Como Falar em Público – 10 Dicas de Oratória

Como falar em público? Essa é uma das perguntas que recebi em nosso canal do youtube tempos atrás. E hoje eu estava lembrando de quando comecei a falar em público. Quem é o tímido que tem coragem suficiente para tentar falar em público já sabendo que vai pagar o maior mico? Pois é, eu era desse tipo. Tem ideia do quanto é difícil falar em público quando você é iniciante?

Então nesse artigo, para ajudar meus amigos que estão nessa fase, vamos abordar aqui algo que chamo de segredos. Coisas que ninguém fala pra você, mas que fazem toda diferença na hora de falar em público. Se você tem chamado para pregar a palavra de Deus, então você vai ser chamado pra falar em público muitas vezes, seja na igreja, na visita, no evangelismo, no culto ao ar livre e etc.

Porque é Importante Saber Como Falar em Público…

como falar em publico 10 dicas de oratoria

Eu era, e até hoje ainda sou, chamado para falar alguma coisa bíblica em aniversários de crianças, casamentos e qualquer outro tipo de festa de crente. Normalmente, você é chamado pra deixar uma rápida palavra e fazer uma oração pelo aniversariante e por todos. A parte do anúncio pode incomodar, quando você ouvir o responsável pela festa dizer: “”Quero aproveitar que o irmão Manassés esta aqui e pedir pra ele vir a frente, falar algo e orar por nós””. Eita Jesus… Ta preparado pra isso meu caro leitor (a) ???

Imagina você tendo que falar algo da parte de Deus, em uma festa de aniversário familiar, onde todos seus amigos de infância que ainda não são crentes estão lá? Onde os vizinhos não crentes estão presentes também? Onde até pessoas da sua escola, que você nem conhece direito, também vieram só pra comer e eles nem imaginavam que você é #pregador/orador/quasepastor… E você já sabe que isso será assunto na escola depois.

Para não pagar mico, envergonhar o evangelho ou fazer qualquer coisa estúpida, preste atenção e leve muito a sério as dicas que vou te passar aqui. Pois são o que eu gostaria que alguém tivesse me falado quando eu estava começando a pregar. E não são dicas que você costuma aprender em um curso de teologia; são mais o tipo de coisa que você vai escutar em um curso de oratória.

1 – Naturalidade

Quando você tenta ser o que não é, logo as pessoas percebem. Não vai adiantar imitar ninguém, ou bancar o humorista, por mais que você seja um bom ator, cedo ou tarde a máscara cai. Então seja você mesmo. Se você me acompanha no youtube, sabe que eu não sou engraçado e nem tento ser.

E a recomendação para qualquer pessoa que deseja fazer sucesso no Youtube é ser bem humorado. E isso é verdade, os canais onde tem humor viralizam muito rápido. Porém, se eu tentar ser algo que não sou, até quando será que vou conseguir manter isso? Entende onde quero chegar. Você não irá muito longe se fingir ser outra pessoa. Todo mundo logo vai perceber e isso será hipocrisia da sua parte.

Aja com naturalidade, fale com naturalidade, não precisa ficar tentando usar as mesmas palavras que todo mundo fala. “Senhor meu Deus e meu pai…” “amantíssimo Deus” “É motivo de muita alegria estarmos aqui” “Louvo a Deus pela vida de vocês”. Você não é obrigado a imitar seu pastor ou os pregadores famosos. Você pode ser você mesmo, do jeito que Deus te chamou pra ser.

2 – Não confie na Memória

Não pode confiar, ainda que você tenha feito nosso curso gratuito de memorização, confiar na sua memória é uma péssima ideia. Como falar em público confiando apenas na memória? Não dá, sem chance. Quando você vai a frente pra falar, tudo pode acontecer. E quando você pensa que já viu de tudo, acontece algo novo, te pega de surpresa, e você esquece tudo que tinha pra dizer.

Se você suspeita que vai ser chamado a frente, então já prepare uma pequena pauta do que irá dizer, esteja preparado para falar em público. Coloque frases curtas, apenas pra lembrar o assunto, normalmente o restante vem na mente após ler o título. Se não tiver papel e caneta, use o bloco de notas do celular.

3 – Linguagem Adequada

Isso é basicamente pensar antes de falar. Para não falar gírias. Você vai encontrar essa recomendação em qualquer curso de oratória que ensine a como falar em público. Sempre, sempre pense antes de falar. Não use gírias, não use trocadilhos ultrapassados, não conte nenhuma piada! O uso de gírias rebaixa você e baixa o nível de qualquer discurso.

Pensar antes de falar vai te proteger de falar coisas sem sentido no momento do nervosismo. Lembre-se que você pode falar devagar, não precisa correr. Para quem esta começando, pode ser muito difícil falar sem usar gírias. E é por isso, que você deve tentar falar sem usar gírias 24 horas por dia, para que as gírias sejam apagadas do seu vocabulário pra sempre. E assim, você não terá esse problema quando for falar em público.

4 – Saiba quem são seus Ouvintes… Fale com eles

Essa é mais uma importantíssima lição para quem deseja aprender a como falar em público. Imagine ser chamado para falar em uma festa de casamento, e você começa dizendo: “”Então, a Dilma finalmente saiu hein… Até que enfim. Deus é mais…””

Ou então, você é chamado para falar alguma coisa bíblica em uma festa de aniversário de criança de 5 anos. E aí, você começa dizendo: “”Amados irmãos e irmãs, Sansão foi procurar mulher no mundo, fornicou com Dalila e quando menos esperou, ela desgraçou a sua vida e ele sofreu muito. Por isso devemos procurar alguém pra casar dentro da igreja””.

Percebe a incoerência? Percebe como não tem nada a ver o discurso com o local e o momento? Pense nas pessoas, pense na situação e escolha sabiamente seu discurso, palavra ou mensagem.

5 – Postura Correta

Imagina que você esta sentando prestes a ouvir um discurso. E o palestrante/orador/pregador começa a falar, porém ele esta olhando pra baixo o tempo todo. Parece que esta falando algo vergonhoso como se estivesse confessando os pecados.

Ou pior ainda, quando o orador fica olhando pra todos os lados sem parar, parecendo um ventilador. E talvez tão ruim quanto isso é quando o orador olha apenas pra uma pessoa do início ao fim. Imagine falar sobre pecado e fixar os olhos em uma única pessoa. Exemplo;

“”Amados, a bíblia diz que para o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão”” Agora, imagine dizer isso olhando apenas para uma única pessoa? Por essas e outras, devemos ter uma postura correta ao falar, olhar e/ou movimentar as mãos.

6 – Prepare-se para Falar

Se você tem um chamado da parte de Deus ou uma função que te obrigue a saber como falar em público, devido você ser convocado para falar com frequência. Ou quando você ainda não é chamado para falar ou pregar, mas sabe que cedo ou tarde vai acontecer; Significa que você não pode ficar esperando os convites chegarem para pensar em se preparar.

Comece a se preparar agora mesmo para as possíveis situações que você vai passar. Não é incomum ensaiar seus discursos em casa. Os melhores e mais famosos discursos foram, na maioria, de presidentes. E eles tem uma equipe que escreve seus discursos e eles ensaiam muito! Mesmo uma pregação pode e deve ser ensaiada, há quem diga que isso é desnecessário pois o Espírito falará por vós… Mas sinceramente, o quão ruim vai ser envergonhar o nome de Deus e prejudicar sua reputação ou ministério, pela simples falta de preparo?

7 – Saiba quem Você é

Essa dica é fundamental e eu falo pela minha experiência. Como servos de Deus temos o costume de se diminuir sempre. Quero dizer: Estamos sempre falando, eu não sou, eu não faço, eu não tenho, não sou pregador, não sou profeta, não sou isso, não sou aquilo… Falamos tanto isso, que só falta dizer: Não sou escolhido!

Não estou dizendo que você deve parar com isso. Embora, falsa humildade é um problema e um pecado sério. Mas é tema pra outro artigo. O que quero dizer aqui é que o público, ou as pessoas, ou a igreja e até sua família… TEM! Eles tem, sim eles tem, uma visão de quem você é.

Eles te olham como futuro pastor. Ou como um profeta. Ou te olham como sendo um pregador. Mesmo que você não queira ou não pense assim. As pessoas sempre terão uma opinião sobre o que você é, e essa opinião é geral. Pois ela tem base no seu comportamento. Suas ações dizem quem você é. E se você se comporta como pregador, embora não se ache um pregador, é isso que as pessoas vão pensar de você.

Se você se comporta como pastor, embora não se ache um pastor, ou como profeta, mesmo não se sentindo e sempre dizendo: Eu não sou profeta… Querendo ou não, é nisso que as pessoas vão pensar quando lembrar de você. Então, você precisa saber quem você é e assumir de uma vez por todas sua identidade ou abandonar de vez e tentar outra coisa.

Se o seu comportamento te trouxe reputação de profeta, aceite isso. Se por causa do seu jeito de ser, você ganhou reputação de pregador, aceite isso! E tenha isso em mente, para não cuspir pra cima quando estiver falando em público. Pois não tem nada pior do que ver um pregador agindo como humorista ou um profeta tentando se passar por cantor.

8 – Pense no Aqui e Agora

Os oradores que tem experiência em como falar em público sabem da importância do aqui e agora. Que momento é esse? O que esta acontecendo aqui? E o que é importante nessas horas? Essas são algumas perguntas para se fazer antes de começar a falar em público, para focar seus pensamentos no aqui e agora. Sua mensagem precisa ser atual, precisa ser do momento. As pessoas percebem facilmente um discurso de ontem, falso ou decorado.

Eu sei, eu sei. Que falei que é bom você ensaiar sua mensagem e estar preparado. E isso continua valendo. Porém, o que digo aqui é que tornar o seu discurso atual é o que fará o público dar valor em suas palavras. Você pode começar falando de um problema que esta acontecendo agora, nesse evento ao qual você esta discursando.

Em uma festa de aniversário de criança, você pode deixar um conselho; que não devemos ter pressa de crescer. Mas também não podemos viver no passado. Falar coisas que lembrem o público do que esta acontecendo é uma forma de tornar sua mensagem atual e sincera.

Não fale do amanhã, não fale muito do passado também, a menos que use pra exemplificar algo. Mas fale bastante do agora, situações de hoje, pois as pessoas vivem no presente. Isso trará força e energia ao seu discurso.

9 – Ria de si Mesmo

Saber como falar em público é saber errar com estilo. Você precisa ter os pés no chão. E saber que erros são bem vindos em meio a uma apresentação. Isso normal e todo mundo erra. E ninguém vai dar a sua apresentação como perdida por causa de um erro.

Quando você esta com a palavra, você tem o poder de criar o clima no ambiente. Você pode deixar o clima agradável ou tenso. E você pode deixar o constrangimento entrar em ação quando cometer um erro. Como também pode se livrar dele em seguida, apenas rindo de si mesmo. Comentando seu erro, mostrando que sabe que errou e que é engraçado pra você.

Prepare-se pra fazer isso. Toda vez que cometer um erro, esteja pronto pra admitir e sorrir. Normalmente o público vai rir junto. Então o clima ficará até mais familiar depois disso e você se sentirá confortável para continuar. Mas essa dica é para um discurso, palestra, pequenas palavras em uma festa e etc… Não se aplica á uma pregação na igreja, porque tira um pouco da espiritualidade!

10 – Fale com Emoção

Pra terminar nossas top 10 dicas de como falar em público. Fale com emoção. E não precisa fingir, não precisa assistir as notícias de um jornal antes do discurso pra ficar triste com as tragédias e discursar emocionado. Não precisa de truques. Você só precisa falar das coisa que ama, coisas que você não abre mão na vida. Princípios inegociáveis.

Quando você fala de coisas que você acredita mais do que tudo, a emoção brota do seu coração pelas suas palavras. Isso não precisa acontecer durante toda a sua mensagem. Você não precisa começar emocionado do início ao fim. Mas pelo menos no fim, é interessante encerrar com um dos seus princípios inegociáveis, uma daquelas verdades que você acredita tanto, que daria sua vida por ela. A emoção é o segredo para fechar o seu discurso de forma incrível.

Gostou desse artigo? Click Aqui para Baixar em PDF e/ou Imprimir pra estudar melhor.

Como Pregar a Palavra de Deus? Assine e Baixe o Guia em PDF

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

1 Comentário

  1. Damião PAULINO

    pastor Manassés,sou um iniciante no Evangélio e estou a frente de trabalhos na igreja,embora não tenha conhecimento para tanto, Deus tem mim dado esta oportunidade.o material que o senhor tem mim mandado e muito importante para meu aprendizado.não sou uma pessoa de muitas condições ,por favor não esqueça de mim fico muito feliz quando o senhor estas mensagem para mim
    .
    Deus te abençoe.

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *