Ícone do site Pregador Manasses

O que Precisa para ser um Pregador?

Qual a Importância de Formar Pregadores?

O que Precisa para ser um Pregador?

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15).

Era um domingo, no fim da tarde, estava chovendo, estava frio. Enquanto as pessoas normais encolhiam-se dentro de suas casas, no sofá com cobertores, tv ligada, bebendo chocolate quente ou tomando um café; Nós, o povo de Deus, estávamos se arrumando para ir ao culto.

Aprendemos que é importante comparecer bem arrumado na presença do Senhor. Mesmo sendo um dia de muito frio, a gente foi ao culto. Mesmo debaixo de uma chuva forte, a gente foi ao culto.

O povo de Deus passa por isso o tempo todo. São vários e vários dias que vivemos isso. Querendo muito ouvir uma boa palavra, desejando ouvir Deus, receber uma orientação, uma mensagem que mude nossa vida. Chegando na igreja, haviam poucas pessoas. Porque em dias de frio e chuva, só os mais fiéis comparecem no culto.

Então, o pastor resolveu adiantar o culto e passar logo para a pregação. Afinal, não tinham grupos para cantar, porque a maioria faltou. E nós pensamos: Que bom, o pregador hoje terá mais tempo, ficará livre pra deixar Deus usálo como quiser… Fala comigo Deus, fala comigo Senhor! Mas então, infelizmente, aconteceu…

O pior, o que não podia acontecer jamais, aquilo que estragou o culto todo! Sabe o que foi? O pregador.

O pregador não sabia pregar, leu um texto nas cartas de Paulo, contou histórias do antigo testamento, deu um testemunho pessoal bem fraquinho, voltou ao novo testamento, entrou pelos evangelhos, mencionou algo do apocalipse que na verdade nem esta escrito na bíblia, citou ditados populares, falou do frio, falou da chuva, profetizou uma semana de sol para os irmãos e entregou o microfone.

E o pastor, coitado, ainda disse: “Boa essa palavra!” Imagino que pra disfarçar neh. Fez aquele apelo sem graça, perguntando se alguém queria aceitar Jesus… Só pra cumprir um protocolo mesmo, porque todos sabíamos que ninguém aceitaria Jesus, porque não havia qualquer sinal  da presença de Jesus ali.

E a gente voltou pra casa frustrado. Parecia que não foram só os grupos que faltaram no culto. Parecia que Deus também tinha faltado. A gente foi no culto, mas Deus não estava lá.

Aí a gente volta pra casa pensando coisas como: Devia ter ficado com meu sofá, minha tv, minha coberta, meu café quente e uns biscoitos, descansando bastante, já que amanhã (segunda feira), vou levantar as 4 da madrugada pro trabalho. Pensamentos diversos invadem nossa mente, porque ela esta vazia.

E a gente pensa: Não é justo, eu me mato de trabalhar a semana toda, tenho centenas de problemas para resolver, então coloco toda minha esperança em Deus, mas quando vou a casa de Deus, me sinto pior do que já estava.

Essa pequena historinha que te contei é real. Já vivi essa história diversas vezes. Já voltei pra casa desanimado e frustrado muitas vezes, porque esperava mais, porém o pregador só gastou nosso tempo em vão. Essa situação é vivida ainda hoje por muitos irmãos e irmãs no Brasil e no mundo.

A falta de uma boa palavra em cada culto, é o que nos desanima, faz com que muitos critiquem o culto, deixa uma sensação de que perdemos tempo indo ao culto, faz o povo pensar que ir a igreja não vale a pena, porque sem a palavra de Deus, nosso coração continua vazio.

A questão é a seguinte: Se a igreja não fizer diferença na vida das pessoas, elas vão ficar cada vez mais em casa.

E a responsabilidade maior é de quem vai pregar. É você pregador, o responsável maior para que o culto seja uma bênção! Quer ser pregador?

Sejamos sinceros aqui. O motivo pelo qual, muitos levam uma vida espiritual fraca, com pouco jejum, pouca oração, pouca leitura bíblica, é porque os pregadores são fracos demais. O nível espiritual da igreja, depende da força da palavra que é pregada nessa igreja. Pregadores fracos, igreja fraca.

Portanto, a primeira coisa que você precisa para ser um pregador, é um profundo temor a Deus! Quem não tem um profundo temor a Deus, vai continuar pregando de qualquer jeito, achando que ‘tábão.

Outra coisa que você precisa para ser um pregador. É ter noção do tamanho da responsabilidade que esse chamado possui. Muitos admitem dizendo:

Pregar é uma grande responsabilidade… Unhum, sei! E o que você faz para honrar essa responsabilidade? Lê a bíblia 1 hora antes do culto?

Prepara uma  mensagem qualquer, que na verdade é uma mistura de ditados, chavões, frases de efeito, citações aleatórias de versículos que você nem sabe onde eles estão na bíblia? Lê o texto gaguejando? Faz uma leitura bem longa de vários versículos, ou do capítulo inteiro desesperado para que Deus te dê uma revelação ali mesmo diante da igreja? Canta um hino ou começa com um testemunho pra passar o tempo?  Quem deseja ser um pregador, precisa saber o peso da responsabilidade.

Entenda isso:

A mudança na vida das pessoas depende de você! Porque é a palavra de Deus que muda as vidas, mas se você não pregar a palavra corretamente, não vai mudar nada! A resposta das orações do povo depende de você! Porque todos clamam a Deus dizendo: Fala comigo! E Deus fala através da palavra.

A cura da alma dos ouvintes depende de você! Porque a verdadeira palavra de Deus, cura, restaura, conforta, liberta, consola, encoraja! E tudo isso depende da sua dedicação em Deus e por Deus.

O crescimento dos irmãos na graça e no conhecimento, em grande parte, depende de você! Porque é através da pregação que eles serão confrontados para ler mais, orar mais, estudar mais, mudar pra melhor!

Que Deus aponte para todos que desejam ser pregadores e derrame sobre eles um grande temor! Que despertem, que se comovam, que mudem sua postura diante das sagradas letras.