Os Gigantes da Fé e o Seu Legado Para a Igreja

Os Gigantes da Fé e o Seu Legado Para a Igreja, Na lição desta semana o autor aos Hebreus acaba de fazer uma longa exposição sobre a supremacia de Cristo,

o seu sacerdócio e a nova aliança em relação à antiga. Essa exposição começa do primeiro capítulo e se estendeu por quase todo o capítulo dez.

Ele faz um resumo da vida de homens e mulheres de Deus no antigo pacto, mostrando que isso deveria servir de exemplo para os crentes da nova aliança.Os Gigantes da Fé e o seu Legado para a Igreja

I – A FÉ QUE GERA CONFIANÇA EM DEUS

O Sacrifício de Abel.

O autor inicia sua galeria de fé, falando de Abel, (Hb 11:4). Abel foi um homem que ousou em confiar em Deus pois ofereceu um sacrifício que agradou ao Senhor.

Há especulações sobre a natureza do sacrifício Abel, apesar das escrituras nada falarem a este respeito.

O que é importante, é que a fé de Abel, diferente da fé de Caim, agradou a Deus e que ele teve uma fé operante, diferente da fé do seu irmão Caim.

Para o autor aos hebreus, os cristãos deveriam ser como Abel, confiantes em tudo, pois o cristo a quem seguem é superior, a Abel em tudo (Hb 12:24).

O Testemunho de Enoque.

Poucas coisas a bíblia relato sobre a vida de Enoque, mas o pouco que sabemos podemos notar que ele era um homem de fé e confiança (Hb 11:5).

Somente dois personagens foram citados pela bíblia que não experimentaram a morte e Enoque é uma deles. A bíblia relata que ele foi transladado, porque andava com Deus.

Veja que grande exemplo temos no caminhar com Deus, andar com Deus é a melhor coisa que pode acontecer na vida de um cristão.

A Confiança de Noé.

Jesus refere-se a Noé, no seu sermão como de uma época em que as pessoas eram insensíveis umas com as outras.

Era uma geração bem parecida com a nossa, neste tempo se vivia o hedonismo, as pessoas se preocupavam apenas com aquilo que dava prazer imediato(Mt 24:37-39),

Eles não perceberam, mas Noé sim, “Pela fé, Noé, divinamente avisado das  coisas  que ainda não se viam, temeu, e,  para salvação da sua família,

Preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hb 11:7).

II – A FÉ QUE FAZ VER O INVISÍVEL

A Obediência de Abraão.

O autor também fala da fé de Abraão, o patriarca das nações, todos os exemplos que demos até agora são tidos como exemplo de fé,

Mas, nenhuma se compara a fé de Abraão. Quando chamado por Deus para uma terra desconhecida e longe dos seus parentes,

Abraão obedeceu e sua fé o guiou (Hb 11:8). Todos os cristãos deveriam seguir os passos de Abraão em obediência e fé.

 A Fidelidade de José.

A palavra de Deus, testemunha sobre a fé de José que ainda sendo vendido por seus irmãos nunca se vendeu,

A fé que ele tinha o manteve vivo no Egito. É essa fé que nos faz enxergar o invisível (Hb 11:22). É essa fé que nos faz ver o desconhecido e acreditar no futuro.

Permanecer firme em meio a tentação, fugir do pecado e manter-se fiel a Deus  honrando seu superior, fizeram de José um grande exemplo para nós.

 A Determinação de Moisés.

Moisés liderou o povo judaico durante 40 anos no deserto, mas sua jornada de fé, começou bem antes (Hb 11:24,25).

Moisés foi ousado, determinado, confiante e cheio de fé. Sua fé permitiu que visse o invisível pois teve:

“por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito” (Hb 11:26). Que bom se todos os cristãos seguissem o seu exemplo.

III – A FÉ QUE DÁ PODER PARA AVANÇAR

A Ousadia de Josué.

Coube a Josué a missão de introduzir o povo dentro da terra prometida, mas isso só seria possível quando Jericó caísse.

Não adiantaria nada ficar fora da terra prometida, jerico era uma fortaleza e o povo hebreu despreparado.

O autor não mostra como eles venceram, mas que com certeza foi pela fé (Hb 11:30), que fizeram eles avançar rumo a terra prometida e vencerem uma guerra,

que aos olhos humanos estaria perdida, mas aos olhos da fé Israel foi mais que vencedor. vamos tomar o exemplo de Josué e prevalecer nas batalhas.

A Coragem de Raabe.

Raabe escapou com vida da queda de Jerico pela fé (Hb 11:21), essa mulher está regada de coragem, fé e determinação.

Mas pela fé ela ainda fez mais, pela fé, Raabe, mesmo sendo gentia, entrou na linhagem do povo de Deus (Mt 1.5).

Deus não faz acepção de pessoas, somos todos iguais pernte Deus. Tome isso por exemplo, pois todos somos iguais aos olhos de Deus.

O Heroísmo de Gideão.

O autor termina sua lista de heróis com Gideão que era um dos juízes durante o regime tribal israelita (HB 11:32).

Gideão venceu uma batalha impossível, com apenas 300 homens e enfrentando todo tipo de desvantagens,

Mas tinha a promessa de Deus e pela fé foi vencedor. Deus conta com quem tem fé e determinação.

CONCLUSÃO

O autor compara o caminhar de vários personagens bíblicos com a carreira proposta aos cristãos.

Os personagens tinham em comum o longo e desafiador percurso. Todos conseguiram chegar ao seu destino sem retroceder,

caminhando sempre com fé pois acreditavam que a fé derruba todos os obstáculos, abate o inimigo e levanta o caído.

Assim seremos vencedores se prosseguirmos a carreira que nos é imposta com fé e determinação.

Veja Outras Lições Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies