Ícone do site Pregador Manasses

Casal Nota 10 – Jesus e a Igreja | Pregação para Casais

Jesus e a igreja

Casal Nota 10 – Jesus e a Igreja

Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, (Efésios 5:25).

O maior exemplo para o nosso casamento é o próprio Cristo. Embora ele nunca tenha sido casado quando andou por essa terra, sabemos que sua noiva é a igreja. (Ap 19:7,8).

Embora Cristo não tenha dado um ensino longo e específico sobre casamento além de Mt 19 onde o tema central é o divórcio e não o casamento em si; Todavia a sua relação com a igreja é o principal modelo de imitação para o nosso casamento.

Cristo é o marido, ou o esposo. E a igreja é a noiva, ou a esposa. E dessa relação podemos extrair incansáveis lições para nós. Até mesmo Paulo, quando ensina sobre casamento em Efésios 5, ele faz questão de mencionar Cristo e a Igreja.

E o próprio Cristo se coloca como noivo na parábola das 10 virgens. (Mt 25). Porém, não pense que Cristo irá se casar com 10 mulheres. Pois essas 10 virgens nada tem a ver com a igreja. Afinal, a igreja é uma só.

A parábola é conforme o casamento judaico daquela época, e as virgens são uma espécie de madrinhas de casamento, amigas da igreja, pessoas que ficaram aqui, e infelizmente não subiram junto á igreja no arrebatamento.

Nessa parábola, a noiva não aparece. Ela esta oculta. Porque na segunda vinda de Cristo, a igreja não estará aqui, mas terá já um lugar com o noivo. Pois nessa parábola, o casamento já esta acontecendo, e as virgens estão esperando uma chance de participar da festa do casamento.

Isso nos ensina que festejar o casamento é válido, é digno, é para ser feito. Pois Cristo festejou, ou ainda irá festejar o casamento com a igreja realizando uma grande festa (Ap 19:7,8). Porém, a festa do casamento de Cristo, não é para qualquer um, é só para quem tem azeite nas lamparinas.

A lição para nós, é que não devemos trazer pessoas que não tem azeite, ou melhor, que não tem o Espírito Santo na vida. Quantos casamentos chamados “cristãos” hoje em dia, tocam músicas mundanas, fazem danças sensuais, e alguns servem até bebidas após a saída do pastor que fez o casamento?

Não se escandalize, isso tem acontecido muito nesses últimos dias. Casamentos cristãos que começam com hinos e terminam com músicas mundanas. Porque como aquelas virgens loucas, o seu azeite acabou faz tempo, porém, mesmo assim eles querem entrar na festa.

Se você vai fazer uma festa de casamento, seja a união, ou as bodas de 10 anos, 25 anos, 50 anos. Tenha temor de Deus no seu coração e siga o exemplo de Cristo, só convide os salvos, só convide os santos, só convide aqueles que tem azeite para que a bênção sobre sua vida e seu casamento seja completa. E que comece com louvor e termine com oração. Jesus esta voltando.

A forma como Cristo trata a igreja é exemplo para nós. Ele primeiro conquistou a sua noiva. Ele não foi conquistado, ele conquistou! Como esta escrito que Ele nos amou primeiro. (1Jo 4:19). E também diz:

“…Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” (Jr 31:3b).

Isso nos ensina um princípio básico. É o homem quem deve conquistar a mulher. A mulher deve se guardar e se fazer de difícil, de maneira que somente aquele que realmente a amar de verdade, irá insistir até conquistar.

Obviamente, não significa que caso a mulher tenha feito esse papel de conquistadora, o casamento será um fracasso. Porém, via de regra, de modo geral, o casamento é muito mais bem sucedido quando o homem teve trabalho para conquistar a sua donzela. Pois assim, irá valorizá-la.

Os filmes, desenhos, séries, a cultura de forma geral ensina o contrário. Ensina que deve ser igual Sodoma e Gomorra, ninguém é de ninguém, e todos podem ficar com todos.

O mundo hoje prega que o casamento é falso, é ilusão, não vale a pena, é complicado e desnecessário. Isso porque na sua infinita falta de sabedoria e abundante arrogância, o mundo não entendeu o que é felicidade.

Quando namoram, eles gastam o dinheiro em passeios enquanto seus pais pagam as contas de casa. E quando casam, já não podem passear, porque agora não tem mais papai e mamãe para pagar as contas, por isso, não podem mais fazer tudo que faziam quando eram namorados.

E a falta de sabedoria é tão grande (pra não dizer burrice), que eles não percebem essa diferença. E associam aqueles passeios do tempo do namoro com felicidade, ou seja, nunca amaram um ao outro de verdade, eles amavam curtir a vida e gastar dinheiro naquilo que não é pão.

E agora, como tem contas e responsabilidades, e não podem mais passear vivendo a vida louca. Eles dizem: “Casei e sou infeliz. Casamento não vale a pena.”

Porém, o que acontece é que eles nunca cresceram, são crianças ainda sentindo falta da casa dos pais. E nunca aprenderam a amar, não descobriram o amor e muito menos a felicidade. O mundo pensa que sexo é amor. E pensa que felicidade é ter dinheiro “sobrando” para fazer o que quiser.

Mas a igreja sabe, que o amor é Jesus (1Jo 4:16). E que felicidade é amar e ser amado. Felicidade é saber que Cristo não vai te abandonar não importa o que aconteça. E sempre vai te perdoar, e sempre vai te abençoar. E que você pode confiar total e plenamente no Senhor, ele sempre vai compreender você. Isso é felicidade.

Agora, coloque isso no casamento. Felicidade é saber que sua esposa te ama de paixão, que nunca vai te deixar, nem te abandonar, sempre vai te perdoar, sempre vai te compreender. E vice versa.

Felicidade é saber que você pode confiar total e plenamente no seu marido. E que pode contar com ele para enfrentarem juntos qualquer desafio. E vice versa. Em outras palavras, felicidade no casamento é:

Saber que o bem mais valioso nessa terra é o cônjuge. E que vocês podem perder tudo, casas, carros, dinheiro, emprego, tudo. Mas se tiverem um ao outro, então ficará tudo bem, porque ter um ao outro é suficiente para recuperar tudo de volta, conquistar tudo novamente e vencer. Pois o amor supera tudo.

Tanto o marido, quanto a esposa, devem declarar um ao outro o mesmo que declaramos sobre Cristo, dizendo:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:35,38,39).

Assim também nada poderá separar vocês. O que Deus uniu, não separe o homem.

A forma como Cristo convive com a igreja, é também exemplo de convivência para nós. Cristo não fica dando ordens o tempo todo, querendo mandar em cada momento das nossas vidas. Mesmo assim, ele é o líder, o cabeça, a autoridade máxima.

Pois autoridade não tem a ver com ordens, mas com exemplo á ser seguido. Assim também o marido deve ser exemplo para a esposa e os filhos. Cristo não dá ordens diárias, mas ele baixa decretos absolutos. (Alguns exemplos: Mt 5:37. 6:16,24,33. 12:25).

A bíblia inteira é palavra de Cristo, cheia de ordenanças e mandamentos. Aquilo que Cristo define que é errado e não pode ser feito, são decretos absolutos. Cristo estabelece limites que a sua noiva não pode ultrapassar.

Assim também deve ser a liderança do marido. Ele não precisa dar ordens 24 horas por dia. Mas precisa estabelecer limites dentro da sua casa. Lembrando que os limites e decretos que Cristo estabelece, Ele mesmo nunca os quebrou.

Marido. Coloque limites dentro da sua casa. Começando por coisas simples. Como por exemplo; o tipo de conteúdo que é permitido á você, sua mulher e filhos assistirem. O horário máximo da hora de dormir. O dia do culto em família. A bênção, o abraço e o beijo que os filhos devem dar aos pais quando acordam. O momento de oração em família. Entre outros.

E assim como Cristo atende muitos pedidos da sua esposa, a igreja. Assim também o marido, com sabedoria irá atender aos pedidos da esposa. Desde lavar uma louça até comprar uma máquina de lavar.

Afinal, a mulher sábia edifica sua casa (Pv 14:1). Portanto, é ela quem cuida dessa parte. E o marido apenas dá a contribuição, ajudando nas tarefas da casa. Mas quem decide qual vaso fica melhor na sala, e qual quadro fica melhor na parede, é a mulher. O marido pode ajudar a pendurar o quadro, mas é da mulher a função de edificar a casa.

E isso significa, não apenas cuidar, para que seja um lar feliz e harmonioso, com um clima agradável, mas também, administrar para que a família siga os decretos estabelecidos pela liderança da casa e que são com certeza, conforme os princípios da palavra de Deus.

Assim como a igreja, quando esta desesperada, corre para Cristo para desabafar, chorar e pedir ajuda. Assim também a mulher, muitas vezes, no final do dia, corre para o marido para falar dos problemas da casa, coisas para concertar, dos problemas dos filhos, lições á ensinar, dos problemas de tudo.

Cristo sempre ouve nossas orações. Mas nem sempre responde rapidamente. Assim também o marido, não precisa ter resposta pronta para tudo. Mas deve ter tempo para pensar e planejar em como irá resolver e solucionar as questões levantadas pela esposa.

E se nós esperamos Cristo, pelo tempo que for necessário, então a mulher pode sim esperar pelo marido o tempo que ele precisar para resolver a questão.

Afinal, há muitas coisas nesse mundo que só se resolvem com dinheiro, e não podemos trabalhar 30 horas por dia, o que significa, que muitas vezes, a solução terá que esperar alguns meses, até juntar o dinheiro necessário para se resolver.

Também Cristo, sempre cumpre suas promessas (Hb 10:23). E isso é fundamental no casamento. Porque as promessas são planos e objetivos para o futuro. Cristo se preocupa com o nosso futuro, e nos promete melhorias e mudanças.

Assim também o marido precisa ter boas intenções para sua esposa e família. Planos e objetivos de melhorias para o futuro. De maneira que, conforme os anos vão se passando, as promessas vão se cumprindo aos poucos, isto é, objetivo por objetivo vai sendo alcançando pelo casal, conforme o marido prometeu e planejou.

E não é preciso dizer que Cristo nos guarda e nos protege, logo, é o marido quem deve se preocupar com a proteção de sua família. Proteção em todos os sentidos. Emocional. Intelectual. Física. Financeira. Espiritual.

E a esposa, assim como a igreja, irá buscar tudo isso do marido. Assim como a igreja em suas orações, pede essas coisas para Deus, como quem esta lembrando-o de nos proteger em tudo, assim a esposa fará ao marido, com carinho e humildade, o lembrará de suas responsabilidades.

E assim como Cristo nunca esta ausente, assim também o marido deve ser sempre presente na vida da esposa, como disse o Senhor: Eis que estou convosco, todos os dias. (Mt 28:20).