1 Samuel 3 – O Chamado de Samuel (Pregação)

Em 1Samuel 3, do verso 1 ao 10, acontece o famoso chamado de Samuel. O que me chama atenção, é que o chamado de Samuel é muito parecido com o chamado que Deus tem na sua vida, para os dias de hoje.

A bíblia diz, que Deus ficou chamando Samuel, até que finalmente ele entendeu respondeu: Fala Senhor, porque o teu servo ouve!

Da mesma forma, é possível perceber se Deus tem um chamado na sua vida. Pois quem não tem um chamado, não fica pensando sobre isso. Somente aqueles que tem um chamado, começam a perceber as “pistas” que Deus vai deixando no caminho da sua vida, que te levam a perceber que Deus tem algo contigo e quer te usar.

Ao longo da sua vida, você já percebeu isso? Aconteceram várias coisas com você, que indicam que Deus esta te chamando? Então sim, Deus tem um chamado em sua vida, e quer usar você para trazer avivamento em nossa nação.

Leia também: Como sei que fui chamado por Deus. – Porque não sinto a presença de Deus

1 Samuel 3 – O Chamado de Samuel (Pregação)

Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra do Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.1 Samuel 3:1

1 samuel 3 - o chamado de Samuel

O cenário onde Deus chamou Samuel é muito parecido com o de hoje. O sacerdote Eli (pastor), já estava cego espiritualmente, seus filhos sacerdotes (ministros), viviam em pecado, e a palavra do Senhor era muito rara. Por que quando tem pecado, não dá pra ouvir a voz de Deus.

Esse cenário de pecado dentro da igreja, afasta muita gente da presença de Deus. Mas se você é chamado, não deixe isso te afastar, pois esse é o cenário perfeito para Deus levantar Samuel. Da mesma forma, se em sua igreja esta cheio de pecado, esse é o momento de Deus levantar você nessa geração!

E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,
O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. 1 Samuel 3:3,4

Essa expressão “estando Samuel já deitado”, espiritualmente significa que ele também estava acomodado com a situação ao seu redor. Ele cresceu no templo, vendo o pecado dos filhos de Eli, e vendo que Eli não fazia nada. Samuel já estava acostumado a ver isso na casa de Deus.

Mas Deus vai despertar você do seu comodismo, vai te chamar, te incomodar e te levantar para ser instrumento do Senhor nessa geração. O texto diz: “antes que a lâmpada se apagasse”, quer dizer que Deus chama Samuel faltando pouco tempo para a lâmpada se apagar.

Antes que tudo se esfrie, antes que o fogo do Espírito se apague, Deus irá chamar você para o ministério.

Samuel ao ouvir a voz de Deus, correu até Eli. E isso ele fez por 3 vezes. O que significa, que você não precisa passar por cima de ninguém. Eli é maior que Samuel na hierarquia dentro da casa de Deus. E Samuel foi até ele, o que nos ensina que não precisamos passar por cima de nossos líderes.

Assim como Deus mostrou a Eli, que o Senhor tinha um chamado com Samuel, da mesma forma, seus líderes irão perceber que Deus é na sua vida, e que chegou a sua vez de ser usado pelo Senhor.

Eli já estava velho, cego espiritualmente e não repreendia seus filhos. Mesmo assim, ele deu a orientação certa para Samuel responder ao Senhor e ouvir a voz de Deus. Isso nos ensina, que seu líder pode ter muitos defeitos, mesmo assim, ele ainda tem algo a lhe ensinar.

Você não precisa passar por cima de ninguém, mantenha sempre a humildade, até mesmo para aprender algo novo com o sacerdote velho, para que Deus possa usar sua vida grande e poderosamente, assim como Deus usou Samuel para trazer avivamento em todo o Israel, ele vai usar você para trazer avivamento nessa nação.

O avivamento que veio pela vida de Samuel, começou dentro da casa de Eli, onde Samuel morava. Da mesma forma, o avivamento que Deus irá trazer em sua vida, começa dentro da sua casa.

Amém.

Veja também:

Os 3 Chamados de Deus para VocêPregação Evangélica

 

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *