Parábola do Bom Samaritano – Lucas Capítulo 10 Versículos 25 a 37

Dia 11 – Parábola do bom samaritano

Lições do Bom Samaritano

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; (Lucas 10:33)

O bom samaritano é tudo que nós precisamos ser. Esta história, embora seja chamada de parábola, pode ter sido um acontecimento real.

Um mestre da lei queria por Jesus a prova (Lc 10:25); Acabou tendo efeito contrário, ele foi colocado a prova por Jesus (Lc 10:26-28).

Isto é; quando Jesus disse: Fazei isto e viverás! Quer dizer que Jesus sabe que esse doutor da lei não vive a lei na prática. E o mestre da lei percebeu que caiu em contradição. E por isso, ele quis continuar o assunto.

Por isso diz: Ele querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? (Lc 10:29).

Justificar-se é dar uma desculpa para a sua falha. Isto é, ele não ama o próximo como a si mesmo. Então se fez de tolo como se não soubesse quem é o seu próximo.

E um detalhe: Judeus não consideram samaritanos como “próximo”. Por isso Jesus conta a parábola onde o samaritano é o herói.

Este samaritano representa os cristãos verdadeiros, aqueles que são imagem e semelhança de Cristo! Pois o cristão:

  • Sabe que é samaritano! Ou seja, ele não tem privilégios próprios, ele é normalmente desprezado, porque seu passado é pecaminoso.
  • Mas crê que pode ser salvo por Deus, por isso vive a lei de Deus, que é o amor. (Rm 13:10).
  • O samaritano esta de viagem, assim como todo cristão de passagem por este mundo. (Lc 10:33).
  • O samaritano tem óleo e vinho, a marca do Espírito Santo e a marca de Jesus Cristo! (Lc 10:34)
  • O samaritano levou aquele homem a uma hospedaria, assim como o cristão leva os necessitados a igreja, e lá tratou dele. (Lc 10:34).
  • O samaritano deixou 2 dinheiros com o hospedeiro, para que cuidasse dele. Esses dois dinheiros são dízimos e ofertas, para que a igreja tenha condições de cuidar dos perdidos.
  • O samaritano ainda vai voltar a hospedaria, isto é, ele vai trazer mais pessoas para serem curadas, e se aquele primeiro tiver gastado mais, ele irá cobrir os gastos.

Pergunte-se a si mesmo: Que tipo de Crente sou eu ???

O levita e o sacerdote são a alta classe religiosa da época, o melhor dos melhores. Os mais religiosos. Aqueles que são crentes na aparência mas não no coração.

O sacerdote e o levita, são como aquele doutor da lei, que conhece a palavra, mas não pratica a palavra, pelo contrário, quer questionar e por a prova a palavra viva que é Cristo! (Ap 19:13. Jo 1:1).

Olhando para aquele doutor da lei Jesus perguntou: Quem foi o próximo dele?

Essa pergunta é fortíssima, pois não diz respeito a procurar o seu próximo. Mas sim, a ser o próximo de alguém.

Ou seja, tem muita gente hoje em dia que gosta de se vitimizar. Não sofreram nenhum dano, mas estão deitados a beira do caminho pedindo ajuda.

O homem a beira do caminho estava meio morto, não pediu ajuda a ninguém. Mas o samaritano se comoveu de íntima compaixão e teve a Atitude em ajuda-lo.

O ensino dessa parábola NÃO é: Procure ajuda de alguém!
O ensino dessa parábola é: Procure ajudar alguém! Seja o próximo Dele!

Assim como o Senhor Jesus foi o nosso bom samaritano, uma vez que nós descemos de Jerusalém para Jericó, isto é, do céu para a maldição do pecado.

E o diabo nos surpreendeu no caminho, roubou e espancou (Jo 10:10); Mas Jesus descendo do céu veio ao nosso encontro!

Ele aliviou as feridas da nossa alma, pelo óleo do Espírito! E curou as feridas do nosso ser, pelo vinho do seu sangue.

Ele nos conduziu pelo caminho até a hospedaria do Espírito Santo, para sermos tratados, regenerados e transformados, a fim de vivermos aguardando a sua volta!

E para isso ele deixou dois dinheiros, antigo e novo testamento, para que o hospedeiro chamado Espírito Santo  possa cobrir os gastos de nossas necessidades espirituais, ensinando-nos a palavra de Deus. (Jo 14:26).

Uma resposta para “Parábola do Bom Samaritano – Lucas Capítulo 10 Versículos 25 a 37”

  1. Avatar de Patricio
    Patricio

    Muito obrigado pela explicação dessa mensagem nota 1000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies