Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. (Mateus 26:38)
Como Jesus transforma Tristeza e Angústia em Ânimo e Força!
Você esta triste e angustiado? Se não estiver, saiba que ninguém esta livre de ficar. Porém, Jesus nos ensina a transformar tristeza em Ânimo e angústia em força, e certamente essa lição será útil para você quando estiver triste.
O Senhor Jesus foi para Jerusalém já falando sobre sua morte (Mt 20:17,18). Pare para pensar um pouquinho na sua própria morte, imagine que você irá morrer na semana que vem! E então, em poucos minutos você estará triste e preocupado.
E isto não é verdade, “tem grandes chances de você continuar vivo após a semana que vem”. Porém, no caso de Jesus isto era um fato, uma certeza, de que lhe restavam apenas 7 dias de vida. Consegue imaginar o quão triste e angustiado ele ficou?
Nada pode angustiar e entristecer mais uma pessoa do que o aviso de sua própria morte. E quando o prazo da morte vai acabando, a tristeza vai aumentando. No texto que lemos, (Mt 26:38) Jesus tem apenas algumas horas, até que sua morte chegue. Se ele estava orando até as 3 da madrugada, então lhe faltavam 12 horas de vida.
E nos momentos de tristeza, queremos os amigos mais íntimos por perto, ainda que estes não entendam o que você esta passando (Mt 26:37) por isso Jesus chamou apenas os 3 para um lugar mais secreto!
Nos momentos de tristeza e angústia queremos alguém para dividir o que estamos passando, por isso Jesus disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte.
Infelizmente, existem situações que passamos, tão fortes e complicadas, que nossos amigos não conseguem imaginar, algumas pessoas sofrem bem mais do que outras, passam por traumas que poucos passam no mundo.
E quando você é o primeiro no seu círculo de amigos, a passar um trauma que ninguém ao seu redor jamais passou, então nenhum deles entende o que você passa, nenhum deles tem uma palavra para você, nenhum deles poderá lhe dar um apoio nessa hora. E é quando nos sentimos completamente sozinhos! E a solidão traz muito mais angústia.
E como Jesus saiu dessa?
Sem poder contar com o apoio e ajuda dos seus discípulos mais chegados? Como ele se superou e venceu essa angústia, uma vez que estava fraco e falando de morte, como uma pessoa depressiva, dizendo estar cheio de tristeza até a morte… Como ele venceu essa situação sozinho?
A resposta é simples, ele falou com Deus, fez uma oração fervorosa! E o grande segredo não foi ter feito 1 oração, mas sim, o segredo foi 3 orações!
A primeira oração esta nos versos 38 e 39 de Mateus 26. Ele convida seus discípulos para orar, mas acaba orando sozinho, porque os discípulos dormiram.
No verso 40 ao levantar da primeira oração, ele volta para ver a oração dos discípulos, mas eles o decepcionam, porque dormem, Jesus diz a Pedro: Nem uma hora pudeste vigiar comigo? Significa que essa oração durou 1 hora, e seus melhores amigos o deixaram na mão.
O Senhor acorda Pedro, porque ele é o líder e lhe dá instruções, lhe chama atenção para a importância de orar no verso 41. Imaginamos que Pedro iria acordar os outros para orar, enquanto Jesus vai fazer a segunda hora de oração (Mt 26:42), pois ele ainda estava triste, e com essa decepção talvez se entristeceu mais.
No verso 43 ele volta e novamente se decepciona com os discípulos, então Jesus volta a orar pela terceira vez, pois ainda não tinha passado totalmente sua tristeza.
No verso 45 e 46 ao voltar dessa terceira oração, o Senhor Jesus finalmente esta recuperado! Cheio de coragem, de força, de vigor, de ânimo! Oh ânimo sim, Jesus esta animado para morrer por mim e por você.
Ele esta forte, e percebemos isto porque diz: Levantai-vos e vamos! Em outras palavras, vamos enfrentar meu destino. Ele não tem rancor, e chama Judas de amigo (Mt 26:50). Ele não tem medo e confronta os inimigos: “A quem buscais?… Sou eu! (Jo 18:4).
Ele esta pronto até mesmo para impedir caso alguém tentasse salvá-lo como Pedro, ao começar lutar, foi impedido pelo próprio Jesus. (Mt 26:51,52).
Que força é essa? Que Ânimo é esse? Onde esta a tristeza? Onde esta a angústia? Foram convertidas em força pela oração!
Assim como nos momentos de tristeza você quer os amigos perto, nos momentos de ânimo e força, você não se abala caso seus amigos fujam, igual os discípulos fugiram. (Mt 26:56).
Assim como nos momentos de angústia você quer dividir o fardo e desabafar, nos momentos de força e ânimo você tem conselhos para dar, lições para dividir, sabedoria para partilhar. (Mt 26:52-54).
A oração não impediu Jesus de ser preso, de apanhar, de sofrer, de ser condenado e morrer. Mas a oração lhe deu uma força sobrenatural para enfrentar tudo isso de cabeça erguida e beber o cálice da ira de Deus!
Você precisa de ânimo? Precisa de força? Não é ouvindo música, nem lendo frases motivacionais que vais conseguir, mas é descendo ao lugar secreto, ficando a sós com Deus, você entra como um gatinho medroso e sai como um leão feroz!
Jesus se ajoelhou diante de Deus, e ficou de pé diante dos homens durante sua maior luta. E é por isso que se diz: Quem se curva diante de Deus, fica de pé diante de qualquer coisa!
Oremos sem cessar.
Se você tem um chamado e desejo para pregar a palavra de Deus, o Clube de Pregadores é o seu lugar.Acesse Aqui e saiba mais, as inscrições estão abertas.
Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus
Deixe um comentário