3 Virtudes do Líder Levantado por Deus | Josué 3.7

O Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo. (Josué 3:7)

3 Virtudes do Líder Levantado por Deus

Você é líder? Ou foi chamado para ser um líder no futuro próximo?

Vejamos as virtudes principais de Josué, que todo líder que é verdadeiramente levantado por Deus também tem.

O Senhor disse: vou te engrandecer diante do povo. Quer dizer, o líder levantado por Deus é também exaltado diante do povo por Deus. Não tem nenhum líder na bíblia, que seja totalmente rejeitado pelo povo.

Pois quando Deus levanta alguém que seja totalmente rejeitado pelo povo, geralmente é um profeta, e não um líder. Veja:

Moisés, Samuel, Davi, Gideão, Débora, Pedro, Paulo e até Jesus. São líderes que Deus levantou que possuem a aprovação e o reconhecimento da maioria. Ou seja, os líderes que Deus levanta, não precisam ser candidatos, pois já são bem recebidos pela maioria entre o povo.

Deus disse: Para que saibam que assim como fui com Moisés…

O líder levantado por Deus é colocado ao lado de outros líderes que Deus levantou. Assim como Josué é colocado ao lado de Moisés. E todos os juízes são colocados lado a lado. Assim como todos os heróis da fé. (Hb 11).

Um líder levantado por Deus, não vai andar na contramão de outros líderes que Deus levantou. Se isso acontecer, é porque este não foi levantado por Deus.

Se você vir um líder indo contra o apóstolo Paulo por exemplo; ou contra qualquer outro líder também levantado por Deus, é sinal de que este líder não vem de Deus. Assim como o anticristo é contra todos os servos do Senhor.

E o próprio Jesus disse: Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. (Mt 12:30)

Vivemos tempos onde muitos líderes pequenos falam mal de outros líderes maiores do que eles. Só para se crescer em cima da fama e conquistar aquela parcela do público que não gosta daquele líder maior.

Se você foi levantado por Deus, não precisa criticar outros para se destacar. Não precisa descontruir o trabalho dos outros, para ficar em evidência. Pois se foi Deus quem te levantou, então ele vai te engrandecer diante do povo, sem que você precise difamar ninguém.

Primeira virtude: Josué é cheio do Espírito de Sabedoria. (Dt 34:9).

Uma grande virtude dos líderes que Deus levanta. A sua sabedoria.

Já viu um líder sem sabedoria? Deve questionar se ele foi realmente levantado por Deus.

Sabedoria não é conhecimento acadêmico ou de bacharel. Sabedoria é uma visão que Deus te dá, para antecipar os problemas resolvendo-os antes de começarem, cortando pela raiz, para que não se tornem grandes problemas impossíveis trazendo prejuízo a todos. (Tg 1:5. Ec 9:15. 1Re 3:23-28).

A sabedoria não é dada por Deus de graça. Você precisa buscar no Senhor esta sabedoria, como diz Tiago 1:5. E a forma mais fácil e rápida de buscar e obter muita sabedoria é meditando na palavra de Deus. Por isso diz:

Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos. (Salmos 119:98-100)

Segunda virtude: E isso nos leva a próxima virtude, Josué era homem cheio do conhecimento da palavra do Senhor. E esta dica/mandamento/ordem veio do próprio Deus.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. (Josué 1:7)

Veja bem o texto e entenda: Para meditar na palavra e praticar, é preciso esforço e bom ânimo!

Alguém que não medita e nem vive a palavra de Deus, não é líder, não foi levantado por Deus, e nem cristão é.

Terceira virtude: O líder fala sempre a palavra de Deus. Seu vocabulário é mais bíblico do que popular.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; (Js 1:8) quer dizer, sempre que abrir a boca, fale a minha palavra.

Não tem coisa pior para qualquer um de nós, do que ir até o seu líder com uma dúvida cruel que não te deixa dormir, e esperar que ele tenha a resposta bíblica, mas acontecer que até ele fique na dúvida também.

Se você foi levantado por Deus para liderar, precisa seguir a ordem do Senhor de meditar na palavra todo dia e toda noite, para ter sempre uma boa palavra a quem pedir. (1Pe 3:15. Dt 1:13. Is 5:13. Os 4:6. Jr 4:22).

Quem sabe você é o próximo líder que o Senhor quer levantar, por isso esta lhe ensinando por esta palavra, qual caminho você deve seguir e como deve se preparar.

A palavra é de Deus, mas o Ânimo deve partir de você, por isso Deus disse 3 vezes a Josué, SÊ FORTE, TENHA ÂNIMO. (Js 1:6,7,9).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies