Epístola de Judas – Estudo Bíblico
Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, são amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo. (Judas 1:1).
Esta é uma das menores cartas do novo testamento. Mas que possui pelo menos 3 particularidades interessantes, trazendo informações que não são encontradas em nenhum outro lugar da bíblia sagrada. São elas:
- Demônios em prisão (v. 6)
- A disputa pelo corpo de Moisés (v. 9)
- A profecia de Enoque (v. 14)
Esse Judas é o irmão de Jesus (Mt 13:55. Mc 6:3), que não se identifica como irmão de Jesus por humildade e reverência ao Senhor. Mas se identifica como irmão de Tiago, também irmão de Cristo. (Gl 1:19).
A sua carta é destinada a todos os chamados e amados por Deus. Isto é, a todo cristão. Logo, trata-se de uma carta geral, ou universal, que deve percorrer em todas as igrejas.
A data da carta é incerta. Alguns estudiosos deixam entre 40 a 80 d.C. Outros dizem que foi escrita entre 60 e 70 d.C. O fato de Judas ter escrito uma epístola a todos os chamados, indica que ele alcançou posição elevada na igreja em Jerusalém ao lado de Tiago, um dos principais (Gl 2:9).
A princípio, Judas queria falar da salvação (v. 2), mas julgou mais urgente convidar a todo cristão que batalhe pela fé! Por causa dos falsos mestres que se introduziram nas igrejas.
A carta de Judas possui um tema único. Ele fala exclusivamente dos falsos mestres e traz exemplos do antigo testamento e da história, para comparar com os falsos mestres ajudando a identifica-los facilmente.
Ele compara os falsos mestres com:
- Aqueles que saíram do Egito mas não creram e foram destruídos. (v. 5)
- Os anjos que foram desobedientes e caíram (v. 6)
- Sodoma e Gomorra que foram destruídas pelo fogo (v. 7)
E ensina que a repreensão dos falsos mestres virá de Deus, assim como nem mesmo o Arcanjo Miguel ousou proferir juízo contra satanás, mas disse: O Senhor te repreenda! (v. 9).
Judas também faz a denúncia do comportamento dos falsos mestres. Eles:
- Difamam tudo que não entendem (v. 10)
- São movidos pela ganância (v. 11)
- São pastores de si mesmos (v. 12)
- Nuvens sem água, árvores sem fruto (v. 12)
E lembra, que desde o início do mundo, Enoque, o sétimo depois de Adão, isto é, a sétima geração depois de Adão, já profetizava quanto a destruição dos falsos mestres, que será completa na vinda do Senhor Jesus. (v. 14,15)
Sua epístola possui apenas 25 versículos, e do 17 em diante, ele se dirige aos irmãos, á igreja, fazendo total distinção, mostrando que falsos mestres não pertencem a igreja do Senhor.
Sua exortação aos santos é: lembrai-vos das palavras dos apóstolos… Que atualizando para nós hoje é: Sempre voltem ás escrituras! A nossa proteção contra heresias é ter o costume de conferir tudo na bíblia sagrada.