3 Coisas Básicas que Deus Quer de Nós
Quer saber qual é a vontade do Senhor para tua vida? Comece pelo básico. Quer pregar a palavra de Deus? Comece anunciando o básico da vontade do Senhor. Quer aconselhar alguém sobre Deus? Comece pelo básico.
O profeta Miquéias é feliz na citação da lei do Senhor. Assim como todos os demais profetas maiores e menores, ele também é um mestre da lei. Porque profeta que não estuda a palavra, nem a conhece, não é profeta, é falso enganador!
Ele esta citando Dt 10:12,13. E anunciando ao povo de forma resumida. Veja o texto:
Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem? (Deuteronômio 10:12,13)
São 3 coisas. Vejamos o equilíbrio entre os textos:
Primeiro!
- Miquéias diz: Que Pratiques a Justiça.
- A lei diz: Tema ao Senhor Andando em todos os seus caminhos.
Segundo!
- Miquéias diz: Que ames a misericórdia.
- A lei diz: e o ames servindo ao Senhor com todo coração e com toda tua alma.
Terceiro!
- Miquéias diz: Andes humildemente com o teu Deus.
- A lei diz: Que guardes os mandamentos do Senhor e os seus estatutos.
Preste atenção e verás que é a mesma coisa. O profeta esta interpretando a lei para os seus dias.
Praticar a justiça, é andar nos caminhos do Senhor, fazer o que é certo, o que é direito. Comprar e pagar, prometer e cumprir, aprender e praticar.
Muitos crentes, compram e não pagam. Muitos prometem coisas para seus filhos, para esposa ou esposo, e prometem até para eles mesmos na virada do ano, e não cumprem!
Muitos crentes aprendem coisas novas, principalmente sobre a palavra de Deus, mas ao sair do culto ou da EBD, esquecem tudo, eles não se importam de praticar o que a palavra ensina.
Trazendo para hoje, isso é praticar a justiça, é ser justo!
- Comprar e pagar; é ser justo com o próximo.
- Prometer e cumprir; é ser justo consigo mesmo.
- Aprender e praticar; é ser justo com Deus.
Pois o Senhor não te ensina a palavra em vão, portanto, tudo que você aprende da palavra, é Deus te ensinando para te moldar, te mudar, te transformar, te fazer uma nova criatura, te converter mais a cada dia.
Amar a misericórdia, é amar ao Senhor que é misericordioso e em resultado amar o próximo. Pois aprendemos e recebemos misericórdia de Deus, para então sermos misericordiosos com todos ao nosso redor. (Lc 6:31. Mt 7:12. Cl 3:13).
Por isso que a lei diz: “e o ames servindo ao Senhor com todo coração e com toda tua alma.” (Dt 10:12).
Fala de amar a Deus com sua alma e espírito. Porém, isto é um resumo, pois este mandamento completo é assim:
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. (Dt 6:5. Mt 22:37. Lc 10:27).
Quer dizer que todo teu corpo, alma e espírito precisam estar envolvidos no amor dedicado a Deus. Pois o amor que dedicamos a Deus não é manifesto por sentimento, nem por palavras, mas sim por ações.
E é por isso que o seu relacionamento com Deus, define seu relacionamento com as pessoas. Pois se você estiver bem com Deus, estará bem com sua família, amigos e igreja.
Andes humildemente com teu Deus, é andar em obediência. O humilde é aquele que reconhece seu lugar diante de Deus.
- Ele é Senhor, você é servo;
- Ele é Criador, você é criatura;
- Ele é Deus eterno imortal infinito, você é homem mortal finito;
- Ele é autossuficiente, mas você é necessitado dependente;
- Mas também Ele é Pai, e você é filho;
Por isso a lei diz: “Que guardes os mandamentos do Senhor e os seus estatutos”. (Dt 10:13). Isso é humildade, obediência diante de Deus.
E por que o profeta Miquéias fala isso ao povo pregador Manassés? Ora, porque o povo estava vivendo em pecado, e para justificar, traziam muitas ofertas ao Senhor.
Por isso o profeta no versículo anterior diz assim:
Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? (Miquéias 6:7)
E o que isso nos ensina? Ora, isto é para nos humilhar ao máximo. Pois se você não pratica o básico do que Deus pede de ti, então seu culto, sua adoração, suas ofertas e sacrifícios, por maiores que sejam, não irão agradar a Deus.
Sejamos crentes, pratiquemos o básico, pois os mandamentos do Senhor não são pesados para aqueles que têm o Espírito Santo e temem a Deus.
Em nome de Jesus Brasil, pratique a justiça, ame a misericórdia e andes humildemente com teu Deus.