Você sabe fazer uma pregação? Sabe por onde começa e quando termina uma mensagem? Fazer uma pregação é a maior dúvida dos iniciantes no ministério, principalmente quando seu pastor avisa que você terá uma oportunidade, e você não sabe a mínima ideia do que vai falar.
Obviamente esse é um problema da estrutura da igreja, que não prepara seus obreiros e os envia para a batalha sem treinamento e sem recursos. Mas ignorando essa falta de sabedoria, vamos direto ao ponto!
Como fazer uma pregação? Ou onde nasce uma pregação? E porque é tão difícil começar a pregar. Como Fazer uma Pregação durar pelo menos 30 minutos? Vamos ver isso hoje aqui passo a passo.
Por Onde Começar a Fazer uma Pregação?
Para fazer uma pregação você precisa ter um conjunto de 3 ítens. Vida de oração, conhecimento bíblico e experiência com o aprendizado da palavra.
Tendo isso, você consegue elaborar grandes e fortes pregações evangélicas que serão uma mistura do seu conhecimento bíblico + suas experiências! E a oração é para que o Espírito Santo te ilumine levando você a extrair uma pregação do texto sagrado.
O que é Experiência com o aprendizado da palavra?
A bíblia é a palavra de Deus, isso significa que é Deus falando conosco pela bíblia sagrada. E sempre que Deus fala, ele faz uma (ou todas) destas 3 coisas: Ensina, exorta e edifica!
A experiência é uma situação onde você estava errado, e aprendeu sozinho lendo e meditando na bíblia que estava errado e então se sentiu edificado por ela, e consertou seu erro por causa disso. E esse ciclo, deve se repetir pelo resto da sua vida!
Pois quando se é um pregador:
- você esta sempre meditando na bíblia,
- e a bíblia esta sempre ensinando você,
- e você esta sempre sendo corrigido pela bíblia.
E assim sempre terá experiências para compartilhar com aqueles que não foram iluminados pela palavra, ou que não conhecem a bíblia suficiente para perceber que estão errados, e você sempre terá uma palavra de Deus para orientá-los e ajudá-los a enxergar seus erros através da palavra de Deus.
Dessa forma, a palavra que corrige você, também vai corrigir os outros ao seu redor. Isso é pregar o que se vive! E isso é viver o que se prega!
Porque Preciso de Conhecimento Bíblico para Pregar?
Pregar a palavra de Deus é falar de coisas eternas, e o que esta em jogo é a salvação dos ouvintes, a vida deles diante de Deus, e onde irão passar a eternidade.
Então, qualquer erro seu poderá levá-los a uma vida de pecado sem arrependimento, por acharem que estão certos, ou ainda pode condená-los a viver acreditando em uma heresia, e tudo porque você não estudou e se preparou o suficiente!
A bíblia é um livro cheio de mistérios, e eles não são fáceis de decifrar. Por isso, você precisa estudar, para atingir o objetivo na sua pregação que é atrair, reunir e salvar almas ao invés de afastá-las e perdê-las.
Onde Nasce uma Pregação?
Uma vez que o pregador possui vida de oração e leitura da palavra, ele terá o hábito de ler e meditar na palavra de Deus regularmente. E através dessa leitura e meditações, o pregador terá uma simples revelação do significado do texto, junto com a forma de aplicar aquele texto em sua vida.
Uma vez que o pregador consegue aplicar o texto em sua própria vida, e consegue seguir o que a bíblia esta dizendo. Então ele já tem o que precisa para ensinar isso aos demais. Logo surge uma pregação! É assim que ela nasce em nossas vidas.
Como Fazer uma Pregação durar pelo menos 30 minutos?
Agora que você já entendeu onde nasce uma pregação, e qual deve ser a rotina de um pregador na oração e leitura bíblia, fica mais fácil entender porque você não consegue pregar mais que 5 minutos, e por qual motivo suas pregações são tão rápidas!
A resposta é simples! Falta conteúdo, que é o estudo bíblico. E falta também a experiência, aquela que o pregador tem com o texto, sendo ensinando e corrigido por ele, até que consiga aplicar isso em sua própria vida e possa ensinar os demais.
Muitos iniciantes, não conseguem pregar por mais que 5 ou 10 minutos porque não tem experiência com o texto e não fazem a pesquisa, que é o estudo bíblico! Eles acreditam na mentira de que palavras mágicas vão surgir em suas mentes quando estiverem pregando.
Você precisa meditar no texto, até que o Espírito Santo lhe mostre o que esse texto traz para nossas vidas, que devemos aprender e praticar. Tendo isso, você já tem a mensagem, porém ela vai durar apenas 5 minutos se você não aprofundar no texto.
E para aprofundar no texto, você precisa pesquisar e estudar, e é nesse momento que entram os comentários bíblicos, os atlas, o dicionário bíblico, as bíblias de estudo! Ou seja, justamente para você extrair muito mais informações sobre o texto e garantir que você não vai criar nenhuma heresia.
Se você entendeu esse princípio básico, você pode aprofundar aqui. Ou caso isso ainda esteja confuso para você, leia esse artigo: Como Fazer um Esboço. E se você quiser um exemplo de pregação, veja nossa mensagem sobre a Viúva de Naim aqui.