A Identidade do Espírito Santo

Graça e paz a todos, na lição da Escola Bíblica Dominical desta semana, estudaremos a Identidade do Espírito Santo, sua revelação através das Escrituras, e entenderemos a respeito da terceira pessoa da santíssima trindade, sua absoluta divindade, suas obras, seus atributos. Vamos entender quem é o Espírito Santo e sua personalidade, tudo isto a luz da palavra de Deus.

I – O Espírito Santo

1. A Revelação Divina

No século IV, um dos pais da igreja, Gregório de Nazianzo disse que o Antigo Testamento, mostrou a todos de maneira bem clara o Pai (Deus) e de maneira misteriosa o filho. Já no Novo Testamento mostrou o filho (Jesus) e de maneira secreta ele revela a divindade do Espirito Santo.

Hoje sabemos que o Espírito Santo habita entre nós, e claramente podemos identifica-lo em nossas vidas, ou seja, Jesus Cristo revela o Pai (Jo 1:18)Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.”

Enquanto o Espírito Santo revela o filho (Jo 16:14) “Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”

2. O Esquecimento

Na Bíblia há riqueza de detalhes sobre a pessoa do Espírito Santo; sua identidade, personalidade, divindade e como ele se relacionava com o pai e o filho deste Gênesis, na criação (Gn1:2) até apocalipse (Ap 22:17).

A Bíblia oferecia, alguns dados que precisavam ser distinguidos, pela nova realidade cultural e pelas novas civilizações em que a palavra de Deus havia penetrado. Essa não foi uma tarefa fácil e levou séculos, para ser terminada. As várias tentativas acabaram ocasionando resultados negativos como a Heresia da palavra, isto devido a má interpretação.

3. O Espírito Santo e os Primeiros Cristãos

Comparando o Novo Testamento com a filosifia Cristã do primeiro século, fica claro que os cristãos conheciam mais sobre o Espírito Santo do que os pais da igreja, no mesmo período. A verdadeira revelação do Espírito Santo com base bíblica só aconteceu a partir de Atanásio e de três grandes capadócios.

II – A Divindade do Espírito Santo à Luz da Bíblia

1. A Divindade Declarada

a) Na Bíblia

A Bíblia declara o Espírito Santo como Senhor, podemos observar isto em (2Co 3:17) “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí ha liberdade.”

b) Declarações Alternadas

Algumas vezes aparece alternadamente na Bíblia, veja esse exemplo: (At 5:3,4b) “Disse então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? […] Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

c) Uma Linguagem Demostrativa

Podemos observar que nesta passagem, o Espírito Santo é uma única divindade com Deus e Paulo também afirma isso quando diz lá em (1 Co 3:16): “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

A Biblia não só declara a divindade do Espírito Santo no Novo Testamento, mas no velho também está comprovado pela expressão das palavras do profeta Samuel quando diz:

“O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.
Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.” (2 Sm 23:2,3).

2. A Divindade Revelada

a) Revelação das Três Pessoas

A divindade do Espirito Santo é revelada  em três partes: Pai, Filho e Espírito Santo, nos deixando convictos disto, observemos algumas expressões da Bíblia: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

b) A Revelação do Espírito de Deus

O Espírito Santo de Deus, penetra todas as coisas profunda de Deus, observe o que diz a palavra de Deus: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (1 Coríntios 2:10,11)

c) A Revelação do Consolador

Ele é chamado por Jesus do outro consolador, observe o que diz as Escrituras: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14:16).

3. Obras Divinas

As obras do Espírito Santo não são vistas apenas na declaração das escrituras, o Espírito Santo criou o universo e os seres humanos, veja o que diz (Jó 26:13): “Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça.” e mais “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.” (Jó 33:4).

a) Gerado Pelo Espírito Santo

Ele gerou Jesus, (Mt 1:20) “[…] José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;”

b) Ressucitado Pelo Espírito Santo

Ele o ressucitou dentre os mortos,(1 Pe 3:18) ” […] mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;”

c) Regenera o Pecador

Ele regenera o pecador, (Tt 3:5) “[…] nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,”

Temos ainda outros exemplos de obras feitas pelo Espírito Santo de Deus.

a) “ele ressucitará os fieis.” esTá escrito em: (Rm 8:11),
b) É o Senhor da igreja (At 20:28),
c) O autor do novo nascimento (Jo 3:5,6),
d) dá a vida (Ez 37:14),
e) Distribui os dons Espírituais (1Co 12:7-11).

III – Os Atributos da Divindade

1. Alguns Atributos Incomunicavéis

a) Onipotência

O Espírito Santo é revelado também pelas suas caracteristicas própias. O Espirito Santo é onipotente; podemos conferir isso em (Rm 15:19) “Pelo poder dos sinais e prodígios, e pela virtude do Espírito de Deus;[…]”
Atos nos revela que ele é a fonte do poder e de milagres, (cf. At 2:4) “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

b) Onisciência

O Espírito Santo de Deus conhece todas as coisas, inclusive as profundezas de Deus, observe o que relatou Paulo ” Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” ( 1Co 2:10,11).

c) Onipresença

Ele está em toda parte do universo, veja o que escreveu rei Davi: “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” (Salmos 139:7-10).

2.Alguns Atributos Comunicavéis.

A Bíblia relata alguns atributos do divino Espirito Santo, dentre eles o mais solenizado é a santidades de Deus, confira em (Is 6:3) “E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”. A visão de Isaías enfatiza a santidade de Deus.

Outro atributo é a bondade; lembra quando o jovem rico chamou Jesus de bom mestre? A resposta vemos em (Mc 10:18) “E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.”

Temos ensinamentos de sua bondade em (Ne 9:20) “E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.”

Outro atributo é a verdade, o Espírito Santo de Deus, veja (1Jo 5:6) “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.”

Temos mais um atributo que nos traz ciência de que o Espirito Santo é sábio, veja o que disse Isaías: “E repousará sobre ele o espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Is 11:12).

3. O Espírito Santo e a Trindade

O Espírito Santo é igual a Deus e a Jesus, observe o que Jesus disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mt 28:19).

Neste versículo Jesus dá uma ordem aos seus discipulos para que  eles batizem em nome de três pessoas. Somos batizados em nome do Espírito Santo assim como somos em nome de Deus e de Jesus.

Paulo relata, em (2Co 13:14) “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.”

Está expressão: “comunhão do Espirito” mostra que ele não é só uma pessoa da trindade, mas que é igual  as outras duas. E não há hierarquia na trindade, há sim absoluta igualdade em todos os termos.

Agora podemos dizer, sim, que há uma distribuição de atividades, veja o que disse Jesus: Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. (Jo 16:13,14)
e logo percebemos que o Espírito Santo tem a terefa de representar a vontade de Deus e de Jesus nas igrejas e em nossas vidas.

IV –  Personalidade do Espírito Santo

1.As Faculdades Das Personalidades

O Espírito Santo tem personalidade, e ela está espalhada em toda Bíblia de maneira abundante, ele tem os elementos que constituem o intelecto, e são eles:

1°) Ele Penetra Todas as Coisas

” Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (1 Co 2:10,11)

2°) Ele Tem Emoção e Sensibilidade

” E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;” (Rm 15:30), também “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Ef 4:30)

3°) Ele Tem Vontade

” E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.” (At 16:7) Observe também, o que escreveu Paulo ” Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (1 Co 12:11).

2. Reações do Espírito Santo

Há provas de que o Espírito Santo, reage à alguns atos dos seres humanos. E temos prova disso quando Ananias mente ao Espirito Santo, veja (At 5:3) “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?” observamos que a  reação foi de mentira.

Paulo recomenda que os cristãos, não entristeçam o Espirito Santo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Ef 4:30).

Estevão disse que os judeus sempre resistiram ao espirito santo: “Homens de dura serviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.” (At 7:51). E temos mais exemplos de que o Espirito Santo reage a algumas de nossas atitudes.

Concluímos que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, apenas por aparecer depois do pai, do filho, na fórmula batismal.

Não se trata de hierarquia; entre os três não existe o maior, pai, filho e Espírito Santo, são um só. Deus que continua em três pessoas distintas. Ele tem vontades, sentimentos, personalidade própria, santidade, dentre outras.

Veja todas as lições aqui.

 

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Silvania Soares

Graça e paz a todos! Meu nome é Silvania Soares, sou cristã há mais de trinta anos, congrego na Assembleia de Deus, tenho ministério de ensino e sou Bacharel em Teologia. Amo ensinar a palavra de Deus e formar novos pregadores. Comecei como aluna no clube de pregadores, onde, graças a Deus e ao conhecimento aquirido no clube, trabalho corrigindo as lições e efetuando os comentários bíblicos e também postando estudos.

Website:

3 Comentários

  1. Pingback: Esboço da Lição 05 – A Identidade do Espírito Santo

  2. Pingback: Lição Bíblica Dominical desta semana - A Igreja de Cristo

  3. Pingback: As Manifestações do Espírito Santo - Lição da Escola Bíblica Dominical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *