Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós? ” E eu respondi: “Eis-me aqui. Envia-me! ” (Isaías 6:8)
O Dia em que Jesus Disse: Eis me Aqui
Certamente este texto traz o relato do chamado de Isaías, porém, ele não é chamado diretamente, pois o Senhor quer nos revelar em sua palavra algo mais profundo.
Deus não perguntou a Isaías se ele poderia ir, mas disse: A quem enviarei? Como se não tivesse ninguém. E depois disse: E quem há de ir pó nós? Como se tivesse opções.
Sabemos que Deus não precisa chamar Isaías diretamente, pois ele já era profeta, os capítulos 1 a 5 estão aí com suas profecias. Porém, o Senhor aproveita a ocasião para revelar outro chamado, o chamado messiânico.
Quando ele diz: A quem enviarei? É porque não existe ninguém que possa ser enviado. E isto significa que a missão é muito grande, ora, quanto maior a missão, maior deve ser a capacidade daquele a quem se envia.
Logo, Deus esta dizendo que não há ninguém que possa ser enviado para uma missão tão grande. E isto, entre os homens. Por mais que Abraão, Moisés e Elias foram grandes, nem mesmo eles tinham capacidade para essa nova missão.
E por que não? Ora, porque a bíblia diz: Não há um justo, nenhum sequer. (Rm 3:10. Ec 7:20. Mq 7:2). Significa que a missão exige um homem justo. E o salmista ao perceber isso pergunta:
Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? (Salmos 24:3)
E já que não há ninguém justo na terra, o Senhor olha agora para o céu, entre os anjos? Não, mas entre a divindade que consiste de Pai, Filho e Espírito Santo. (2Co 13:14. 1Co 8:6. 1Pe 1:2. 2Co 1:21,22).
Ora, existe apenas um único Deus, que consiste em 3 pessoas, que se revelou a nós como Pai, Filho e Espírito Santo. Como vemos no batismo de Jesus, e principalmente nas palavras de Cristo, quando cita os 3 fazendo diferença de pessoa entre eles, por exemplo;
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo , que o Pai enviará em meu nome , ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse. (João 14:26)
Veja, o Pai envia, a pedido do Filho, o Espírito Santo, que também é pessoa, porque falará por si mesmo, fazendo os discípulos lembrarem as palavras de Cristo. Estes três são o Deus de Israel.
Então… A primeira pergunta é olhando para a Terra: A quem enviarei? Não há nenhum justo. Mas a segunda pergunta é olhando para o céu, a divindade, onde os 3 são justos, Pai, Filho e Espírito Santo, conversam entre eles: E Quem Há de ir Por Nós?
E dentre os 3 o filho se levanta e diz: Eis me aqui, envia-me a mim!
Como nos revela o salmista dizendo:
Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. (Salmos 40:7,8).
Veja também: Hebreus 10:5-7.
Como o próprio Deus revela em Isaías dizendo: Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui. (Is 52:6).
E em seguida, deixando claro que se trata do Cristo diz:
Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is 52:7).
Este que anuncia as boas novas é o mesmo que lá no céu disse: Eis-me aqui! O mesmo que se dispôs a descer na terra para cumprir a missão que somente um justo poderia cumprir, que é dar a sua vida para tornar a tomá-la, este é o Cristo, o Santo de Deus!
Enquanto o Cristo lá no céu disse: Eis me aqui, para morrer por nossos pecados, Isaías na terra disse: Eis me aqui, para anunciar a chegada do todo poderoso salvador.
Quem leu esse artigo também leu:
4 respostas para “O Dia em que Jesus Disse: Eis me Aqui | Isaías 6.8”
-
Gosto muito dos seus estudos e esboços de pregação evangélica, gostaria de estar recebendo sempre que tiver novidades, obrigado.
-
Li o estudo de Isaías 6.8 e achei muito bom. Parabéns!
-
Muito bom seu estudo de fácil compreensão, que Deus continue abençoando você .
-
Chamado do profeta Isaías. Deus se revelando a ele por intermédio de uma visão .
Eis me aqui envia a mim . Isaias se colocando na posição pra ser enviado por Deus e viver seu chamado .
Narrativa bíblica. Sem aplicação alegórica .
Isaías foi enviado por Deus . Viveu seu chamado .
Deixe um comentário