O que é Oração
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? (Mateus 7:11)
O que é oração?
Oração nada mais é do que um filho conversando com seu pai.
E é Jesus que traz para nós esta profundidade, que devemos ter sempre o ponto de vista de um filho e seu pai, para entender melhor o que é oração.
Jesus usa um exemplo simples. Todo pai deseja abençoar o filho, até mesmo os pais que são maus, procuram agradar seus filhos.
Sendo assim, o Pai celestial que é luz e não há nele treva alguma (1Jo 1:5), nos dará coisas infinitamente maiores e melhores.
Dessa forma, muitas lições são aprendidas aqui.
- Toda oração envolve fé, porque é impossível ter Deus como seu pai sem fé em Jesus. (Hb 11:6. Jo 6:37. 14:6).
- E toda oração envolve intimidade, pois é impossível chamar Deus de Pai e ser sincero nesta afirmação, sem ter intimidade com Ele sentindo-se filho de Deus de verdade. (Rm 5:1. Ef 2:19).
- Toda oração leva ao crescimento e amadurecimento, pois conversar com o Papai é sempre um aprendizado.
- Toda oração não tem hora nem momento para acontecer, pode ser a qualquer hora e lugar. Pois nosso Pai esta sempre disponível para nós.
- Todo filho tem confiança em pedir coisas ao seu pai, porque sabe que o Pai é Bom e quer o melhor para seus filhos.
Geralmente aquele filho que mais agrada ao pai, que dá alegria, que dá orgulho, que faz o pai sorrir, é o queridinho do papai. (1Sm 2:35. 13:14. Sl 89:20. Ef 5:1. Mt 3:17. Zc 2:8. Ml 1:2. Rm 9:13. Tg 2:23).
E não se engane com “acepção de pessoas” porque Deus faz sim acepção de pessoas em vários níveis.
Quando a bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas, é sobre salvação! Jesus morreu por todos sem acepção, Jesus quer salvar a todos sem acepção! O amor do pai é para todos sem acepção.
Ou ainda, no que diz respeito a judeus e gentios, Paulo explica que Deus abençoa os gentios tanto quanto os judeus, ele não faz acepção. (Rm 2:10,11).
Mas no que diz respeito a tratamento, é fato que uns tem mais intimidade com Deus do que outros, porque tem filho que se destaca diante do pai, porque o busca mais.
Por isso, use a oração para se aproximar de Deus e ser íntimo Dele. (Sl 25:14).
Pense: Quanto mais íntimo do pai, mais fácil pedir a ajuda Dele. Se aproximar de Deus é um exercício de fé.
E o que aumenta nossa confiança em nos aproximar de Deus, é que Ele é bom, para nos dar muito mais além do que pedimos ou pensamos. (Ef 3:20).