Ícone do site Pregador Manasses

A Parábola da Rede lançada ao Mar

parabola da rede lançada ao mar

Dia 18 – A Parábola da Rede lançada ao Mar

É Tempo de Puxar a Rede

Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. (Mateus 13:47)

A parábola da rede lançada ao mar é semelhante a do trigo e do joio. Boa parte dos discípulos eram pescadores, de maneira que eles puderam entender perfeitamente bem esta parábola.

A rede lançada ao mar é aquela chamada de arrastão. Ela é lançada e deixada no mar por algum tempo, enquanto vai arrastando na água pegando todo tipo de peixe.

Esta é uma parábola que anula a interpretação calvinista de que só os “eleitos” são salvos. Aqui fica claro que a rede apanha todo tipo de peixe e não somente os eleitos.

Pois a interpretação da parábola da rede lançada ao mar é simples:

Interessante que o texto diz: Estando cheia… (Mt 13:48). Isto fala do tempo!

Este tempo acaba quando a rede fica cheia. E a bíblia diz algo curioso que é:

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:14).

A pergunta é: O que é o fim?

A resposta é simples: Fim é juízo final. Ou seja, fim nada tem a ver com arrebatamento! Arrebatamento é uma coisa, O FIM é outra coisa.

Não pense que primeiro temos que pregar o evangelho no mundo todo para depois vir o arrebatamento. Pelo contrário, primeiro virá o arrebatamento e depois é que o evangelho será pregado no mundo todo.

O arrebatamento da igreja esta prestes a acontecer, certamente falta pouco tempo. Como diz a bíblia:

“Filhinhos, é já a última hora;” (1Jo 2:18).

O tempo de puxar a rede esta chegando. E quanto mais a tecnologia avança, quanto mais as redes sociais crescem, mais fácil fica anunciar o evangelho no mundo inteiro de uma só vez.

Sabemos que existem muitos escândalos na igreja, e isto é normal, pois a rede pega todo tipo de peixe, inclusive os ruins, que serão descartados no dia do juízo. (Mt 13:49).

Outrossim os escândalos são uma marca dos últimos dias. Como diz:

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (2 Timóteo 3:1-5)

Quanto mais o evangelho é pregado, mais se aproxima o tempo de puxar a rede. O que nos resta é ouvir o que diz o Cristo:

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. (Mt 25:13)