Chamados para a Batalha | Deuteronômio 20.1

Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo. (Deuteronômio 20:1)

Chamados para a Batalha

Todo cristão é chamado para a batalha, queira você ou não. Todos nós somos chamados para compor o exército do Deus vivo.

A batalha na bíblia, por vezes foi literal, porém hoje para nós, ela é somente espiritual. (Ef 6:12. 2Co 10:4).

Sendo assim, as batalhas literais na bíblia, se tornam figuras da nossa batalha espiritual hoje. E a orientação de Deus, acerca da batalha literal, também vale para as nossas lutas espirituais.

Vejamos um exemplo de quem seguiu a orientação bíblica em uma batalha literal. O jovem Davi. Quando ele foi enfrentar Golias, ele não teve medo, como diz a lei de Moisés. (Dt 20:1).

Ele confiou na palavra de Deus que diz: O Senhor esta contigo! E por isso Davi disse: Eu vou a ti no nome do Senhor dos exércitos. (1Sm 17:45).

Afinal, toda aquela coragem de Davi é fruto de uma fé viva e forte. Pois a ousadia é uma das características da fé. E a fé vem pelo ouvir da palavra de Deus (Rm 10:17). Por isso, Davi tinha muita fé.

Nos salmos, foi ele mesmo quem declarou ser um amante das escrituras. (Sl 37:31. 40:8. 19:7).

E assim como Davi, também nós devemos confiar na palavra do Senhor, onde o próprio Deus declara dizendo:

Quando saíres à peleja contra teus inimigos, quer dizer, que os inimigos são reais, e que cedo ou tarde você terá de enfrenta-los. A guerra é uma questão de tempo.

E vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, quer dizer que, com certeza existem inimigos maiores e mais fortes do que nós.

Deles não terás temor; ou seja, a reação comum é ter medo, porém o Senhor te ordena para não temer! E por qual motivo?

Pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.

Em outras palavras, para Deus não existe inimigo forte, nem grande, nem maior. O nosso Deus é imbatível e insuperável. Como diz:

O Senhor é varão de Guerra, Jeová é o seu nome. (Ex 15:3).

E não somente isto, quando Deus tirou o povo do Egito e prometeu a eles uma terra boa que mana leite e mel, nunca lhes falou que na terra tem gigantes. E também nunca falou que na terra tem povos maiores.

Somente quando eles expiaram a terra é que descobriram que ela tem gigantes e que nela tem povos maiores e mais fortes do que eles, com cidades muradas e bem edificadas. (Nm 13:1-33).

E por que Deus não falou sobre esses gigantes, povos grandes e cidades fortes? Ora, porque para Deus eles não são nada. E o próprio Deus já havia garantido dizendo:

Enviarei o meu terro diante de ti, pondo em confusão todo o povo em cujas terras entrares. (Ex 23:27a).

Se Deus esta na peleja conosco, não importam quem são os inimigos. Davi entendeu isso. E também Jônatas, por isso diz:

“…Para o Senhor, nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.” (1Sm 14:6).

Sendo assim, não importa qual é a guerra, nem a luta, nem a batalha, e muito menos a força do inimigo. Afinal, se Deus esta contigo, enfrente sem medo, pois o Senhor dos exércitos garante a vitória.

Lembre-se, homens sem fé diziam para Davi: Ele é guerreiro desde a mocidade, ele é grande, ele tem várias armas, etc e etc. Ou seja, olhavam para a força do inimigo, esquecendo a força de Deus.

Mas Davi, cheio de fé dizia: eu vou a ti no nome do Senhor dos exércitos. E isto basta.

Uma resposta para “Chamados para a Batalha | Deuteronômio 20.1”

  1. Avatar de Francisco Sérgio Rego Evangelista
    Francisco Sérgio Rego Evangelista

    Goste muito gostaria de receber estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies