🔥 Quais são os 3 Poderes do Brasil que o Cristão precisa participar? 🔥
📖 E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino a cento e vinte presidentes, que estivessem sobre todo o reino; e sobre eles três príncipes, dos quais Daniel era um, aos quais esses presidentes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. (Daniel 6:1,2)
➡️ Veja que interessante, entre os ministros mais altos do rei Dario, lá estava Daniel homem de Deus. Entre os 3 poderes mais importantes do reino, Daniel tinha influência e autoridade.
✍️ Desde os tempos bíblicos, os governantes possuem ministros, uma diretoria gigantesca de líderes da nação que o ajudam a governar. O grande rei Davi também tinha seus ministros que eram sacerdotes e profetas.
Quando o líder da nação é temente a Deus como Davi, então nossas preocupações são pequenas. Porém, quando o líder da nação é idólatra como Acabe e Jezabel, então todo o país sofre.
Lembre-se que, é através do líder da nação que vem o juízo e a bênção de Deus sobre o povo. Por causa dos erros de Davi, o povo sofria, mas também por causa dos seus acertos, o povo todo era abençoado. (2Sm 24:10-15).
Lembre-se que o povo muito sofreu por causa dos atos iníquos e profanos de Acabe e jezabel.
E como Davi foi um homem de muitos acertos na sua vida com Deus, então seu reinado foi próspero (1Rs 11:32. 2Rs 20:6).
E essa bênção se estendeu por gerações, mesmo após a morte de Davi, como esta escrito:
📖 Porém o Senhor não quis destruir a Judá por amor de Davi, seu servo, como lhe tinha dito que lhe daria para sempre uma lâmpada a seus filhos. (2 Reis 8:19).
Mas se olhar o reinado de Acabe, sendo ele homem ímpio e distante do Senhor, logo o seu reinado foi conturbado.
Nós não temos um Davi para governar o Brasil, é verdade, não temos. Mas nem por isso iremos votar em Acabe e Jezabel. E o problema é bem maior do que você pensa, pois os 3 poderes que mandam no nosso país são:
Poder legislativo – Que é constituído de vereadores, deputados e senadores. Esse poder cuida de legislar e fiscalizar os atos do poder executivo.
Poder judiciário – Que é constituído de juízes, desembargadores e ministros do CNJ, STJ e STF. Esse poder é para garantir os direitos individuais, coletivos e sociais entre cidadãos e também entre grupos, entidades e o estado.
Poder executivo – Que é o mais conhecido por ser constituído de presidente, governadores e prefeitos. Eles cuidam dos interesses do povo em geral.
Dentre esses 3 poderes, qual deles é o mais forte? Qual deles é o que manda mais no país? Qual deles, se for cheio de ímpios, irá prejudicar mais o povo de Deus?
O poder judiciário é o mais forte. Porque eles atuam diretamente na lei, e tem influência total sobre os demais poderes sendo praticamente inatingíveis.
Se você acompanha as notícias, então já deve ter visto que o juiz do STF, Alexandre de Morais, pisa em cima da lei e rasga a constituição e fica impune, ninguém consegue tocar nele.
E não somente isso, mas os juízes no poder judiciário, não precisam se candidatar a nada, eles não recebem voto da população. E por isso, não podemos escolher os juízes que irão cuidar das nossas causas.
Por outro lado, o poder executivo é o mais fraco em termos de autoridade porque depende exclusivamente dos demais poderes e do povo. E ao mesmo tempo, falando de dinheiro, é o mais perigoso porque o dinheiro passa pela mão de quem estiver nesse poder.
Então aqueles que pensam que tudo depende do presidente, estão muito enganados. Tanto os deputados do poder legislativo quanto os juízes do poder judiciário tem influência nas decisões do presidente. E nem tudo o presidente pode fazer, se eles não quiserem.
Então esse é o tamanho do problema. Não basta eleger um evangélico, é preciso colocar pessoas de Deus nos 3 poderes para que de fato e de verdade o Brasil seja do Senhor Jesus. \
Pois é muito “lindo” ficar gritando isso dizendo “O Brasil é do Senhor” enquanto são os ímpios que o governam.
E olhando a bíblia, que é nosso manual de regra de fé e prática, percebemos que, sempre que pessoas de Deus atuam diretamente no governo a nação inteira prospera:
Como foi com José no Egito, como foi com Daniel na Babilônia e no império Medo Persa, como foi com Mardoqueu e a rainha Ester, como foram os reis bons de Israel e fizeram Jerusalém Prosperar como Davi, Salomão, Josafá, Ezequias entre outros. Como foi com Neemias e Esdras, Josué e Zorobabel.
Mas quando tem pessoas más no poder, mesmo que seja um poder pequeno como o executivo, o pior acontece. Como por exemplo, no início do tempo, os romanos detinham o poder maior, mas dividiam uma parcela desse poder com os judeus.
E na liderança dos judeus tinham homens maus como Anás e Caifás. E qual foi o resultado disso? O povo sofria na mão dos romanos e também sofria na mão do sinédrio. Sofria de ambos os lados. E Pilatos se viu pressionado, coagido e obrigado a crucificar Jesus para agradar á homens maus.
Não somos Pilatos, mas estamos pressionados. Não podemos manchar ainda mais a história do nosso país colocando um presidiário, detento, “descondenado” na cadeira presidencial.
Onde ficam os valores cristãos? Desde quando os servos de Deus apoiam bandidos? Você sabe muito bem que nesse país os ricos dificilmente ficam presos. Nunca vi um rico cumprir toda a sentença da prisão.
E você sabe também que é quase impossível prender um político. Veja quantos políticos já roubaram, fizeram coisas terríveis, se envolveram em diversas coisas erradas mas não foram presos.
Você lembra quanto tempo demorou para a “Flor” de Liz ser finalmente condenada pelo assassinato do marido? Ou já esqueceu disso?
O pastor Anderson sofreu homicídio em Julho de 2019, e a mandante do crime só foi presa em Agosto de 2021. Mais de 2 anos depois. Isso acontece porque é muito difícil prender um político nesse país, quanto mais um presidente.
Se você não sabe nada dos altíssimos roubos e do prejuízo que a nação sofreu, no mínimo deveria ter consciência e calcular que se um político foi preso, inocente ele não é.
Por isso, precisamos influenciar a nação. Os evangélicos precisam adentrar nos 3 poderes desse país. Começando pelo legislativo e executivo que são os mais fáceis.
Graças a Deus, já temos uma força considerável no poder legislativo. A frente parlamentar evangélica é maioria entre os deputados, do total de 513, pelo menos 117 deputados evangélicos foram eleitos em 2018 e esse número aumenta agora nessa eleição.
Mas ainda somos minoria entre os senadores e também somos minoria no poder executivo. E pior ainda, durante toda a história da nação, nunca tivemos um evangélico no poder judiciário, com exceção do pastor André Mendonça que foi indicado pelo presidente Bolsonaro para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal ano passado (2021).
E essa indicação é o tipo de coisa que somente um presidente que tenha o mínimo de consideração á Deus e aos evangélicos faria. Pois nenhum outro presidente jamais se preocupou em fazer isso.
O pastor André Mendonça é a primeira semente de fé adentrando no poder judiciário. Esse poder é o mais difícil de entrar porque exige muito conhecimento. Mas graças a Deus que os evangélicos despertam para os estudos mais e mais a cada ano.
O nosso voto não é para quem promete mais, e sim para quem esta mais perto dos nossos valores cristãos. Para quem é a favor da família, da ética, da justiça, e que principalmente tenha o mínimo de fé em Deus.
Como eu poderia votar em alguém que é a favor da liberação das drogas? Como eu poderia votar em alguém que é a favor do aborto? E pior, alguém que não só é a favor da ideologia de gênero, como praticamente abriu portas para essa ideologia se instalar no país há vários anos atrás, de maneira que hoje, estamos vendo os seus frutos.
Por causa da ideologia que foi plantada há mais de 10 anos, é que hoje muitos jovens estão se assumindo na maior naturalidade, e pior, até filhos de crentes estão se declarando gays e lésbicas. E como um cristão poderia apoiar esse tipo de coisa?
Não tem pecado maior na bíblia do que o homossexualismo. Isso é tão abominável que por causa disso Deus destruiu cidades inteiras como Sodoma e Gomorra. É tão abominável para o Senhor, que Deus “os entrega as suas paixões” (Rm 1:26) deixando que acumulem mais e mais juízos sobre si.
Então sabendo isso, você que é cristão, não pode apoiar alguém que é a favor do homossexualismo. Como esta escrito que Deus julgará os que fazem tais coisas e também os que consentem e se calam diante delas. (Rm 1:32).
Não estamos em uma competição esportiva tal qual um jogo de futebol. Não estamos em uma concorrência entre ricos e pobres. Nós estamos em uma batalha espiritual. Onde o inimigo quer dominar o nosso país e continuar instalando suas ideologias das trevas.
E nós precisamos combater isso com nossas orações, divulgando a palavra, e com nosso voto, para não deixar que a liderança da nação fique nas mãos de um ímpio que não teme ao Senhor.
Porque se o rei não é temente a Deus, para os profetas Elias e Eliseu, isso já é motivo suficiente para não apoiá-lo.
Amém.
Pregador Manasses
https://pregadormanasses.com/