View Comment
  19. Pingback: Bastidores da pregação: Como se desenvolve a mensagem - Pregador Manassés

  20. Trindade

    cade a gratuidade de copiar as mensagens para complemento de estudos irmão…

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *