Como Acontece o Novo Nascimento
O que é novo nascimento?
- É a nova criatura da qual fala o apóstolo Paulo em 2Cor 5:17 (Gl 6:15).
- É o coração de carne (sensível) no lugar do coração de pedra, da qual fala o profeta Ezequiel (Ez 11:19).
- É a lei de Deus (vontade de Deus) Escrita no coração da qual fala Jeremias. (Jr 31:33).
- É o nascer da água e do Espírito do qual fala Jesus. (Jo 3:5).
- É ser nascido de Deus, portanto filho de Deus como explica João. (Jo 1:13. 1Jo 5:1).
- É nascer da semente incorruptível que é a palavra de Deus como diz Pedro. (1Pe 1:23).
Mas minha explicação favorita é a do apóstolo Paulo a Tito. Ele começa falando da nossa vida pecaminosa, ou seja, a condição do homem antes de nascer de novo, quando é apenas nascido da carne:
Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. (Tito 3:3)
Esta é a natureza normal do homem que ainda não nasceu de novo. E Nicodemos é um exemplo ótimo disso (Jo 3:1-20). Com ele aprendemos que:
- É possível ser religioso como Nicodemos era fariseu, e não ser nascido de novo.
- É possível seguir e admirar Jesus e não ter nascido de novo, como Nicodemos.
- É possível crer em Jesus, saber que Ele vem de Deus, e mesmo assim ainda não ter nascido de novo, igual Nicodemos.
- É possível ter boa reputação, ser visto como homem santo e irrepreensível pelo povo, como era Nicodemos, e ainda assim não ter nascido de novo.
- É possível ter conhecimento bíblico, ser mestre e doutor em teologia, como era Nicodemos, e ainda assim não ser nascido de novo.
E qual a importância desse novo nascimento?
Ora, Jesus deixou bem claro isto:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)
Isto quer dizer, que se não nascer de novo, não tem salvação, não entra no céu, não terá vida eterna com Deus. Logo, é um assunto muito sério e de primordial importância para todo cristão.
Você tem certeza de que nasceu de novo? E como poderia saber isso com verdade? Somente aprendendo sobre isso, para ver os sinais em sua vida.
Como acontece o novo nascimento?
Paulo explica em detalhes, o tempo, o motivo, a forma, e o resultado.
Tempo: Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
O motivo: Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia,
A forma: nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
O resultado: Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:4-7).
Explicando cada um…
O tempo é: Quando apareceu a benignidade de Deus, isto é, Jesus Cristo o justo que veio ao mundo.
O motivo é: Segundo a sua misericórdia, ou seja, por causa do grande amor de Deus, usou de misericórdia para com todos nós entregando seu filho em nosso lugar. E isto jamais foi e nunca será pelas obras que fizemos ou ainda vamos fazer.
A forma é: Pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Ou seja, isto é uma obra do Espírito Santo em nós. E isto é derramado sobre nós pelo Espírito através de Jesus Cristo;
Quer dizer, por causa do que Cristo fez, o Espírito Santo tem total liberdade em tocar os corações para realizar a regeneração. Mas isto se dá, pela pregação e ensino do evangelho. (Rm 10:9-17).
O resultado é: Para que, sendo justificados pela sua graça, ou seja, recebemos a justificação pela graça de Cristo, e assim somos justos diante de Deus, e por isso Deus não nos condena, porque Ele não condena justo, mas nos recebe para si.
E assim somos feitos herdeiros da vida eterna, para vivermos com Deus eternamente no céu, onde Cristo já esta.
Quando Jesus fala que: É necessário nascer da água e do Espírito (Jo 3:5), se refere a 2 coisas.
Então, o novo nascimento acontece em 2 etapas. Primeiro, nascer da água. Segundo, nascer do Espírito.
A água quer dizer o batismo nas águas. Obviamente, Jesus não se refere ao ato do batismo, mas ao motivo do batismo, que é o arrependimento. Esta é a primeira etapa do novo nascimento.
Não é possível nascer de novo sem se arrepender dos seus pecados. E o que é se arrepender dos seus pecados?
É enxergar os seus pecados e considerá-los mais terríveis do que a pobreza, do que doenças, do que a própria morte. E perder toda vontade de viver por causa do pecado.
Se for para estar em pecado, não vale a pena viver.
Logo o arrependimento sente o desejo de pagar a dívida pelos seus pecados, para alcançar remissão. E por mais que ele se esforce com boas obras, nunca consegue se redimir, nunca consegue tirar o peso da culpa de sobre si.
Igual um assassino quando diz: Por mais que eu faça o bem, não consigo esquecer o rosto daqueles que matei, e vivo atormentado com isso!
Assim é também aquele que se arrepende dos seus pecados, antes de conhecer a graça do Senhor Jesus, e sua morte na cruz que pagou o preço por nós!
Eis o nascer do Espírito.
É quando você entende que de fato, Jesus Cristo pagou o preço a Deus, por todos os pecados que você tem, e crendo nisso, finalmente consegue se libertar da dor, da culpa, da agonia do pecado.
E em gratidão a Cristo, que pagou o preço por ti, você naturalmente decide viver par Ele, e somente para Ele. Isto é nascer da água (arrependimento) e do Espírito (se entregar 100% a Cristo).
Não estou falando de entrega parcial, onde você frequenta uma igreja para dizer: Eu sou crente! Mas fora da igreja continua com seus gostos na vida… (Jo 2:23-25).
A entrega total é marcada pelo nojo do pecado, como quem tem nojo de barata. E tudo quanto você for fazer, irá querer saber se agrada a Deus ou não. Pois se suspeitar que não agrada a Deus, então irá ficar longe de tal coisa.
Hoje em dia tem tanto crente na igreja, que vive brigando para que todos aceitem seus gostos e desejos, vivem procurando base bíblica para continuar com sua vida do mesmo jeito.
Devemos refletir se realmente nascemos de novo, se realmente estamos em Cristo. (2Co 13:5).
Assim como tem crentes, que preferem não aprender pesquisar e saber a verdade de seus atos, para terem a desculpa de dizer depois: eu não sabia que isto não agrada a Deus, por isso praticava normalmente.
Nascer de novo é ter um temor tão grande a Deus, um desejo ardente em agradá-lo, que se alguém te forçar a escolher entre cometer pecado ou a morte, então você esquece família, filhos, amigos, posses e simplesmente morre, só para não desagradar aquele que te salvou.
Você realmente nasceu de novo? Caso não, saiba que ainda dá tempo, busque a Deus em oração e procure ouvir, ler e meditar sempre na palavra de Deus, para que o Espírito Santo te transforme a cada dia. (Ef 4:12,13. Gl 4:19).
Deixe um comentário