Ícone do site Pregador Manasses

Cinto da Verdade e Couraça da Justiça – Armadura de Deus

Cinto da Verdade e Couraça da Justiça! São estas as 2 primeiras peças da armadura de Deus, descrita em Efésios 6, vamos entender melhor neste rápido e objetivo estudo como o cristão faz uso dessas peças.

Quer participar da campanha? Veja aqui todas as informações a respeito. E acompanhe pelo Telegram clicando aqui. Assista pelo Youtube, veja a playlist aqui. Mas principalmente, acompanhe os estudos em texto pelo grupo fechado no WhtatsApp clicando aqui. Onde também postamos tudo sobre a campanha.

Cinto da Verdade e Couraça da Justiça

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Efésios 6:14)

Quando o assunto é batalha espiritual, nossas armas também são espirituais, para enfrentar espíritos imundos. O apóstolo guiado pelo Espírito Santo e usando as escrituras, traz para nós a armadura de Deus, forjada na revelação da palavra do Senhor, a qual Paulo encontrou no antigo testamento.

As peças da armadura são: Cinto da verdade e couraça da justiça (Ef 6:14); Calçados do evangelho da paz (Ef 6:15); O escudo da fé (Ef 6:15); O capacete da salvação e a espada do Espírito (Ef 6:17). A pergunta é: De onde veio essa armadura? Como surgiu?

A armadura é de Deus (Ef 6:13). Deus não precisa de proteção, porém ele fez uma armadura para seu exército. Por isso, que Paulo fala no plural (Ef 6:11), o que significa que a armadura é para a igreja, cada cristão individualmente terá um exemplar da armadura, porém ela é entregue á igreja, porque igual em um batalhão a força é triplicada quando estão em formação, ou seja, em grupo!

Basta lembrar uma falange, cujo segredo da força esta na formação em grupo, no trabalho em equipe, assim também a igreja do Senhor, o segredo da força esta no trabalho em equipe, lutando lado a lado! (Ef 6:18. Jo 13:34. 1Ts 5:11. Cl 3:13. Sl 133:1).

Paulo que recebeu essa revelação já havia falado sobre a roupa do cristão (Ef 4:24), assim como nenhum soldado usa a armadura somente, mas tem uma roupa por baixo da armadura; também o cristão tem uma roupa por baixo da armadura de Deus, que Paulo diz “vos revistais do novo homem”, ou seja, a armadura é para aqueles que nasceram de novo! (Jo 3:3).

O cinto da verdade, conforme (Is 11:5), é ligado com a justiça. A primeira peça mencionada por Paulo é fundamental. O cinto da verdade, ligado a couraça da justiça, leva em si a bainha, local para guardar a espada! (Jo 17:17). O cinto é uma peça de ligação, nesse caso esta apoiando a couraça, que protege do peito a barriga, e sendo de suporte para pendurar a espada do Espírito!

Por isso se chama cinto da verdade, pois a palavra de Deus também é verdade, e a couraça é da justiça, onde sabemos que não existe justiça se não tiver também a verdade, “palavra de Deus”!

A couraça da justiça é a peça que protege o peito, coração e a barriga. A bíblia se refere as entranhas apontando aos sentimentos (Jr 4:19. Fm 1:20). Ou seja, essa peça nos protege de sentimentos de tristeza, rancor, angústia entre outros. E garante sentimentos felizes.

Como a couraça da justiça garante bons sentimentos para o cristão? A justiça do cristão, são as boas obras, fruto do arrependimento (Mt 3:8) e também do Espírito Santo (Gl 5:22). Essas boas obras protegem nossos sentimentos (Mt 5:16). Uma vez que sendo justos e bons, receberemos de volta (Mt 7:12. Lc 6:31).

Assim o cristão sendo verdadeiro, vivendo conforme a palavra, e sendo justo praticando as boas obras, toma para si, o cinto da verdade e a couraça da justiça.