Jesus Cristo Glorificado | Apocalipse 1 Pregação

Jesus Cristo Glorificado – PREGAÇÃO Apocalipse 1.

E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; (Apocalipse 1:14).

Quem não gostaria de ver o que João viu pelo menos uma vez? Porque afinal, João viu a Cristo glorificado por 3 vezes.

A primeira vez que João viu Jesus glorificado foi no monte da transfiguração. Porém, ele mesmo não escreveu sobre isso em seu evangelho. E os demais evangelistas não deram detalhes do que viram e da aparência de Jesus. (Mt 17:1-8. Mc 9:2-8. Lc 9:28-36).

Mas a cada nova visão, João consegue identificar mais detalhes do Cristo Glorificado. E não somente isto, essa glorificação era esperada e desejada por Jesus quando estava na terra. (Jo 17:5).

A segunda vez que João vê o Cristo glorificado é aqui em Apocalipse 1. E os detalhes são:

1 – VOZ COMO DE TROMBETA E VOZ COMO SOM DE MUITAS ÁGUAS. (AP 1:10,15).

A voz como trombeta e a voz como som de muitas águas são do Pai e do Filho. Porque o Pai fala através do corpo do Filho, pois o pai não tem corpo. (Jo 4:24).

A pergunta é: De quem é cada voz?

É importante entender que a voz como som de muitas águas, voz como estrondo e voz de trovão são a mesma voz. Ela é descrita de formas diferentes por cada autor e situação mas é a mesma voz.

Porém, a voz de trombeta é distinta da voz de trovão. Barulho de muitas águas, cachoeira, trovão, estrondo são semelhantes. Mas não tem nada a ver com trombeta.

O profeta Ezequiel identifica a voz do Pai como voz de trovão dizendo que é: “…como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente…” (Ez 1:24).

E também na terra já se ouviu essa voz: “…a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão…” (João 12:28,29).

Portanto a voz de trovão é do Pai. Sendo assim, a voz do filho é de trombeta (Ap 1:15). E isso faz sentido já que Paulo diz:

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1 Co 15:52)

Essa trombeta que soará será a voz de Jesus Cristo dando um brado de vitória e chamando os santos para ressurreição, tal qual Ele chamou Lázaro para fora, assim será naquele dia.

2 – O QUE ELE FAZ

O Jesus agora Glorificado, tem algumas funções. Uma delas é falar ao ultimo apóstolo e pregador da ultima hora, que envie uma mensagem ás sete igrejas da Ásia.

É o que Jesus faz hoje em dia. Ele usa os pregadores da ultima hora, aqueles que sabem que o tempo esta próximo, para enviar mensagens de consolo, mas principalmente de CORREÇÃO ás suas igrejas. (Ap 1:11).

3 – ONDE ELE ESTA

No meio dos sete candeeiros de ouro e com sete estrelas nas mãos (Ap 1:12,13,16). Ele mesmo explica isso (Ap 1:20).

Jesus esta no meio das sete igrejas, isto é, o lugar de Cristo é no meio da igreja. O mundo só pode ver Jesus na igreja. A opinião que o mundo tem sobre Jesus é a mesma opinião que tem sobre a igreja e vice versa.

A pergunta é: Como sua igreja esta mostrando Jesus ao mundo? E como você mostra Jesus ao mundo?

4 – VESTES TALARES E CINTO DE OURO

As vestes talares e o cinto mostram poder, superioridade, hierarquia, destaque e honra. (Ap 1:13). Como também essas vestes e o cinto de ouro dizem respeito ao ministério sacerdotal de Cristo. (Hb 6:20. Ex 28:8).

João esta vendo o Cristo Glorificado na sua função sacerdotal. Porquanto diz:

Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. (Hebreus 4:14).

5 – CABEÇA E CABELOS BRANCOS

A cabeça branca fala de santidade, os cabelos brancos falam de eternidade. (Ap 1:14. Dn 7:9).

Porque Cristo é Deus. Como se vê em Apocalipse 4:8 os anjos adorando a Deus e dizendo “…Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.

A expressão “que há de vir” se refere a Jesus Cristo, portanto Ele é Deus, por isso, ETERNO. E embora tenha passado pela Terra, ele nasceu, cresceu, viveu, morreu, ressuscitou sem nunca cometer um único pecado, nem mesmo em pensamento. (1Jo 3:5. Rm 4:25. 2Co 5:21.Hb 4:15).

6 – OLHOS COMO CHAMA DE FOGO

Daí temos a expressão do olhar ardente, olhar penetrante (Ap 1:14). Isto fala de sua onisciência, tudo vê, tudo sabe, tudo conhece. Ninguém esta oculto do olhar de Cristo, de maneira que Ele vê toda a vida do homem. (Pv 15:3. Jr 32:19).

É o que Ele diz o tempo para as igrejas: Eu te conheço, eu te conheço, eu sei as tuas obras… (Ap 2:2,9,13,19…).

7 – PÉS SEMELHANTES AO BRONZE POLIDO

Pés falam do caminho que foi trilhado. Seus pés não são de bronze, mas brilham como bronze, isso é natural do corpo do Senhor glorificado. A mesma coisa viu Daniel e disse:

E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão. (Dn 10:6)

8 – ESPADA AFIADA (Ap 1:16)

A espada que saía da boca, como dizem alguns, é a maneira de se referir ao poder da palavra de Deus. E é o poder da espada do Espírito, isto é, impõe ordem, respeito, juízo e condenação. A qual até alguns de nós, os santos, poderemos usá-la contra as nações. (Ap 2:26,27).

Pois ele irá usar essa espada na segunda vinda, essa espada é a mesma vara de ferro com que regerá as nações (Ap 19:15. Sl 2:7-9).

A mesma vara de ferro é a espada que matará o exército do anticristo (Ap 19:21).

E não somente isto, mas sabemos que o Cristo foi atravessado com uma lança depois de morto, covardia (Jo 19:34), mas este mesmo Cristo tendo uma espada irá destruir o anticristo com um sopro, humilhação. (Is 11:4. 2Ts 2:8).

9 – ROSTO BRILHANDO COMO SOL

O rosto brilhando como sol é por causa da glória de Deus. Como diz João: Deus é Luz, e Nele não há trevas nenhuma. (1Jo 1:5).

A glória do rosto de Cristo Glorificado foi vista por João semelhante ao brilho do sol, no monte da transfiguração e também no Apocalipse. Mas por que Daniel viu essa glória como relâmpago?

Ele diz: “…e o seu rosto parecia um relâmpago…” (Dn 10:6).

Isso acontece, provavelmente, porque quando Daniel o viu, Ele ainda não tinha um corpo. Então a glória estava manifestada no seu rosto. Assim como vemos a glória manifestada em Sl 77:18. Ap 8:5. Ex 20:18. Ap 11:19.

E quando João o viu na transfiguração e também no apocalipse, o seu rosto é como Sol, porque agora ele tem um corpo, e a glória esta concentrada dentro Dele, e o brilho da glória salta para fora.

Essa foi a segunda vez que João viu o Cristo glorificado. A terceira, é em Apocalipse 19. Quando ele vê o Cristo Glorificado voltando a Terra, já na famosa segunda vinda de Cristo. Ele diz:

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. (Ap 19:11).

Aguardemos ansiosos, a vinda do todo poderoso, que virá em um cavalo branco sob as nuvens e todo olho o verá. Amém.

QUER APRENDER MAIS?

ESTUDE TEOLOGIA NO CLUBE DE PREGADORES. Acesse: https://clubedepregadores.com.br/

Uma resposta para “Jesus Cristo Glorificado | Apocalipse 1 Pregação”

  1. Avatar de Gean Carlos Varela Bernardo
    Gean Carlos Varela Bernardo

    Muito forte e maravilhoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies