A Oração de Josafá – 2Crônicas 20. Estudo e Pregação | #BatalhaEspiritual

A Oração de Josafá no livro de 2 Crônicas 20, é uma das mais eloquentes da bíblia sagrada. Vamos estudar com mais detalhes essa oração, e ver que lição podemos tirar dela, para incluir em nosso alforge espiritual.

Quer participar da campanha? Veja aqui todas as informações a respeito. E acompanhe pelo Telegram clicando aqui. Assista pelo Youtube, veja a playlist aqui. Mas principalmente, acompanhe os estudos em texto pelo grupo fechado no WhtatsApp clicando aqui. Onde também postamos tudo sobre a campanha.

A Oração de Josafá – 2 Crônicas 20. Estudo e Pregação

a oração de Josafá

E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir. (2 Crônicas 20:6)

Já ouviu falar em oração profética? Já ouviu falar em orar com a bíblia aberta? É exatamente isso que Josafá esta fazendo. Ele faz uma oração lembrando sempre a palavra de Deus.

É uma conversa entre Josafá e o que Deus já falou em sua palavra, em contraste com a situação atual! Isso chamamos de oração profética, quando você conversa com Deus no nível de Deus, ou seja, fazendo uso da palavra de Deus como sua defesa.

Orar com a bíblia aberta, não é para enfeitar seu momento de oração, é para mostrar ao Senhor, o que esta escrito, que Ele mesmo já falou e já garantiu em sua palavra, e é por isso que você ora, pois não esta pedindo nada demais, mas apenas que Deus faça valer a sua palavra.

Vejamos a oração de Josafá nos detalhes. Os inimigos se uniram contra Josafá, uma multidão estava chegando para atacar Judá, (2Cr 20:2). Veja que este é um problema real, uma guerra de verdade, que iria abalar todas as áreas em Judá, principalmente a economia da nação.

Diante de um problema real, ao qual ele assumiu que não podia resolver, voltou-se para Deus! Quantas vezes nós tentamos resolver algo mesmo sabendo que não temos condições de fazê-lo? Na sua oração ele pergunta a Deus:

Não é o Senhor que é Deus de verdade? (Nos céus). Não é o Senhor que manda nas nações? (ou seja, pode fazer o inimigo recuar). Daí em diante ele começa a citar a bíblia, dizendo:

Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? (2Cr 20:7). Nessa parte da oração, ele esta citando várias passagens, segue algumas (Ex 20:2. Dt 6:23. Js 1:13. Is 41:8).

Leia 2Cr 20:8,9. Aqui ele esta citando o momento em que Salomão traz a arca para o templo e a glória do Senhor desce, veja todo o capítulo 8 de 1Reis, porém Josafá esta citando mais especificamente 1Re 8:37-39.

Em 2Cr 20:10,11, Josafá menciona que ao sair do Egito, o Senhor poupou essas nações, Amom e Moabe, (Dt 2:4-19). E agora ao invés de serem gratos, eles se levantam contra nós. Até aqui foi o argumento de Josafá, e enfim ele faz o seu clamor dizendo:

Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. (2Cr 20:12).

Você percebeu que o clamor de Josafá é somente a ultima parte da oração? E que todo o restante foi argumentos que ele usou para falar com Deus? Percebeu que Josafá montou uma defesa usando a palavra de Deus? Quantas vezes você clamou sem nada argumentar?

Aprendemos que a oração com argumentos é mais forte! Porém, é impossível argumentar com Deus, se não for usando o que Ele mesmo falou! Não podemos argumentar com base no que homens falam, pois diante de Deus todos são pecadores (1Cr 6:36).

Oremos por um avivamento!

3 respostas para “A Oração de Josafá – 2Crônicas 20. Estudo e Pregação | #BatalhaEspiritual”

  1. Avatar de paulo
    paulo

    os seus video não esta aparendo no canal do youtube da campanha batalha espiritual

  2. Como Receber Resposta de Deus na Oração | Estudo e Pregação

    […] Semana 6/7 – Mensagem 3/5 – A Oração de Josafá […]

  3. Avatar de Ivanida
    Ivanida

    Estava precisando ouvir algu como esta,estou me sentindo mais forte espiritualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies