Dons Espirituais – Estudo Bíblico
Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. (1 Coríntios 12:1)
O que é dom? A palavra dom significa: Graça recebida de uma divindade, poder de realizar algo bom ou ruim, aptidão, habilidade.
O Apóstolo Paulo recomenda que a igreja tenha conhecimento dos dons espirituais. Um grupo de soldados que não sabe que tem armas a sua disposição é fraco.
Assim também a igreja que não faz uso dos dons espirituais por não conhecer. Ou pior, usa tudo errado por não saber o propósito de cada dom.
Todo cristão, seja novo convertido ou não, pode receber dons espirituais da parte de Deus. Porém, não podemos ser egoístas quanto aos dons, querendo ser o único a ter dons, ou ser reconhecido pelos dons, mas não reconhecer ninguém. Por isso diz:
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (1 Coríntios 12:7)
Ou seja, se Deus ver que você tem segundas intenções com os dons, como maldade, malícia ou pura vaidade; então você não terá os dons. Pois eles são dados para que tenham utilidade. (1Co 12:7).
A lista dos dons que Paulo fala nos dá um total de 9, assim como são 9 gomos do fruto do Espírito (Gl 5:22).
Estes dons são os famosos dons espirituais. É importante saber que existem dons ministeriais e dons comuns a todo cristão.
Os dons ministeriais conhecidos também como dons de serviço são listados em Efesios 4:11. E os dons comuns a todo cristão estão espalhados pela bíblia:
- Como a sabedoria. (Tg 1:5).
- O batismo com Espírito Santo. (At 2:38).
- A autoridade para expulsar demônios. (Jo 14:14. Mc 16:17)
Estes dons são gerais, todo cristão pode receber e usufruir.
Mas os dons espirituais, que são da responsabilidade do Espírito Santo, portanto uma manifestação do Espírito, são estes:
- Palavra de sabedoria
- Palavra de conhecimento
- A Fé
- Dons de curar
- Operação de maravilhas
- Profecia
- Discernimento de espíritos
- Variedade de línguas
- Interpretação das línguas
Quando analisados, percebemos que são 3 grupos ou 3 classificações, ou ainda 3 categorias. São elas:
1 – Dons de poder:
- A fé (Dn 3:17,18)
- Dons de curar (Mt 12:22)
- Operação de maravilhas (Jo 6:19)
2 – Dons vocais, ou dons da fala:
- Dom de Profecia (At 21:9. 1Co 14:3)
- Variedade de línguas (1Co 14:2)
- Interpretação das línguas (1Co 14:5)
3 – Dons de revelação ou conhecimento
- Palavra do conhecimento (Gn 41:25-32).
- Palavra de sabedoria (Gn 41:33-38).
- Discernimento de espíritos (Jz 6:22. Jo 20:12. At 5:3,4 .At 16:16-18.).
Não podemos querer inventar dons que não estão e nem são ensinados na bíblia. Como por exemplo; dom de visão, dom de sonhos, ou dom da palavra. A bíblia não fala disso, mas amaldiçoa aqueles que tentam acrescentar coisas no texto sagrado. (Ap 22:18,19. Dt 12:32).
Ora, qualquer manifestação do Espírito Santo que é desconhecida, deve ser analisada para ver se ela se encaixa em alguns desses dons espirituais que a bíblia apresenta.
Por isso, não há dom da palavra para pregar. Porque falar ao público é uma habilidade que qualquer pessoa pode adquirir pelo seu próprio esforço.
Quem quiser pregar deve estudar, meditar e aprender para então cumprir a ordem do Senhor de anunciar o evangelho. (1Tm 4:13. Js 1:8. Ex 4:10).
Também não existe dom de sonhos para sonhar, ou para interpretar sonhos. Quem pratica a oniromancia (arte de interpretar sonhos) e colocam significados para quaisquer objetos nos sonhos são os feiticeiros e macumbeiros.
Sobre os dons espirituais, podemos busca-los em oração. A bíblia diz:
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. (1 Coríntios 12:31)
Se você tem compaixão pelos enfermos, e esta indignado com tanta gente boa sofrendo com doenças, então busque a Deus em oração pelo dom da cura. Como Cristo fazia, veja:
A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.
Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava. (Lucas 5:15,16)
Veja que as multidões procuravam Jesus para serem curadas. Ele sabendo disso, certamente movido de íntima compaixão, se retirada primeiro para orar a Deus e buscar poder. E então voltava, e este era o resultado, leia:
E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava ali para os curar. (Lucas 5:17)
Que o Senhor te use com poder, que o Espírito Santo manifeste em tua vida através de dons espirituais para glória de Deus.
Deixe um comentário