Evite 3 Pessoas

Evite 3 Pessoas

(Sl 1:1) BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Bem aventurado é o homem que vive á evitar 3 pessoas. O ímpio, o pecador e o escarnecedor. Evitar esses 3, é o princípio da bem aventurança.

Bem aventurado significa feliz em seu caminho, bem sucedido em seus projetos, alegre no seu viver.

E se evitar essas 3 pessoas é o princípio para ser bem aventurado, significa que essas 3 pessoas trazem tristeza, desgraça e prejuízo para sua vida. Por quê?

Ora, porque elas te impedem de ser feliz, impedem de ser bem sucedido nos seus projetos, e destroem os momentos que lhe proporcionam alegria.

A primeira pessoa á ser evitada é o ímpio. Ímpio é aquela pessoa que não tem fé.

Em outras palavras, o ímpio é uma pessoa pessimista e incrédula, que tem dificuldade de enxergar o que é bom, e de acreditar no que é bom.

Uma pessoa sem fé, sempre irá olhar o lado negativo das coisas, e ficar prevendo desgraças, mesmo quando a palavra já decretou vitória.

E muitas vezes, os próprios irmãos se comportam como ímpios, como no caso de José, seus irmãos não acreditaram nos seus sonhos. E isto também aconteceu no caso dos 12 espias enviados á terra prometida. Eram 12 homens, um de cada tribo, porém, na hora de entregar o relatório, 10 dentre eles agiram como ímpios, não acreditaram na promessa de Deus. E isso trouxe prejuízo para todo o povo, até mesmo para os que tiveram fé, Josué e Calebe.

A segunda pessoa a quem devemos evitar é o pecador. O original hebraico chama de pecadores as pessoas imorais.

Aqueles que vivem na prática de pecados, seja mentira ou promiscuidade, eles não se importam de viver fazendo coisas que Deus abomina. (Pv 6:16-19).

São pessoas que se apressam para fazer o mal, semeando contenta entre irmãos. E nisso, se encaixam bem os fofoqueiros que gostam de julgar e analisar a vida dos outros, e seus julgamentos são desonestos e sem misericórdia, e eles fazem questão de falar pelos cotovelos espalhando veneno, fazendo tudo que o Senhor abomina.

Precisamos evitar os fofoqueiros, porque todo fofoqueiro é um juiz desonesto e com isso, exageram ao falar da vida alheia e tiram conclusões precipitadas e ás espalham por aí, como se fossem verdades absolutas. Infeliz e insensato aquele que acredita em tudo que falam por aí. Evite essas pessoas, evite ser uma delas.

A terceira pessoa á quem devemos evitar, é o escarnecedor. O salmista se refere aos zombadores, aqueles que gostam de zombar e fazer piadas de mal gosto, causando vergonha e humilhação para os outros.

Aqueles que se reúnem em rodinhas para rir da desgraça dos outros. Curtindo e gostando de ver pessoas se dando mal, para que eles tenham algo para noticiar, conteúdo para suas piadas.

O que é escarnecer? Ora, escarnecer é tornar carnal aquilo que é espiritual. é rebaixar algo ou alguém de sua posição de nobreza para uma posição de miséria. É rebaixar alguém de sua posição de honra, tratando-o com desonra e achar isso engraçado.

Foi isso que fizeram com Jesus. Quando lhe colocaram um manto vermelho, uma coroa de espinhos, um caniço nas mãos e diziam: Salve, rei dos judeus! (Mt 27:27-31).

Eles escarneceram de Jesus, tornando carnal aquilo que é espiritual, tornando profano aquele que é santo, tratando como piada e motivo de riso uma pessoa tão séria e importante, o Senhor Jesus Cristo.

Hoje, ser escarnecedor dá dinheiro, tanto nas redes sociais quanto nos palcos de comédia Standy-up. Onde as pessoas ganham a vida escarnecendo de tudo e todos, inclusive as coisas de Deus. Evite pessoas assim, evite ser assim.

O mundo esta cheio de ímpios, pecadores e escarnecedores. E muitas vezes, não podemos evitá-los. Mas se não puder evitar o ímpio, no mínimo rejeite os conselhos dele, como esta escrito: Não anda segundo conselho de ímpios.

E se não puder evitar um pecador, no mínimo, não fique no mesmo caminho de pecado que ele, como esta escrito: Nem se detém no caminho dos pecadores.

E se não puder evitar um escarnecedor, no mínimo, não se assente para rir e concordar com o escárnio, como esta escrito: Nem assenta na roda dos escarnecedores.

Isso é o mínimo para ser bem aventurado. Mas não é tudo. Pois antes tenha o seu prazer na lei do Senhor. E ao invés de conselhos de ímpios, siga os conselhos da palavra de Deus, e ao invés do caminho dos pecadores, ande no caminho dos justos, o caminho de Deus, que é Jesus o único e verdadeiro caminho.

E assim não haverá lugar para você na roda dos escarnecedores, mas haverá um lugar para ti, no céu, na mesa do Senhor, nas bodas do cordeiro, porque você decidiu antes de tudo, meditar na lei do Senhor de dia e de noite.

Uma resposta para “Evite 3 Pessoas”

  1. Avatar de Maikelly Souza Silva
    Maikelly Souza Silva

    Benção Deus esclareceu tudo e não entendimento nunca tinha lido biblia, e nunca gostei de ler estudar sempre tive preguiça estudar sempre de ler, e infelizmente por não conhecer verdade tomei decisão errada vida toda , só fiz escolha erradas todas áreas mais pela misericórdia jesus está abrindo meu olhos Deus abençoe grandemente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies