Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. (Mateus 5:13)
Você tem certeza de que é o sal da terra?
Isso não te preocupa? Pois deveria preocupar.
Pelo simples fato de que, se você não é SAL, então você não presta para nada, e será lançado fora para ser pisado pelos homens.
✍ Imagine comer um punhado de sal.
Você irá ficar inquieto, impaciente, incomodado, começará a suar, sentirá uma necessidade enorme de beber água,
se preciso for, você dará seu dinheiro pela água,
se preciso for você caminhará e correrá para obtê-la,
e se estiver de noite você não conseguirá dormir até bebê-la!
E o que dizer da pessoa que te deu um punhado de sal? A pessoa que te causou esse transtorno?
Você poderá xingá-la, poderá praguejá-la, difamá-la, até bater nela, só porque lhe deu sal, mas não poderá negar o fato de que precisa de água urgente!
Você pode tentar comer açúcar ou qualquer outra coisa, porém nada vai te satisfazer melhor do que a água mais pura e limpa!
👉É isso que o sal faz, ele dá uma sede incontrolável! Não é sede que pode esperar para depois, é sede que clama por água!
📌Afinal o que Jesus quis dizer na sua palavra, com a expressão sal da terra? A resposta esta nos versículos anteriores, pois essa expressão surge como conclusão da primeira parte do sermão da montanha. Dos versos 3 a 11, ele fala dos “Bem aventurados”.
E o bem aventurado é o sal da terra; simples assim.
O sal da terra são os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os famintos por justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os que são perseguidos pela justiça.
Todas essas virtudes devem ser encontradas na vida do cristão que verdadeiramente é sal da terra.
E se você tem essas virtudes, você será perseguido e caluniado. E é por isso, que o resultado é ser perseguido, caluniado e difamado por causa de Jesus Cristo. Se isto acontecer, significa que você esta salgando pra valer.
Por isso, o sal da terra são os perseguidos, difamados e caluniados por causa de Jesus Cristo (Mt 5:12). Se você não se encaixa nessas virtudes, não as possui, se ninguém te persegue por causa de Cristo, ou da justiça, então você não é sal coisa nenhuma.
A função do sal é salgar, e nada mais. Por isso Jesus disse que aqueles que dizem ser sal, mas não tem sabor para salgar, serão desprezados, jogados fora, servindo de tapete para os homens.
▪• Cadê os crentes que incomodam os ímpios apenas com sua presença?
▪• Cadê os crentes que mostram uma calma e paz tão grande em meio a tempestades, que os outros deixam de se incomodar com a tempestade, para se incomodar com a sua paz tentando tirá-la?
▪• Cadê os crentes sal da terra que são maltratados por falar a verdade, mas que provocam sede nos outros, sede pela água da vida que é Cristo!
▪• Cadê os crentes cuja vida é tão correta e justa, que incomodam os que tem vida torta?
▪• Cadê os crentes que não conseguem ter amizade com ímpios, porque os ímpios correm deles para não comer sal?
Onde esta o sal da terra nos nossos dias? Pois o que estamos vendo são muitos “crentes” descartáveis, porque foram jogados fora, e estão iguais aos ímpios, sem sabor nenhum.
A pergunta é: Como anda sua vida? Por acaso esta sendo pisado pelos homens?
Clame a Cristo,
clame a Deus!
E diga a Ele:
💦 Oh Senhor, não quero ser lançado fora, não quero ser pisado pelos homens, faz-me útil para ti, faz-me sal da terra, converte meu coração e dai-me a virtude do Santo Espírito!
Oremos por um avivamento em nós!
Pregador Manasses
Deixe um comentário