Quem é o Espírito Santo?
Você tem o Espírito Santo? Como Davi sabia que tinha algo de Deus em sua vida, ao qual ele chamou de Espírito Santo?
A primeira vez que a bíblia fala do Espírito Santo é em Gn 2:2. Porém, a primeira vez que vemos o nome completo Dele ser pronunciado é por Davi, Sl 51:11.
O salmo 51 é todo escrito em paralelismo. E paralelismo é: falar a mesma coisa com palavras diferentes, repetindo a mesma ideia na frase seguinte.
Exemplos nos versos 1 e 2;
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade;
Isto é igual a:
Apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. (Sl 51:1)
Lava-me completamente da minha iniqüidade,
isto é igual a:
e purifica-me do meu pecado. (Sl 51:2).
E assim por diante, você perceberá que cada versículo repete a mesma ideia no salmo 51. Por isso que;
Não me lances fora da tua presença,
é igual a:
e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Davi sabe que para estar na presença de Deus é preciso ter o Espírito Santo em sua vida (Rm 8:16. Ef 4:3). Pois é por causa do Espírito Santo que nós podemos entrar na presença de Deus, e ter comunhão com Ele. (Fl 2:1. 2Co 13:14. Rm 8:9).
Jesus abriu o caminho (Hb 10:20. Jo 14:6) e rogou ao pai para enviar o Espírito Santo (Jo 14:16). A oração de Jesus pedindo a Deus para enviar o Espírito é forte porque ele pode argumentar:
“Pai, o preço já foi pago, o sangue derramado e aceito no altar, então agora os que creem em mim tem direito de ter plena comunhão contigo, por isso peço, envies o teu Espírito!” (Conjectura).
No antigo testamento o Espírito Santo é coisa rara, porque foi retirado do homem (Gn 6:3), mas ainda descia sobre alguns homens, reis, sacerdotes, profetas e todo aquele que fosse temente a Deus, tal qual José, que não era rei, nem sacerdote, nem reconhecido como profeta. (Gn 41:38).
Homens como Enoque, Noé, José, Melquisedeque… Até Simeão, o velhinho que pegou Jesus nos braços, este Simeão também é parte da antiga aliança, e Ele tinha o raro e extraordinário Espírito Santo, mesmo vivendo no período conhecido como: Interbíblico, 400 anos do silêncio de Deus. (Lc 2:25).
Mas Jesus pela sua morte na cruz abriu a nós o caminho para o céu, e abriu á Deus o caminho para o nosso coração. E agora Deus pode habitar em nós tranquilamente através do Espírito Santo. (2Tm 1:14. Jo 14:23. 15:26).
O que é o Espírito Santo? Ele é uma pessoa. Porque possui as 3 faculdades que caracterizam uma pessoa. Intelecto, Vontade e Emoção.
- Ele tem Intelecto e inteligência (1Co 2.10,11. Rm 8.27).
- Ele tem emoção, sensibilidade (Rm 15.30; Ef 4.30)
- Ele possui vontade (At 16.7; 1Co 12.11).
Quem é o Espírito Santo? Ele é Deus todo poderoso. Ele é o Espírito de Deus 1Cor 12;3 At 2;17. Também Espírito de Jesus At 16;7. Logo, ele é Deus! E não somente isto, mas sendo Deus ele tem atributos divinos:
- Ele é Onisciente (Jo 14.26).
- É Onipresente: (Sl 139.7).
- É Onipotente: (Rm 15.19).
- É Eterno: (Hb 9.14).
- É Criador: (Jó 33.4).
- É o Senhor da Igreja: (At 20.28).
O que faz o Espírito Santo? Ele faz a ligação. Jesus quando na terra, é ligado ao Pai pelo Espírito (Mt 3:16. Mt 4:1). Assim também nós, enquanto estivermos aqui nessa vida, estamos ligados ao PAI e ao FILHO pelo seu Espírito Santo.
- O Espírito Santo nos guia na verdade e nos ensina. (Jo 16:13).
- O Espírito Santo também distribui dons espirituais na igreja. (1Co 12:4,7).
- O Espírito Santo controla o movimento dos cristãos no seu ministério. (At 10:19).
- O Espírito Santo orienta na seleção de líderes. (At 13:2).
- O Espírito Santo escolhe o campo para missões. (At 16:6).
E voltando ao salmo 51, aprendemos 3 coisas principais:
- Percebemos que o Espírito Santo é de Deus! Davi disse “Teu Espírito…”
- Percebemos que o Espírito Santo Habita no Salvo! Davi disse “Não Retires de Mim…”
- Percebemos que o Espírito Santo pode sair de nossa Vida! Porque Davi teve medo de que o Espírito Santo fosse retirado dele, como foi de Saul. (1Sm 16:14).
Quando você aceita a Cristo, se arrependendo dos seus pecados, estando realmente decidido a abandonar a antiga vida, vivendo agora para Deus, então sim, o Espírito Santo veio sobre ti e esta habitando em você.
Não pense que para isto acontecer precisa de alguma manifestação. Pois o exemplo é de Cristo, quando foi batizado. Ele estava parado quando o Espírito em forma de pomba desceu, e parado ficou quando o Espírito repousou e o céu se abriu. (Mt 3:16,17).
Nessa mesma passagem percebemos que ao recebermos o Espírito Santo, o céu se abre para nós, de maneira que agora temos a vantagem de ouvir a voz de Deus para sermos guiados por Ele.
E por fim, Davi sabia que perder o Espírito Santo é algo terrível, e de fato, o apóstolo Paulo diz que sem o Espírito de Deus, não somos de Deus, e não teremos salvação. (Rm 8:9. Ef 1:13,14. 2Co 1:22. 1Co 6:17. Jo 4:24).
E como sei que tenho o Espírito Santo? Se não tivesse, não teria estudado essa lição até aqui. Não teria interesse em aprender mais de Deus. Porém, a maior prova é que o Espírito Santo começa a gerar em nós o seu fruto.
O fruto do Espírito possui 9 gomos, ou 9 marcas. E elas vão aparecer em sua vida aos poucos, conforme você cresce na graça e no conhecimento e adquire experiência com Deus através da palavra.
Mas o fruto do Espírito é:
- amor,
- alegria,
- paz,
- longanimidade,
- benignidade,
- bondade,
- fé,
- mansidão,
- temperança. (Gl 5:22)
Acredito eu, pregador Manassés, pela minha experiência, que o fruto do Espírito aparece em nós nessa mesma ordem que o apóstolo Paulo descreve. E ele aparece uma parte de cada vez conforme vamos crescendo em Deus.
Deixe um comentário