Ícone do site Pregador Manasses

Unção do Cai, Cai! O que é Isto?

Unção do Cai, Cai! Esse é um termo polêmico no meio evangélico, ou porque não dizer no mundo gospel. Muitas pessoas se escandalizam quando veem pessoas caindo na igreja ou em um evento gospel.

Por isso resolvi deixar minha opinião pessoal a respeito, que tem por base minha experiência com Deus, com a igreja e com os ministros do evangelho de Jesus Cristo, além da bíblia é claro!

Cair no Espírito ou Cair no Poder

Muitos novos convertidos querem entender porque pessoas caem na igreja. E não apenas novos convertidos, existem irmãos que já estão há alguns anos na igreja e ainda não tem uma opinião formada a respeito, porque nunca tiveram tal experiência e não conseguem discernir que tipo de manifestação é essa.

Foi pensando nisso que escrevi esse artigo. Vou combater algumas opiniões contrárias e que julgo estarem equivocadas a respeito desse acontecimento e explicar com conhecimento de causa o que é, por quê acontece isso, e como acontece.

A diferença entre Espírito Santo e o Poder do Espírito Santo

Não é preciso ser muito esperto para entender que o Espírito Santo é uma pessoa. Essa conclusão parte dos versículos que deixam claro suas ações como sendo uma pessoa, em suas cartas o apóstolo Paulo deixa claro que o Espírito Santo Ouve, Fala, Vê, Sente, Chora e também é Deus.

Esses atributos são típicos de uma pessoa. Se o Espírito Santo fosse apenas uma nuvem, ou uma força sobrenatural, não poderia substituir o Senhor Jesus Cristo como sendo nosso consolador! João 14:16,26; 15:26.

Agora a presença de Deus sempre causa um efeito sobrenatural. É verdade que Deus esta em todo lugar, mas o manifestar da sua presença não ocorre em todo lugar. Porém, quando Deus se manifesta coisas acontecem!

E o Espírito Santo também é Deus. Por isso quando Ele se manifesta coisas sobrenaturais acontecem.

Veja o que aconteceu há alguns homens quando chegaram próximos ao nosso Deus manifesto ou a sua presença!

Com reagiu o Profeta Ezequiel

E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante à de um homem, na parte de cima, sobre ele.
E vi-a como a cor de âmbar, como a aparência do fogo pelo interior dele ao redor, desde o aspecto dos seus lombos, e daí para cima; e, desde o aspecto dos seus lombos e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, e um resplendor ao redor dele.
Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava.
Ezequiel 1:26-28

É certo que Ezequiel estava diante do Trono de Deus ou como dizem, umas das carruagens do Senhor, pois desde o início do capítulo ele vem falando de 4 seres ‘esquisitos’ que certamente são anjos que levam o trono sobre seus ombros.

E não pense que Ezequiel se jogou no chão, pois leia o restante e perceba como ele precisou de ajuda para se levantar. Logo conclui-se que ele perdeu as suas forças para continuar em pé diante da glória do Senhor.

Como foi com Judas e os Oficiais que vieram a prender o Senhor Jesus no Getsemani.

Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.
Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra. 
João 18:4-6

Não venha me dizer agora que todos se jogaram no chão como se tivessem ensaiado para cair quando Jesus falasse! Isto é a força da presença do Senhor manifesta a qual o homem em sua forma mortal não pode resistir.

No monte da Transfiguração de Jesus

E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
Mateus 17:5-6

Esteja certo que a presença do Senhor é irresistível! Por isso, ao presenciá-la você não ficará sobre seus pés. Isto é o poder do Espírito Santo, ou seja, o poder da glória de Deus que joga por terra o homem mortal.

Esteja certo disso, o Espírito Santo é uma coisa pessoa, sua presença e seu poder são outra coisa!

03 Motivos Porque as pessoas Caem no Chão dentro da Igreja

É claro que nem sempre as pessoas caem pelo poder ou presença de Deus! Pois cair é algo simples de se fazer e pode ser simulado por qualquer um. Vamos conferir alguns motivos para esse acontecimento.

Pessoas caem na igreja quando estão com espírito Imundo

Existem pessoas que acreditam que só cai no chão se estiver endemoninhado! Ou seja, possesso por um dos anjos caídos que são adeptos de satanás. É verdade que alguém com espírito maligno pode cair diante o poder de Deus, mas sempre se levanta endemoninhado!

Não confunda as coisas, ninguém que esteja com espírito imundo vai cair e ficar no chão desmaiado. Pois na bíblia temos diversas manifestações de pessoas nessa situação com espírito imundo e não houve nenhum desmaio!

Se alguém cair possesso, logo se levantará com o espírito imundo manifesto em si! Em marcos 5, vemos a história do Gadareno que tinha em si uma legião de muitos espíritos malignos. Perceba como ele se sujeitou ao Senhor Jesus e falou com ele. Em nenhum momento aquele homem desmaiou!

Lembre-se, se alguém com espírito maligno cair, logo irá se levantar com a manifestação do espírito mal. Em meu ministério expulsar demônios na autoridade do nome de Jesus é comum. Não perdemos nosso tempo dando liberdade para que falem, mas os expulsamos logo!

Pessoas caem na Igreja por Pura Futilidade!

Algumas pessoas se acostumaram a simular o cair no Espírito para tentar provar ou mostrar que estão cheias de Deus. E isso é infantilidade e falta de maturidade. Eu acredito que os que tais coisas fazem, estão tentando esconder seus pecados ou se mostrar melhores que outros na igreja.

Permita-me contar! As vezes pessoas caem pela minha oração direta. Não chego a encostar a mão e elas caem conforme recebem de Deus a sua presença. Porém, eu sempre sei quando alguém vai cair, pois sinto a virtude do Espírito de Deus saindo de mim!

E não digo isto pra me gloriar, mas para provar um fato bíblico, quando a mulher do fluxo de sangue tocou nas vestes de Jesus, ele disse: Alguém me tocou, porque de mim saiu virtude!

Então vendo que a virtude do Espírito esta prestes a se manisfestar, logo faço sinal há algum obreiro ou diácono para segurar tal pessoa, quando mais, eu mesmo seguro para que ninguém se machuque! Eu sempre sinto a virtude do Espírito saindo de mim e indo de encontro a vida de quem Deus quer tocar. Parece que o Espírito Santo nos avisa pra que tomemos a atitude correta.

Porém, um dia estava orando por um irmão e não senti a virtude de Deus saindo, mas o irmão se inclinou para trás querendo cair. Na mesma hora eu coloquei a mão em suas costas segurando-o, interrompi a oração e disse: Calma, você não vai cair! E ele não respondeu nada mas ficou em pé.

Eu sabia que ele não iria cair, pois eu mesmo não senti nada! O Espírito de Deus não me avisou! Eu costumo ser cauteloso com as coisas de Deus, por mim não permito ninguém simular o cair no Espírito, não pela minha oração ou pregação.

Pessoas caem na Igreja por Sentir forte a Presença de Deus

Eu mesmo já recebi várias vezes a presença forte da parte do Senhor. E não resisti caindo por terra. Não tenho palavras para explicar a sensação, porém é muito mais que arrepios ou qualquer outra coisa que falam por ai.

Quando mais novo, estava em um congresso onde um pregador pentecostal tocava nas pessoas e elas caiam. Eu desafiei em meu coração dizendo: Vou lá na frente e firmar bem meus pés, quero ver ele me derrubar!

Era novo e não entendia muito bem essas coisas, só sei que abri meus olhos e via os pés dos irmãos que ainda estavam em pé. Pois é, cai feito saco de batatas e não estava endemoniado, mas sentindo uma corrente do poder de Deus passando pelo meu corpo. Após aquele dia, minha intimidade com Deus mudou e muito, mas pra melhor!

Conclusão

Não estou aqui para debater, por isso não perca seu tempo tentando debater nos comentários. Pois falo do que vivo e não do que escuto por ai ou li em livros. Mas esteja a vontade para contar suas experiências e enriquecer o estudo de hoje.

Só um detalhe muito importante: Muita gente quer falar ou debater sobre esse assunto, sem nunca ter tido experiência nenhuma, eles falam do que “acham” que deve ser e não tem certeza em si mesmos. Na verdade, muitos afirmam que cair é sempre coisa de satanás e nunca de Deus. Perceba que essas pessoas nunca se atrevem a ir em um culto pentecostal, pois elas tem medo de descobrir que estão erradas.

que Deus te abençoe grandemente!