Como Satanás Coloca Alguém Contra o Líder
Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar. (Isaías 36:14).
Quantas vezes você já ficou contra o seu pastor? Quantas vezes você estava na liderança e um membro ficou contra você? Isso é estratégia do inimigo, uma das mais antigas na arte da guerra, chamada: Dividir para conquistar.
Nesse texto que lemos (Isaías 36), o rei da Assíria, Senaqueribe subiu contra Jerusalém e a cercou (Is 36:1).
Não é preciso dizer que Senaqueribe junto ao seu oficial chamado Rabsaqué, são tipos dos nossos inimigos espirituais, demônios.
E também esta claro que Jerusalém é nossa família, nossa igreja, nosso grupo ao qual Deus levantou para uma grande obra, e o líder no momento é o rei Ezequias. Veja como o inimigo trabalha:
Ele não falou diretamente a Ezequias, nem aos oficiais que Ezequias enviou, que eram Eliaquim, Sebna e Joá. (Is 36:3).
Mas Rabsaqué falou diretamente ao povo, a multidão, os liderados e ainda falou na língua que o povo entendia (Is 36:11).
Ele diz: “Não vos engane Ezequias”. Ou seja, difama o trabalho do líder, tentando tirar a credibilidade dele, afirmando que ele os esta enganando, que sua liderança é fraudulenta, que ele não tem caráter e nem moral.
Ele diz: “Não vos poderá livrar.” Coloca o líder como fraco, incapaz, como alguém que não deveria estar ali porque não é digno do cargo.
Quantas vezes o inimigo já colocou isso na sua cabeça? Dizendo que seu pastor, seu líder, sua regente, não é capaz, é frágil, esta fazendo tudo errado, esta enganando o grupo… E quantas vezes você vai cair na lábia do inimigo?
Não fique contra seu líder, ajude-o, ele é uma pessoa igual a você, que tem defeitos e qualidades e se você se
aproximar, ser amigo, poderá entender os problemas e contribuir muito mais na solução.
Não seja como Coré, Datã e Abirão que se rebelaram contra Moisés, mas seja como Josué diante de Moisés, seja como Eliseu diante de Elias, seja como Jesus diante de Deus. O reino de Deus é feito de líderes e liderados que serão novos líderes.
E ainda disse mais o inimigo, (Is 36:15) Ele tenta colocar incredulidade no coração para não confiarem em Deus. (2Co 4:4).
Depois o inimigo ainda convida o povo a vir para o lado dele (Is 36:16), a fim de que o líder Ezequias fique sozinho com seus oficiais.
E não somente isto, satanás faz promessas parecidas com as promessas de Deus (Is 36:17), tentando fazer parecer que o mundo é igual a igreja.
E a pior parte, é que o inimigo tenta rebaixar nosso Deus, ao nível dos deuses pagãos que não tem poder, que não falam, não ouvem, não andam (Is 36:18).
Porém, hoje o Senhor esta abrindo seus olhos, para não deixar que o inimigo separe você da sua igreja, do seu grupo, nem da sua família, pois o plano dele foi revelado agora e você já sabe que não passam de mentiras.
A bíblia diz: Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
(Provérbios 6:16-19)
Como também diz: Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. (Sl 133:1).
Meus irmãos, Sejamos unidos cada vez mais, nesses últimos dias o inimigo vem com espírito de rebeldia, para separar a igreja e assim frustrar o trabalho na obra de Deus.
Mas juntos, venceremos com Cristo. Pois Assim diz o Senhor:
Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. (2 Crônicas 32:7)