Como Elaborar Várias Mensagens Diferentes no Mesmo Texto Bíblico

Quando eu recebi um convite para pregar a palavra de Deus pela primeira vez, foi de ultima hora, faltando pouco tempo para o momento da palavra, me avisaram: é você quem vai pregar hoje! Pelo temor a Deus, não rejeitei.

como elaborar varias pregações evangelicas no mesmo texto biblico

Mas confesso que gostaria muito de estar devidamente preparado para aquele momento e infelizmente não estava. Hoje, pela graça do Senhor estou pregando quase todo dia, e nos fins de semana, as vezes são 3 ministrações para fazer no mesmo dia!

Estou contando isso, para você entender de onde surge a necessidade de elaborar várias pregações o tempo todo, e muitas vezes, do mesmo texto bíblico. Pois afinal, algumas passagens da bíblia eu considero impossíveis de elaborar uma mensagem, como por exemplo as genealogias 😀

E para quem tem muitos convites, ou quem é pastor e precisa constantemente alimentar o rebanho do Senhor, saber elaborar várias mensagens no mesmo texto bíblico é fundamental, para você não ficar sem esboço para pregar.

Como Elaborar Várias Mensagens Diferentes no Mesmo Texto Bíblico

Vamos entender passo a passo para que você possa entender, como será fácil elaborar uma pregação no texto bíblico, e deixar ainda espaço pra extrair novas pregações.

A Bíblia de Estudo

A primeira coisa a fazer é ter uma boa bíblia de estudo, que possa facilitar sua vida na hora de elaborar as pregações. A bíblia de estudo que utilizo e super recomendo, é a Thompson. Pois para elaborar uma pregação, você precisa orar e deixar sua mente livre para o Espírito Santo te revelar.

E a bíblia de estudo Thompson não possui comentário bíblico, e isso é maravilhoso pois garante que você não vai ficar preso a nenhuma linha de raciocínio, deixando o caminho livre para elaborar várias mensagens no mesmo texto bíblico.

Porque eu Recomendo a Bíblia Thompson

A principal vantagem da Thompson, é que ela possui uma cadeia temática de versículos, ou seja, versículos bíblicos do mesmo assunto, todos organizados! E isso é muito útil, quando você precisa saber tudo que a bíblia diz sobre um determinado tema.

Todo e qualquer pregador experiente, sabe que a principal regra da Hermenêutica é que a bíblia interpreta a própria bíblia, portanto; com a cadeia temática de versículos da Thompson, você pode entender o texto bíblico verificando os demais versículos sobre aquele tema. E isso garante que você faça uma interpretação correta do texto. Logo sua exegese tende a ser profunda e bíblica.

O Estudo Bíblico

A segunda coisa a fazer, depois de escolher o texto bíblico ao qual você pretende extrair o sermão, é estudar a passagem conferindo também outros versículos relacionados e rascunhar seu próprio estudo bíblico sobre aquele texto.

O seu estudo bíblico não deve ser restrito seguindo apenas uma linha de raciocínio, procure inserir o máximo de informações e observações que você puder encontrar no texto, interessante será a ajuda do Espírito Santo nesse momento.

E agora, você vai justamente ler comentários bíblicos, estudos bíblicos e até pregações evangélicas que estejam relacionados aquela passagem. Dessa forma, você irá corrigir, acrescentar e enriquecer seu estudo bíblico sobre o texto.

Como Fazer a Primeira Pregação de Muitas

Tendo um estudo bíblico completo sobre o texto, que foi elaborado por você mesmo, lhe dará a vantagem de conhecer muito bem a passagem bíblica. E você agora esta super familiarizado com texto sagrado. Ou seja, esta pronto pra começar a elaborar várias pregações evangélicas.

Toda pregação possui uma linha de raciocínio, ou seja, o tema da mensagem vai apontar para algum lugar. Uma vez tendo o estudo, você saberá quais as direções que o texto aponta e automaticamente conseguirá imaginar vários temas de pregações.

Exemplo, considere o seguinte estudo bíblico que foi elaborado por mim e postado aqui no site: Parábola do Filho Pródigo. Esse estudo já esta super atualizado na minha biblioteca virtual, diferente do que foi postado aqui no site, mas leia mesmo assim pra entender um pouco os temas abaixo.

Com um estudo bem completo em mãos, que eu vou atualizando sempre que posso. Consigo facilmente pensar nos seguintes temas:

Coisas que o Filho Pródigo Perdeu! Esse sermão teria como tópicos, as coisas que ele perde ao sair de casa. Ele perde a presença do pai (Deus), sem a presença de Deus ele perde toda a riqueza que tem, perde também a comunhão com seu irmão, perde a benignidade do Pai, pois ao trabalhar para outros, ninguém lhe dava nada! E poderíamos continuar meditando nisso e encontrando várias coisas que ele perdeu.

As 3 Bençãos Garantidas ao Cristão. Quando o filho pródigo volta, seu pai lhe entrega 3 coisas. Sandálias, vestes e anel. E sabendo que o filho pródigo representa aquele que vem pra Jesus, podemos falar do que representa para nós hoje essas 3 bençãos que o Pai entrega ao filho.

Garantindo a Volta do Filho Pródigo. O filho decide voltar pra casa ao lembrar que na casa do pai tem pão, enquanto ele esta morrendo de fome. Logo, o que garante sua volta é o fato de ter alimento na casa do pai.

Os 2 tipos de crentes na casa do Pai. Os 2 filhos são bem diferentes entre si, tendo pontos fortes e fracos. Nessa mensagem, o foco seria tratar das diferenças entre eles e trazer aos dias de hoje. Por exemplo, o mais novo tinha intimidade suficiente para fazer pedidos ousados ao pai, mas acaba saindo de casa depois de ser abençoado. Enquanto o mais velho, sabia que não existe lugar melhor do que estar na casa do pai, porém não entendeu que o amor do pai pelo filho que volta é o mesmo amor que ele tem pelo filho que ficou.

O que Acontece quando Estamos Longe de Deus. Que trataria da vida do filho pródigo longe da casa do pai, comparando com a vida das pessoas no mundo que se afastaram de Deus.

A Liberdade que Temos em Deus. Esse sermão iria se apoiar em 3 coisas no texto, o fato do pai ter deixado o filho pródigo ir, como também o fato de lhe receber de volta sem restrições e ainda a atitude do pai de ir atrás do filho mais velho para dizer: Todas as minhas coisas são tuas!

E obviamente todos essas pregações, não ficarão restritas a passagem do filho pródigo. Posso utilizar vários outros versículos em cada tópico para confirmar minhas afirmações, uma vez que, com a bíblia Thompson, isso fica muito fácil de fazer.

Agora que você já conseguiu extrair o tema, é só começar a elaborar os tópicos da pregação conforme o tema. Vamos escolher 1.

Esboço da Pregação: A Liberdade que Temos em Deus

Texto: Lucas 15;13,17,18,31.

Introdução

Vivemos dias onde é comum encontrar pessoas que estão presas em muitas coisas. Algumas estão presas a família, outras presas ao emprego e muitas estão aprisionadas ao pecado. E o mais esquisito, é alguns crentes presos a uma igreja ou a um pastor. A boa notícia é que você não precisa viver preso a nada, pois Deus nos chamou a liberdade, conforme. Gálatas 5;1.

Essa noite, quero analisar a liberdade que Deus nos dá, mediante a perspectiva do Pai, na parábola do filho pródigo.

Tópico 01 – Você é Livre para Decidir Ficar ou Ir Embora

O pai não proibiu o filho de sair de casa. Se for pra ficar na casa do Pai, então que seja por vontade própria. Se for decidir servir a Cristo, então que seja de verdade e com vontade!

O pai também não proibiu o filho de levar suas coisas, incluindo a herança. A liberdade é tão grande, que caso você decida sair, aquilo que o Pai (Deus) já te deu, é seu e fica com você. Alguns podem ter medo de sair achando que Deus vai tomar de volta tudo que já te deu. Nosso Deus não é assim, vingativo. Ele é amoroso. Embora a decisão de sair não seja sábia, Deus não precisa te castigar, pois as consequência da sua decisão já farão isso automaticamente, como foi com o filho pródigo.

Tópico 02 – Você é Livre para Voltar Quando Quiser

O Filho Pródigo foi motivado a voltar por necessidade. Talvez alguém tenha medo de decidir voltar para Deus pensando: Todos vão ver que estou voltando porque fracassei! Mas o que importa é o que Deus acha da sua volta, veja que o Pai não lançou no rosto do filho o seu fracasso, muito pelo contrário, correu até ele e o beijou!

O Filho pródigo poderia voltar quando perdeu tudo, mas decidiu tentar a vida sozinho e foi trabalhar. Ele insistiu em ficar longe do pai, foi até as ultimas consequências até que não teve saída e voltou. A pergunta é: Você vai esperar ficar literalmente na lama pra decidir voltar? Lembre-se que na casa do pai, tem fartura de pão e até os servos são bem tratados. Lembre-se que o pai não fechou a porta pra você, pois na casa do pai você é livre pra voltar  e pode fazer isso agora mesmo.

Tópico 03 – Na Casa do Pai tem Bençãos e Você é Livre pra Participar Delas.

Na casa do Pai tem benção pra todo mundo. Ao ver seu irmão abençoado, o filho mais velho sentiu falta de liberdade. Ele pensou que seu pai estava sendo injusto em abençoar aquele que acabou de chegar, enquanto ele que já estava em casa há muito tempo, não tinha sido abençoado. Mas o pai lhe disse: Todas as minhas coisas são tuas. Pode pegar as bençãos, na casa do pai tem benção pra todo mundo!

O Pai deu liberdade ao filho mais velho para participar da benção, pegar o cabrito que quisesse e festejar também com seus amigos. E o Pai fez isso mesmo depois do filho mais velho ter inveja e desprezo do seu irmão mais novo. Veja como o Pai é bom e não restringe nossa liberdade conforme nossas ações. Ev.Jo 8;36.

Conclusão

O mundo não consegue entender a liberdade que temos em Deus através de seu filho. Eles pensam que estamos alienados por pastores, acham que foi feito lavagem cerebral em nós. E não percebem que são eles é que estão escravizados por satanás e pelo pecado.

Mas assim como o filho pródigo, que foi para longe do Pai e logo se viu obrigado a trabalhar na lama junto a porcos enquanto ninguém lhe dava nada, todos que estão no mundo estão presos e escravizados. Mas na casa do Pai, estamos livres do poder do pecado, tendo total liberdade pra viver pra Deus.

Viu como fica simples, objetiva e edificante a mensagem. E igual a essa, você pode elaborar várias outras pregações, trazendo uma linha de raciocínio diferente sobre o mesmo texto bíblico. Agora, te convido a aprender muito mais em nossa escola.

Se você tem um chamado e desejo para pregar a palavra de Deus, o Clube de Pregadores é o seu lugar. Acesse Aqui e saiba mais, as inscrições estão abertas.

Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus.

Uma resposta para “Como Elaborar Várias Mensagens Diferentes no Mesmo Texto Bíblico”

  1. Avatar de António Lopes de Moura
    António Lopes de Moura

    muito obrigado pela explicação, na verdade Deus não recebe nada de nós quando queremos afastar; o perigo é
    não ter tempo de voltar e ser surpreendido pela morte, porque ninguém sabe o dia e hora. O mais certo é
    permanecer e se cair levantar, lembrando que a nossa salvação custou muito a Cristo.
    Que Deus continuo abençoando e lhe de saúde e longevidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies