“E, agora, eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos há agora, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, agora, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos. E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar.”
(Josué 14:10,11)
Cabele foi um grande exemplo de coragem, força e lealdade. A fidelidade que ele tinha ao Senhor o tornou um homem vitorioso. Ele era filho de Jefoné e pertencia a tribo de Judá (Js14:13), o seu nome significa “Coração” ou “Homem de Faro” ele foi um dos doze espias enviados por Moisés a Canaã, para examinar a terra (Nm 14:38).
Qual a Reivindicação de Calebe
Mesmo aos oitenta e cinco anos, Calebe se sentia forte o suficiente para lutar contra os gigantes que viviam em Hebrom, e vencer, porque acreditava que o Senhor estava com ele e que lhe daria vitória. Calebe foi a Josué pedir permissão para apossar-se da sua herança. Havia algumas qualidades em Calebe que não podemos deixar de observar:
Ele guardava as palavras de Deus
Calebe guardou as palavras do Senhor durante quarenta e cinco anos, e não esqueceu do que Deus tinha dito a respeito dele, um belo exemplo de como é importante guardar a palavra de Deus se encontra em Sl 119:11, que diz: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti “.
Um homem de Discernimento Espiritual
Calebe tinha a incrível capacidade de compreender com muita facilidade e conseguia distinguir valores com bastante clareza. Se você não consegue enxergar com clareza o valor que tem o seu irmão, como pode esperar que Deus enxergue os seus valores? Paulo nos ensinou: “Pois com o critério com que vocês julgarem, também serão julgados; e com a medida que vocês usarem para medir a outros, igualmente será utilizada para medir a vós.” (Mt 7:2).
Calebe reconheceu a autoridade
Mesmo quando Moisés já estava morto a mais de quatro anos, Calebe ainda reconheceu a autoridade deste líder: “Os filhos de Judá vieram ter com Josué, em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: “Você sabe o que o Senhor disse de mim e de você a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barne.” (Js14:6)
O discernimentos nos livra da rebelião
Quem tem discernimentos segue principios e se afasta de rebelião. Ele respeita, obedece, e fica na dependência da autoridade Espiritual. Que todos nós possamos aprender com este humilde servo de Deus a amar e respeitar os nossos líderes, porque eles foram instituídos por Deus.
“Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não existe nehuma autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Ele.
Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação” (Rm 13:1,2).
1- Quem tem Discernimento Espera em Deus
A biblia está cheia de textos e exemplos que comprovam isso, esperar em Deus ainda é a melhor maneira de nos sobresairmos dos problemas espirituais e materiais. “Não diga: Eu o farei pagar pelo mal que me fez! Espere no Senhor, e ele dará a vitoria a você.” (Pv 20:22).
2 – A resposta otimista de Calebe
Depois que voltou da terra de Canaã, Calebe trouxe uma resposta positiva para o povo, apesar de não compartilhar da mesma opinião das outras pessoas, Calebe aprendeu a respeitar as individualidades e divergências nas opiniões. Se não somos todos iguais, é bom respeitar as diferenças das pessoas que nos cercam; podemos nos amar mesmo sendo diferentes.
Um Homem de Coragem
Além da coragem, ele não agia por impulsos. Sendo forte e cheio de vigor, Calebe sabia esperar no Senhor. “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus” (Ec 3:1).
Calebe era um homem que não se sentia intimidado diante das adversidades. Ele fez um pedido a Josué, demonstrando muito claramente que não tinha medo; mesmo sabendo que iria enfrentar vários gigantes, ele não se intimidou. Preste atenção ao pedido de Calebe: ” Dá-me, pois, este monte que o Senhor me prometeu naquele tempo; porque naquele dia ouviste que se encontram anaquins neste lugar, e também grandes fortalezas. Se o Senhor estiver comigo, conseguirei despojá-los, como ele disse.” (Js 14:12).
Um Homem Renovado
Mesmo com a idade muito avançada, com oitenta e cinco anos, ele se sentia forte e tinha suas forças renovadas, porque confiava em Deus “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças” (Sm 28:7).
As Promessas
As promessas de Deus foram cumpridas na vida de Calebe; Deus faz tudo o que prometeu e muito mais “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” (Ef 3:20).
As promessas se cumpriram porque Calebe pôs em prática algumas virtudes, como confiar no Senhor, ter fé e paciência para esperar que as promessas se cumprissem. Como é bom saber esperar no Senhor e ter a certeza de que ele é fiel para cumprir as suas promessas.
Tempos de Benção
Até a terra reposou no cumprimento das promessas, diante disso, vemos o quanto é maravilhoso depósitar toda a nossa confiança no Senhor. Tudo em nossa vida passa a ter uma direção bem diferente das nossas escolhas. Deus sabe o que é melhor para você, deixe o Senhor dirigir a sua vida e se prepare para exaltar a Ele com seu cântico de ação e Graças.
Temos plena ciência de que todas as coisas serão feitas no tempo de Deus, então, que possamos tomar o exemplo deste homem em fé, confiança, paciência e coragem, para receber das mãos divinas tudo o que o Senhor preparou para nós.
Confira mais artigos como esse aqui: Estudos Bíblicos.