Abigail Esposa de Davi – um Caráter Conciliador

A paz do Senhor amados, hoje vamos conferir o comentário da lição 8 da EBD que fala sobre Abigail Esposa de Davi, acompanhando a revista da CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus). Trazendo subsídio para você professor(a) da escola dominical em sua igreja.

Ao final do comentário, você terá um link para fazer o download em PDF dessa lição 8 que esta muito interessante! A nossa irmã Silvania, como sempre afiada em suas colocações. Que o Senhor abençoe sua leitura, estudo, meditação e principalmente a aula!

Perdeu Alguma lição ? clique aqui

Escola Bíblica Dominical
Lição 8 – 21/05/2017
Texto Áureo: (Pv 15:1)
Verdade Prática: A mulher sábia, além de edificar a sua casa, contribui para apaziguar os ânimos dos que vivem ao seu redor.

Abigail, um Caráter Conciliador

abigail esposa de davi

  • Abigail Esposa de Davi

Introdução:

Graça e paz a todos, na lição desta semana estudaremos a história de Abigail, que se tornou Abigail Esposa de Davi, antes  ela era mulher de um homem que se chamava Nabal, este homem insensato e tolo chegou a ofender Davi e seus soldados, suscitando o desejo de vingança, graças a atitude sabia e prudente de Abigail, toda a sua casa foi salva. Abigail soube ter atitude de sabedoria na hora certa, nesta lição com certeza aprenderemos muito com o desfecho desta história.

I – ABIGAIL, UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Nabal, um homem de Belial

Era considerado assim por tamanha arrogância, este homem não conseguia se relacionar com ninguém, era bruto, ignorante e arrogante esta é apenas uma das poucas descrições que a bíblia oferece, a bíblia também nos relata que ele era homem “mui poderoso” ou seja tinha bens, tinha criação, era bem-sucedido e era da casa de Calebe.

Davi recorre a Nabal e é desconsiderado

Os soldados de Davi dependiam de ajuda para sobreviver, naquela ocasião Davi estava em tempos difícil fugindo do rei Saul, Davi enviou alguns dos seus servos a Nabal lhe trazendo uma saudação e solicitou que ele enviasse o que pudesse para seus homens, Nabal não respondeu a saudação e enviou de volta um recado aos moços de Davi só que de forma grosseira

[…] “Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? […] Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que não sei de onde vêm?” (1 Sm 25.10,11).

São palavras duras e impensadas, Nabal não fazia ideia que suas palavras estavam desencadeando ira carnal por parte de Davi.

Davi resolve vingar a afronta

Davi resolve vingar-se de Nabal, ele reuniu quatrocentos homens dispostos a lutar e segue para a casa de Nabal, com a pior das intenções, a destruição seria completa, Davi estava movido pelo pior dos sentimentos, que era o sentimento de vingança.

A raiva é uma péssima conselheira, e através dela pode se desenvolver um sentimento de vingança, no momento de raiva o melhor é esperar que aquele sentimento passe, para podermos com a cabeça fresca agirmos de forma coerente e sabia.

II – ABIGAIL DEMONSTRA O SEU CARÁTER

Uma mulher prudente

Abigail agiu de forma a evitar que um grande mal invadisse a sua casa, ela levou comida para Davi, se desculpou pelo ato impensado do seu marido, ela mostrou a consequência de agir por precipitação.

Abigail era uma mulher bonita fisicamente, prudente e humilde, diante do perigo do ataque ela soube agir pacificamente e com sabedoria nos deixando uma grande lição, saber agir com sabedoria e prudência a ponto de evitarmos uma tragédia.

O caráter diligente e sábio

Ao saber do que estava por acontecer Abigail imediatamente juntou alimentos e vinhos e (1 Sm 25:18-22) dirigiu-se a Davi levando alimento e evitando uma tragédia, porque Davi já estava indo na direção da sua casa para atacar, pretendendo não deixar sequer um menino vivo (1 Sm 25:22).

O caráter conciliador de Abigail

Em quanto Davi caminhava com o coração ferido e cheio de amargura com um propósito de destruição, ao seu encontro caminhava Abigail em um jumento com o coração cheio de paz amor e humildade, os sentimentos que cercavam Abigail eram com certeza mais forte;

“E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavra da tua serva” (1 Sm 25.24). Com certeza eram sábias palavras, que mudaram o coração de um forte guerreiro.

III – O RESULTADO DO CARÁTER DE ABIGAIL

Davi foi aplacado por Abigail

Ao encontrar com Abigail, Davi foi vencido pelas palavras sabias e branda, “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15.1). Fazendo que se cumprisse mais uma verdade da palavra de Deus.

Deus feriu Nabal

Sucedeu, pois, que pela manhã, havendo já saído de Nabal o vinho, sua mulher lhe deu a entender Aquelas palavras; e se amorteceu nele o seu coração, e ficou ele como pedra (1 Sm 25:37).

Passados dez dias o Senhor feriu a Nabal e ele morreu, sem precisar que Davi fizesse tamanha destruição, não devemos nos esquecer que a vingança é do senhor, e cabe a nós confiarmos pois mais cedo ou mais tarde obteremos respostas.

Davi toma Abigail por sua esposa

“E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o SENHOR, que pleiteou o pleito da minha Afronta da mão de Nabal e deteve a seu servo do mal, fazendo o SENHOR tornar o mal de Nabal Sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher. ” (1 Sm 25:39).

Como é bom confiar no senhor, e evitar seguir impulsos na hora da raiva, sabendo nós, que ela é péssima conselheira, Davi quando soube da morte de Nabal tomou sua mulher por esposa, então ela virou Abigail Esposa de Davi.

CONCLUSÃO

Na história destes três personagens, temos Nabal um homem arrogante e insensato, temos Davi que estava em condições de precisar justo deste homem, temos Abigail Esposa de Davi, uma mulher sábia e sensata trazendo um exemplo de humildade, prudência e diligencia.

As nossas vidas devem ser entregues na mão de Deus diariamente, para nos livrar de sentimentos mundanos e destruidores, para nos fortalecer e suportar as afrontas da vida.

Autora: Silvania Soares,

Faça download desse subsidio Clicando Aqui

Para saber mais sobre a CPAD clique aqu

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

1 Comentário

  1. Pingback: Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa - Estudo EBD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *