Judas 6 Anjos que Coabitaram com Mulheres
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1:6).
Judas verso 6 é uma passagem polêmica. Esse texto é muito utilizado para debater a questão de Gênesis 6 quando diz que os filhos de Deus coabitaram com as filhas dos homens.
É muito importante considerar o contexto, isto é, o livro inteiro. E ver que Judas esta falando de falsos mestres e usa os anjos caídos como exemplo, comparando aos falsos mestres.
O raciocínio de Judas é simples. Os falsos mestres, antes de serem falsos, eram crentes verdadeiros, assim como os anjos eram antes de caírem.
E da mesma forma como os anjos estão desprovidos do seu habitar natural, o céu, assim também os falsos mestres devem ser impedidos de ficar e atuar na igreja.
Assim como os anjos caídos estão separados para o juízo, assim também os falsos mestres devem ser separados da igreja, reservados para o dia do juízo.
Judas esta denunciando o “esquema” dos falsos mestres que é: se infiltrar, comer junto com os irmãos, tornando-se ‘confiáveis’ para então ensinar falsas doutrinas. (v. 12).
Mas como ter certeza de que Judas não esta se referindo aos anjos que coabitaram com mulheres?
Primeiro, porque anjo nenhum coabitou com mulheres. Já vamos explicar isso.
Segundo, o contexto do livro é sobre falsos mestres que se tornaram inimigos da igreja, pessoas que rejeitam governos. É o que ele diz no verso 8.
Assim, ele usou o exemplo dos anjos que rejeitaram o governo de Deus tal qual fazem os falsos mestres.
O exemplo de Sodoma e Gomorra é citado, não por causa dos anjos. Não faria sentido, afinal o assunto não são anjos, mas sim falsos mestres introduzidos na igreja. (v. 4).
A pregação desses falsos mestres era libertinagem, dizendo que o cristão é livre até mesmo para viver no pecado. Ele diz no verso 4: “…transformam em libertinagem a graça de Deus…” E no verso 16 diz: “…andando segundo suas próprias paixões…”.
A ideia é que esses falsos mestres estão vivendo conforme os costumes da época. Pois em cada cidade haviam deuses pagãos, e para todos os deuses pagãos, os cultos eram feitos com orgias sexuais de todo tipo.
Os falsos mestres pregavam que os cristãos eram livres para continuar com as práticas sexuais ilícitas de sua época. E com isso, eles defendem a sua própria imoralidade. Ou seja, defendem seus pecados.
Por isso a citação de Sodoma e Gomorra, onde os homens viviam como se a imoralidade sexual fosse comum e normal, se faz necessário. E por isso o verso 8 conclui os versos 6 e 7. Ele diz:
E, contudo, também estes (fala dos falsos mestres), semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne (igual Sodoma e Gomorra), e rejeitam a dominação, e difamam autoridades (igual os anjos caídos). (Judas 1:8).
Logo, Judas verso 6 se refere aos anjos que seguiram a satanás na sua rebelião, e foram todos expulsos do céu. (Ap 12:4. Lc 10:18. Mt 25:41).
Dentro do contexto do livro todo, Judas verso 6 fica claro. Porém, se nós isolarmos os versos 6 e 7, tirando do contexto, e ainda supondo que o assunto central desses versos é o pecado dos anjos, e que portanto não se trata de exemplos aos falsos mestres…
Então sim, facilmente parece que Judas esta dizendo que os anjos coabitaram com mulheres assim como em Sodoma e Gomorra homens coabitaram com homens ignorando a sua natureza.
E mesmo assim ficam pontas soltas, como por exemplo; Judas diz que os anjos deixaram o seu principado, isto é, o seu lugar, o céu. Na tradução NVI diz assim:
“Aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade…” Isso não tem nada a ver com ir contra a natureza (Rm 1:27). E não somente isto, mas temos um enorme problema se considerarmos a relação de anjos e mulheres. Veja:
Isso implica dizer que os anjos são machos, homens. Ignorando que Jesus disse que eles são assexuados (Mt 22:30). Como a afirmação do criador dos anjos pode ser ignorada?
E assim teríamos que aceitar que Deus criou anjo macho, mas não criou a fêmea correspondente. Como Deus não viu este erro?
Também teríamos que crer que os anjos sentem desejos sexuais. E isso é um absurdo enorme! Pois o anjo Gabriel quando visitou Maria, teria sido tentado a olhar para a beleza dela? Os anjos podem ser tentados com desejos carnais?
Os anjos são santos? Sim! Logo eles não tem a natureza pecaminosa de Adão. Então por que gerar um filho seria pecado?
Ora, não foi Maria, pecadora como todos nós, que gerou um filho Santo porque a semente era santa?
Se os anjos tivessem sementes, elas não seriam santas como eles são? A bíblia é clara ao afirmar que o sexo dentro do casamento não é pecado. (Hb 13:4). Os anjos não sabiam disso?
Anjo é imortal, nós sabemos. Filho de anjo não é? Morre facilmente afogado no dilúvio?
Aqueles que acreditam nessa teoria e a defendem. Afirmam que estes anjos foram punidos imediatamente, estão presos até hoje em cadeias eternas. E logo, imaginamos que este é o motivo de nenhum outro anjo tentar novamente coabitar com mulheres.
Mas não faz sentido Deus condenar IMEDIATAMENTE os anjos que cometeram este pecado, e deixar satanás livre (Jó 1:7) todos esses anos, cometendo crimes enquanto os outros anjos esperam nas “prisões eternas”.
Sendo que as prisões eternas se referem a essa dimensão, fora do céu. (Ap 12:12). Assim como a humanidade também aguarda. (Rm 8:20-22).
Como Deus prende uns imediatamente e ao mesmo tempo não condena a Satanás que levou a humanidade inteira a pecar? Isso implica dizer que Deus é injusto na sua sentença.
Dizem que o resultado de anjo e mulher é um gigante. Então as pessoas que crescem muito hoje, são na verdade filhos de anjos caídos? ((pesquise sobre homens mais altos do mundo)).
Quer dizer que o pai do americano Robert Wadlow que tinha 2,72 de altura, era um anjo caído em pleno século 20?
O que muitos não sabem, ou não querem entender é que na mitologia grega, era comum deuses se relacionarem com seres humanos. E que essa história de anjos com mulheres é resultado do sincretismo.
Sincretismo é a mistura de crenças. Nas cartas de Paulo, vemos ele denunciando os falsos mestres, os judaizantes que misturam a bíblia com várias crenças e ensinam ao povo. (Tt 1:10,11,14. 1Tm 4:7. 2Tm 4:4). O que Pedro também menciona. (2Pe 1:16).
Paulo alerta contra as fábulas e filosofias de homens (1Tm 1:4. Cl 2:8). Isto é, a cultura da época, onde a mitologia grega era fortíssima. Em todo lugar vemos esse problema, até na ilha de Creta:
Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. (Tito 3:9)
Os judeus que não acreditam em Jesus acreditam nessa mistura de anjos com mulheres. Mas o próprio Jesus disse para eles: “Errais, não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22:29. Jo 5:39).
Flávio Josefo, um historiador do primeiro século, que não foi cristão, mas escreveu a história dos hebreus é uma das fontes mais confiáveis sobre o povo israelita, comentou Gênesis 6 da seguinte forma:
“Sete gerações continuaram a viver no exercício da virtude e no culto do verdadeiro Deus, ao qual reconheciam por único Senhor do universo. Mas as que vieram em seguida não imitaram os costumes dos pais. Não prestaram mais a Deus a honra que lhe era devida nem exerciam mais a justiça para com os homens, mas se entregavam com mais ardor ainda a toda sorte de crimes, enquanto os seus antepassados se haviam dedicado a prática de toda espécie de virtudes. Assim atraíram sobre si a cólera de Deus, e os “grandes da terra, que se haviam casado com as filhas dos descendentes de Caim produziram uma raça indolente que, pela confiança que depositavam na própria força se vangloriava de calcar aos pés a justiça e imitava os gigantes de que falavam os gregos.”
Sendo assim queridos. Judas e até mesmo Pedro, se referiam a queda dos anjos, seguindo satanás. E também o apóstolo Paulo ao falar de homossexualismo em Romanos 1, deveria ter citado este evento dos anjos, pois seria algo marcante na história, mas não citou.
As palavras de Jesus derrubam por terra essa questão (Mt 22:30). Ele disse que lá no céu, seremos como os anjos de Deus! Não casaremos, nem nos daremos em casamento!
Dizer que os anjos coabitaram com mulheres, é a mesma coisa que dizer que nós, ainda poderemos casar e ter filhos no céu.
Sei que há homens respeitados que acreditam que mesmo no céu, ainda trocaremos fraldas.
Mas estou com a maioria que acredita que no céu haverá apenas um único casamento, o de Cristo e sua Esposa.
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4 respostas para “Judas 6 – Anjos que Coabitaram com Mulheres”
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A Paz do Senhor meu irmão o seu comentário sobre Judas 6: é um dos melhores que já li, muito harmonioso, se não pelo fato de que o senhor afirma que os anjos são santos e não podem pecar, vejo aí um fio solto, se os anjos não podem pecar por que são santos na sua natureza como o senhor explicaria a queda de satanás? Acredito que os anjos são santos no seu estilo de vida e não na sua natureza
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A Paz do Senhor Jesus, irmão Manassés. O seu comentário só veio enriquecer ainda mais o meu aprendizado. Deus continue lhe abençoando. Js. 1:9.
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A pergunta é: Quando um Anjo deixa seu domicílio (estado original de anjo, espírito, ser, e seu principado, sua casa, domicílio) e viaja pelos universos de D.us em missão, Ele assume as formas da criação daquele lugar onde ele se encontra, e ele se torna aquilo que se transformou, se for homem ele tem tudo de homem na fisionomia humana e até comem. (ver anjos Abraão etc.) Anjos vieram terra eles tomaram para si,( se tomaram é porque não lhes pertenciam) …as melhores mulheres (como faz animais para transmitir um bom gene’s para uma boa espécie) …Gn 6. segundo para produzir a nova célula cromossomos de uma nova vida, as células de fecundação ou geradoras de vida só espermatozoide e óvulo (Gametas) podem.
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Humildemente eu discordo, com base apenas na palavra “aqueles” no versiculo 7, pois acho que essa palavra colocada ali faz referência ao versículo 6, como prova definitiva de que sim, alguns anjos de alguma forma entraram em conflito com suas posições e propósitos originais para ir conhecer e corromper a carne. Me parece isto ser possível aos anjos, embora obviamente proibitivo ao Senhor pela corrupção da carne e piora na criação do Senhor, novamente como compara o versículo 7. Acho que é possível aos anjos mediante ao ocorrido a Abraão por exemplo. É proibitivo pois representa uma interferência direta, assim como no desafio do Senhor ao opositor, Ele autorizou que a carne de Jó fosse afligida.
Enfim, os versículos 6 e 7:⁶ E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
⁷ Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como AQUELES, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eternoJudas 1:6,7
Botei “aqueles” em maiuscula para enfatizar a explicação.
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