Ícone do site Pregador Manasses

Pregador VS Profeta! Qual a Diferença?

A importância das Oportunidades na Igreja 2

Vejo muitos pregadores se proclamando ser profeta, ao mesmo também temos muitos profetas querendo bancar o pregador! Se você pensava que isso era tudo igual, hoje sua opinião muda.

Vamos conhecer algumas características que diferenciam pregadores de profetas e profetas de pregadores. Obviamente é possível ser os dois. Porém existe uma regra básica para ocupar as duas funções. E se resume na seguinte frase:

Todo pregador pode ser considerado um profeta, se pregar genuinamente a palavra do Senhor e entregar revelações da parte de Deus através da interpretação da palavra! Mas nem todo profeta pode ser considerado um pregador, quando este entrega apenas o que Deus manda.

O que é um Pregador?

Um pregador é alguém que foi vocacionado por Deus para ministrar a sua palavra. Porém, sempre com o objetivo de ajudar vidas, reconciliar vidas, restaurar vidas e salvar vidas.

Você pode ampliar mais seus conhecimentos e tirar melhores conclusões ao ler também esses artigos:

O que acontece hoje é que muitos que se dizem pregadores fazem o contrário. Apenas ofendem, magoam, denunciam coisas desnecessárias das vidas das pessoas. Revelação é uma coisa e, falar  ou revelar coisas que todo mundo já sabe não é de Deus.

Um pregador de verdade revela apenas o que esta oculto atrás das passagens bíblicas, trazendo os versículos para os dias atuais! Não é o caso quando alguém apenas lê o texto e sai criticando todo mundo sem dizer o que significa o texto e como ele se desenvolve.

Se você quer ser um pregador, veja este sermão do Apóstolo Pedro, perceba como ele explica o texto bíblico, desenvolve a ideia e faz uma chamada para a ação. At 2:14-39.

Desenvolva sua oratória com o curso: Orador Mestre em 03 Dias.

O que é um Profeta?

Um profeta é alguém vocacionado por Deus igualmente ao pregador, porém, sua missão é diferente! Ele tem por função revelar pecados ou repreendê-los como fez João Batista em Lc 3:19.

Eu me atrevo a dizer que o pregador é para as almas perdidas que estão fora da igreja e para aquelas que estão feridas e desorientadas dentro da igreja. Porém, um profeta é a voz de Deus desabafando com seu povo!

Pare e pense comigo, quais as vezes que Deus usava o profeta? Na maioria foi quando o povo precisava de uma repreensão! O exemplo é de Elias que repreendeu o rei Acabe.

Também temos um profeta anônimo repreendendo o Sacerdote Eli. ISm 2:27. Na verdade, o menino Samuel quando foi usado por Deus pela primeira vez foi logo pra repreender a Eli, veja em ISm 3:11-18.

Mais alguns artigos para ajudá-lo já que estamos falando profétiquez:

Conclusão

Podemos concluir que o pregador é o mestre dos nossos dias, pois a missão de esclarecer a bíblia sagrada lhe foi confiada! Quando esse ministra a palavra para o mesmo grupo de pessoas constantemente fazendo um acompanhamento do crescimento espiritual que a palavra de Deus esta proporcionando na vida desse grupo de pessoas, logo esse pregador é também um pastor.

Já o profeta, me atrevo a dizer que é a voz de Deus online falando com o povo! O que um profeta fala não é bem um estudo ou uma mensagem, mas sim, na maioria dos casos, um desabafo da parte do Senhor Deus todo Poderoso!