1 Samuel 16 – Quando Samuel Vai Ungir um Rei

A paz do Senhor amados. Vamos falar sobre 1 Samuel 16:6. Sei que todo mundo gosta de pregar no versículo 7 e sempre repetir aquela velha e antiga mensagem, que Deus não vê como o homem vê, que Deus vê por dentro, e o homem vê por fora…. E você já percebeu que isso é mera repetição do versículo?

No Clube de Pregadores, aprendemos que isso é um resultado óbvio. Uma conclusão que qualquer pessoa pode chegar. Ou seja, não se trata necessariamente de uma palavra revelada por Deus, pois afinal, você esta só repetindo o que diz o versículo com outras palavras. Além de conhecer o Clube de Pregadores, procure visitar nossa seção de estudos bíblicos. 🙂

Hoje quero trazer um vídeo do nosso canal no youtube, que é uma palavra que esta em 1 Samuel 16:6. Aquele momento em que o profeta Samuel vai até a casa de Jessé, para ungir um rei. Deus havia revelado a Samuel que esse rei estava entre os filhos de Jessé, mas não tinha lhe revelado ainda quem era esse rei. Muitas coisas vem nos chamar atenção nessa história com destaque especial ao versículo 6.

E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
1 Samuel 16:6 Biblia Online

3 Pontos Importantes em 1 Samuel 16:6

Esses pontos nos ensinam muitas coisas. Somente no versículo 6, temos um ensinamento incrível para nossas vidas. E que é importante nos dias de hoje, onde estamos rodeados de profetas e profetadas. Destaco o fato de que nos tempos bíblicos, os profetas sempre foram poucos. Normalmente era um profeta para cada região, e por vezes, apenas 1 profeta por tempo/geração.

Percebemos isso, que ao sair Abraão, começa a saga de Isaque e, saindo Isaque começa a história de Jacó. Ao sair Elias, entrou Eliseu. Não ficaram ambos juntos. Ao sair Samuel, entrou Natã. Ao sair João Batista, veio Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. Ou seja, Deus não precisa de muitos pra usar e executar seus planos. E esse ensinamento que vemos nas escrituras, coloca em xeque muitas igrejas onde tem reuniões de profetas, e qualquer pessoa que visita esses lugares, recebe 2 ou 3 profecias no mesmo culto.

Engraçado isso, não é mesmo? Ou seja, parece que Deus usa um profeta pra te entregar uma profecia, mas ele não entrega tudo. Então Deus tem que usar o segundo profeta pra completar a profecia. Mas ele também não entrega tudo. Então Deus vai usar um terceiro profeta pra te entregar o resto da profecia. Ou seja, Deus agora é Deus de confusão? Por isso, devemos tomar cuidado com essas profetadas que tem por aí.

Vamos aos 3 pontos.

Deus Revelou pela Metade

Quando o capítulo 16 de 1 Samuel começa, vemos que Deus esta chamando Samuel para ungir um rei. A primeira revelação do Senhor é que Ele vai levantar 1 rei. A segunda revelação do Senhor é que esse rei esta na casa de Jessé. Logo, Deus esta dizendo o que Ele (Deus) vai fazer. E também esta dizendo onde Ele vai fazer.

Porém, Deus não revela quem é o rei. Repare no versículo 6 acima, que Samuel chegou lá sem saber quem era o rei. Até então, ele só sabia que o rei estava entre os filhos de Jessé. Por que será que Deus faz essas coisas? Existem algumas razões que podemos imaginar. Poderia ser para que o inimigo não tentasse frustrar os planos de alguma forma. Poderia ser para que Samuel se sentisse seguro ao chegar em Israel, por não ter essa informação que poderia lhe custar a vida, diante da situação em que o atual rei (Saul) se encontrava.

Mas poderia ser para fazer uma surpresa aos irmãos de Davi, fazendo com que eles todos passassem diante do profeta só pra confirmar, que Deus não tem nada com eles. E que seu irmão menor, que eles tanto desprezavam, é na verdade bem maior do que eles. O que escreveu depois: “Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos”.

Em outras palavras, quero dizer que não havia necessidade nenhuma de passar todos os filhos de Jessé na frente de Samuel. Deus poderia dizer: É aquele que esta no campo! Ou então, o rei não esta aqui, mandem chamar! Enfim, Deus poderia ter levado Samuel até Davi de várias formas. Mas escolheu fazer todos os irmãos de Davi passar diante do profeta.

Esse acontecimento foi como uma entrevista com o Juiz. Ou uma consultoria com o Profeta. Ou até mesmo podemos dizer que isso foi como uma avaliação do Sacerdote (pastor), que ao olhar para cada um em individual disse: O Senhor não escolheu a este! E após todos eles ouvirem da boca de Samuel que não foram escolhidos, tiveram que ouvir do mesmo homem de Deus, que seu irmão Davi foi escolhido!

Samuel era Profeta, Juiz e Sacerdote

Isso é interessantíssimo! Samuel não era apenas 1 profeta. Ele tinha funções variadas e uma responsabilidade grande para com o povo de Israel. Pois antes de Saul assumir a coroa, era Samuel que fazia o papel de rei de Israel exercendo a teocracia.

Mas quero mesmo destacar que Samuel tinha uma função pública e política como Juiz. E não somente isso, ele tinha uma função sacerdotal, um líder espiritual para o povo. E além disso, ainda era um profeta do poderoso Deus. Quero destacar com isso, que Samuel não apenas profetizava, ele trabalhava muito na obra do Senhor, ele trabalhava muito em favor do povo e para o povo também. Ele começou desde cedo na casa de Deus trabalhando muito todo dia.

Em contrapartida, estão os profetas de hoje em dia. Que não arrumam nem 1 cadeira na casa de Deus e querem ser importantes. Eles não lavam o banheiro, não entregam panfletos de evangelismo, não visitam os doentes em hospitais, não chegam cedo no culto e nem água levam ao pastor. Não se preocupam com o andamento da obra, só querem pegar no microfone. Resumindo, não ajudam em nada e só porque profetizam, querem reconhecimento, honra, méritos, fama e ainda mudam de igreja por qualquer motivo dizendo que profeta não tem honra em sua própria terra.

Samuel começou desde criança a trabalhar na casa de Deus. E esse bando de profetadas que surgem hoje, ninguém sabe de onde vem, onde começaram. A grande maioria não tem testemunho de Samuel, que cresceu trabalhando na casa de Deus. Mas seu único testemunho é que acabou de chegar da babilônia e como fazia sucesso lá, precisa fazer sucesso aqui também. Como diria o arcanjo Miguel: O Senhor te repreenda!

Homem de Deus também se Engana!

Acredito que a maior lição que podemos extrair desse texto seja essa. Me atrevo a dizer que Samuel era grande homem de Deus. Tanto, que te desafio a encontrar alguém nos dias de hoje que seja do nível de Samuel. Não se dê ao trabalho de procurar, porque não tem. E é sobre isso que falo no vídeo abaixo.

Fique com essa palavra no seu coração. Se você gostou do vídeo, você pode acessar nosso canal no youtube e se inscrever para conferir toda segunda-feira uma palavra para sua vida.

Confira também: A Parábola do Filho Pródigo

Uma resposta para “1 Samuel 16 – Quando Samuel Vai Ungir um Rei”

  1. Avatar de Jacnias canuto ferreira
    Jacnias canuto ferreira

    Quero felicitar a ti por seu empenho neste chamado, e q o Espirito santo continue te usando de forma poderosa p/ gloria de Deus pai e filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies