A igreja passará pela grande tribulação?
Mas vocês, irmãos, não estão em trevas, para que esse Dia os apanhe de surpresa como ladrão. (1 Tessalonicenses 5:4).
Quando Jesus menciona a grande tribulação, ele diz que ela é a maior de todos os tempos. Como nunca houve, nem jamais haverá. Portanto, não há comparações a fazer.
Por isso, toda vez que alguém diz: “A igreja vai passar pela grande tribulação, porque sempre passou por tribulações no passado.” Logo temos uma comparação.
Aquele que assim o diz, esta comparando as tribulações do passado com a grande tribulação. De maneira que, se a igreja passou por tribulações, obviamente passará pela grande tribulação. E isso ignora totalmente as palavras do Senhor Jesus.
Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora e nunca jamais haverá. (Mateus 24:21).
Pois se, nunca houve, e também, nunca jamais haverá; logo não podemos comparar com as tribulações do passado. Ele usa expressões que chegam a cansar a leitura dizendo: “Nunca” e “jamais.” e “Antes” e “desde o princípio do mundo.” E de novo “nunca jamais haverá.”
A simples cronologia do apóstolo Paulo, que escreveu as cartas á igreja de Tessalônica, nos mostra que, primeiro ele fala do arrebatamento na primeira carta especificamente. E na segunda, fala da segunda vinda de Cristo com mais detalhes. Isto por si só, cronologicamente é a ordem dos fatos. Primeiro o arrebatamento, depois a segunda vinda.
E não somente isto, mas vemos essa cronologia nos capítulos 4 e 5 da primeira carta aos Tessalonicenses. Pois no capítulo 4, ele fala do arrebatamento e o descreve em detalhes. Agora, no capítulo 5, ele fala da segunda vinda de Jesus resumidamente, apenas alertando, leia:
Verso 1. Irmãos, no que se refere aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu lhes escreva.
Verso 2. Porque vocês sabem perfeitamente que o Dia do Senhor vem como ladrão à noite.
Opa! Já era do conhecimento da igreja a segunda vinda de Cristo. Paulo já os havia ensinado sobre isso, logo aqui ele os faz lembrar dos cultos de ensino.
Verso 3. Quando andarem dizendo: “Paz e segurança”, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à mulher que está para dar à luz; e de modo nenhum escaparão.
Não é a igreja quem vai dizer: Paz e segurança! É o mundo. E Paulo diz que não irão escapar do dia do Senhor, isto é, a grande tribulação. Paulo ainda menciona “as dores de parto”, que é uma referência ao princípio das dores do sermão de Jesus Cristo (Mt 24).
Verso 4. Mas vocês, irmãos, não estão em trevas, para que esse Dia os apanhe de surpresa como ladrão.
Fica claro que: Esse dia é para quem esta em trevas. O dia do Senhor não é para a igreja, pois a igreja esta na luz. Logo, a grande tribulação não é para a igreja, mas sim aos ímpios. Os que andam em trevas.
Verso 5. Porque vocês todos são filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
Verso 6. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
Paulo deveria exortar a igreja a se preparar para a grande tribulação, caso esta fosse passar por ela. Mas não irá. A igreja não passará. Basta apenas que esteja na luz.
Verso 7. Ora, os que dormem é de noite que dormem, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.
Verso 8. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação.
A esperança da salvação. Qual? Salvação eterna? Salvação da grande tribulação? O contexto dirá, leia o próximo:
Verso 9. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
O que é a “ira”? Ora, a ira de Deus é justamente a grande tribulação. É nela que Deus irá abrir selos tocar trombetas e derramar as taças da sua ira. Porém, isso não esta destinado a nós.
Verso 10. que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.
“Vigiar” é para não ficar aqui durante a grande tribulação, visto que, ele já descreveu o arrebatamento no capítulo anterior (1Ts 4:13-17). Agora, dormir, é uma forma suave de dizer: ‘morrer’. Então, vigiando para subir no arrebatamento, ou morrendo agora, de qualquer forma estaremos em união com o Senhor.
- Portanto, consolem uns aos outros e edifiquem-se mutuamente, como vocês têm feito até agora. (1Tessalonicenses 5:1-11).
Consolar? Sim, porque subiremos no arrebatamento. E por mais terrível que seja o dia do Senhor, ou a grande tribulação, nós não estaremos aqui.
Afinal, se a igreja vai passar pela grande tribulação, como pois ela será consolada com essa notícia? Como esta escrito:
Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. (1 Tessalonicenses 4:18).
Ele fala do arrebatamento no capítulo 4 e diz que isso é motivo de consolo. Depois ele diz que não estamos destinados para a ira, e diz novamente que isto é consolo. Afinal, como disse Jesus: “Grande tribulação como nunca antes houve, nem jamais haverá”. Não menospreze a grande tribulação achando que é fácil e tranquilo passar por ela. É um tempo tão terrível, que o apóstolo que mais aguenta apanhar, disse: “Consolai-vos, sabendo que não somos destinados a ira.” Afinal, seremos arrebatados antes. Aleluia.