1° Carta de Paulo a Timóteo – Estudo Bíblico
Quando eu estava de viagem, rumo à Macedônia, pedi a você que ainda permanecesse em Éfeso para admoestar certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, (1 Timóteo 1:3).
A primeira carta de Paulo a Timóteo faz parte da tríade de cartas pastorais, junto com 2 Timóteo e Tito.
Essa carta foi escrita em um período não registrado no livro de Atos dos Apóstolos. Entre os anos 64 a 67 d.C. O contexto histórico é o seguinte:
O livro de Atos registra as 3 primeiras viagens missionárias, mas conforme as cartas paulinas, percebemos que houve ainda uma ultima viagem missionária, que terminou com a prisão e morte de Paulo.
- 1° Viagem Missionária de Paulo começa em Atos 13:1.
- 2° Viagem Missionária de Paulo começa em Atos 15:36.
- 3° Viagem Missionária de Paulo começa em Atos 18:23.
A terceira viagem termina junto com o livro de Atos e vemos o apóstolo preso em Roma em uma casa alugada. (At 28:30).
A partir daqui, a história de Paulo continuou, e as pistas do que aconteceu são retiradas das cartas paulinas, porém, como Paulo fez muitas viagens, as informações se confundem entre 1°, 2°, 3° e 4° viagens missionárias.
Mas sabemos que na quarta viagem, é provável que Paulo tenha passado em Creta onde deixou Tito (Tt 1:5). E depois passou em Éfeso onde deixou Timóteo. (1Tm 1:3).
E de Éfeso ele seguiu seu caminho para a Macedônia. Então a primeira carta a Timóteo foi escrita de algum lugar da Macedônia, antes de Paulo ser preso pela segunda vez.
Paulo estava livre pregando o evangelho e confiante de que voltaria a Éfeso para buscar seu filho na fé Timóteo, por isso ele diz:
Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino. (1 Timóteo 4:13).
Sendo assim, a primeira carta a Timóteo traz as orientações necessárias para o jovem pastor resolver os problemas da igreja de Éfeso, até que Paulo volte e o leve na viagem para provavelmente deixá-lo em outra igreja a fim de resolver problemas também. O que infelizmente não aconteceu.
No capítulo 1, Paulo lembra o motivo pelo qual Timóteo ficou ali em Éfeso. Para que não ensinem outra doutrina além do evangelho. E para que os irmãos parem de perder tempo com filosofias e fábulas que só trazem discussões. (1Tm 1:3,4).
Paulo também conta seu testemunho pessoal de conversão e ministério (1Tm 1:12-17), e o dá como exemplo e forma de encorajamento a Timóteo para também cumprir o seu próprio ministério (1Tm 1:18).
No capítulo 2, Paulo fala da importância de orar por todos, principalmente pelas autoridades. Nesse tempo, a autoridade maior em Roma era Nero, responsável pela prisão e morte de Paulo, como também de enviar o apóstolo João para a ilha de Patmos.
As orações devem ser feitas em todo lugar, e o exemplo deve vir dos homens (1Tm 2:8). Paulo não abre mão disso, de que o homem deve ser o primeiro a dar exemplo, pois Deus requer primeiro do homem e depois da mulher, como foi no jardim do Éden. (Gn 3:9-13).
A cidade de Éfeso era matriarcal, tinha a mulher como prioridade em tudo, por causa do templo da deusa Diana e suas sacerdotisas. (já estudamos isso na carta aos efésios).
Então Paulo insiste que o homem deve assumir o seu papel como chefe, líder da família. E nós devemos lembrar que isso não significa dar ordens, pelo contrário, significa dar exemplo.
Veja quantos casamentos são destruídos, e quantas crianças tem sua infância prejudicada por causa de homens que não dão exemplo? São imorais, irresponsáveis e preguiçosos.
Se Paulo estivesse proibindo a mulher de atuar na igreja, estaria caindo em contradição quando envolve as mulheres no capítulo 3 falando da consagração de ministros. (1Tm 3:11).
No capítulo 3, Paulo orienta a Timóteo sobre a separação de ministros. É importante lembrar que na igreja primitiva, bispo, presbítero e pastor é a mesma coisa. Nomes diferentes, por causa dos idiomas, grego, hebraico e aramaico, mas com o mesmo nível hierárquico.
Veja Paulo chamando os líderes da igreja de Éfeso de presbíteros no verso 17, e de bispos e pastores no verso 28 em Atos 20.
Paulo chama atenção a que o bispo e o diácono sejam maridos de uma mulher só. (1Tm 3:2,12).
Ele repete essa informação porque na cidade de Éfeso todos os homens casados e solteiros, tinham relações com as sacerdotisas da deusa Diana. E isso os levava a uma vida promíscua.
Veja por si mesmo, pois isto ainda acontece hoje, o jovem que se envolve com muitas “namoradas”; quando se casa, tem extrema dificuldade de permanecer fiel a esposa, pois ter muitas mulheres perverte o coração do homem. (Dt 17:17. 1Re 11:1,2,4. Ex 34:16).
No capítulo 4, Paulo avisa do tempo de apostasia que esta chegando. E lembra de problemas que acontecem em Éfeso, a proibição de casamentos e a proibição de alimentos. (1Tm 4:2-5). Deixando claro que o casamento não pode ser proibido, nem os alimentos.
Paulo também encoraja seu amado filho Timóteo, e lhe dá confiança, pois embora jovem é aprovado por Deus.
No capítulo 5, Paulo traz orientações sobre o tratamento com idosos, jovens, viúvas e ministros. Mas especificamente sobre viúvas e ministros.
Naquele tempo, quando uma mulher ficava viúva não tinha sustento. Mas Paulo ensina que a família deve ajudar, e que a igreja ajuda as que realmente não tem ninguém que as ampare e que são idosas. (1Tm 5:3-16).
Então ele fala do cuidado com os ministros e o cuidado próprio. Aos ministros ele diz apenas sobre o pagamento de salário maior para os que pregam e ensinam e cita o antigo testamento como referência de que isso é bíblico. (1Tm 5:17,18).
E sobre o cuidado pessoal, Paulo diz para não impor as mãos precipitadamente em ninguém, isto é, para não ter pressa em levantar obreiros, ser cauteloso com isso. Não defender ou esconder o pecado de ninguém, e cuidar da sua saúde física.
No capítulo 6, Paulo continua falando do tratamento com as pessoas. Como deve ser o proceder dos servos, como tratar e afastar os falsos mestres e a respeito dos gananciosos querendo enriquecer e dos que já são ricos.
Assim Paulo traz orientações sobre todas as classes e tipos de pessoas que existiam em Éfeso, que não são diferentes de hoje.
Que Deus levante líderes como Timóteo em nossos dias. E que as igrejas fiéis, sérias e honestas cresçam em tamanho e influência sobre todo o Brasil. Amém.