A Lâmpada que Você Não Pode Deixar Apagar

A Lâmpada que Você Não Pode Deixar Apagar

(Sl 119:105) Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Já parou para pensar no por que o salmista esta comparando a bíblia sagrada com uma lâmpada?

Ora, o salmo 119 é o salmo da palavra. Todos os versos desse salmo apontam para a palavra de Deus. O salmista usa várias expressões para falar da palavra, por exemplo, lei, preceitos, mandamentos, caminhos, decretos, promessas, palavra!

Quando o salmista faz essa comparação, certamente não esta se referindo ás lâmpadas dos nossos dias, que são modernas. Mas sim, ele se refere ás lâmpadas do seu tempo, que não funcionam com eletricidade e são também chamadas de lamparinas.

A forma como as lâmpadas dos tempos bíblicos funcionavam, é perfeita para comparar com a palavra de Deus. Elas eram feitas na maioria de barro. Possuíam uma abertura por cima e uma pequena chaminé na lateral. Parecido com um bule de café, porém, bem pequeno. Dentro dela é colocado azeite como combustível, e na chaminé vai um pavio que absorve azeite na ponta de baixo e queima na ponta de cima após ser aceso.

Elas tinham uma alça ou uma espécie de prato para que fosse possível levar para qualquer lugar. Pois naquele tempo, não existia iluminação pública nas ruas, então a única forma de sair á noite é tendo nas mãos uma lamparina. E não somente isso, dependendo da distância á ser percorrida, era preciso levar também uma vasilha para abastecer a lâmpada. (Mt 25:4).

A parábola das 10 virgens que Jesus contou nos ensina muito sobre a utilização e importância da lâmpada, da vasilha e do azeite. Embora o salmista fale apenas de lâmpada, é óbvio que o azeite e a vasilha estão inclusos. O azeite esta incluso porque sem ele é impossível ascender a lâmpada.✅ E a vasilha esta inclusa porque o salmista fala de caminho, e isso indica uma viajem, onde se faz necessário levar uma vasilha para abastecer a lâmpada e mantê-la acesa por todo o percurso.

Logo, lâmpada para os meus pés, é o motivo pelo qual o salmista precisa de uma lâmpada. Ora, é porque ele precisa avançar, mesmo quando esta em trevas, mesmo quando a noite cai, o salmista não para, não estaciona, ele continua avançando!

E assim é o cristão. Mesmo na luta, mesmo na prova, mesmo na dificuldade, nós continuamos á avançar, continuamos á crescer e prosperar. E isso só é possível porque temos a lâmpada, a palavra de Deus. Pois como esta escrito: 📖 Não deixará vacilar o teu pé aquele que te guarda, não tosquenejará e nem dormirá o guarda de Israel. (Sl 121:3,4).

Luz para o meu caminho indica a força dessa lâmpada. Ela consegue iluminar bem longe. Significa que, não somente os pés, mas todo o caminho á frente. A palavra de Deus nos dá visão de futuro, de maneira que o Cristão consegue ver o seu próprio futuro antes mesmo de acontecer. Antes de chegar lá, o cristão já consegue ver, pela fé, o caminho ao qual vai percorrer.

E como isso é possível? Ora, nós enxergamos o nosso futuro pelas promessas de Deus que são garantidas na sua palavra, como esta escrito: 📖 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Nm 23:19).

Porém, essa lâmpada maravilhosa que é a bíblia sagrada, só pode permanecer acesa se tivermos azeite. Por isso, o cristão precisa do Espírito Santo para inspirar, iluminar e revelar a bendita palavra do Eterno. Assim esta escrito: 📖 Não apagueis o Espírito. (1Ts 5:19).

Seja cheio do Espírito Santo e deixo-o te guiar através da bíblia sagrada, e você irá avançar, crescer e progredir sempre, mesmo quando todos dormem, você avança e não tropeça. Deus é Fiel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies