A Parábola do Fermento – Três Medidas de Farinha na Vida do Cristão

Dia 16 – A Parábola do Fermento

Três Medidas de Farinha na Vida do Cristão

Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. (Mateus 13:33)

A parábola do fermento em três medidas de farinha tem uma base literal no antigo testamento (Gn 18:1-8). Essa história aconteceu de verdade com Abraão, Sara e os 3 visitantes.

Sara é a mulher que preparou 3 medidas de farinha e colocou fermento nelas. E isto foi feito a pedido de Abraão, por motivo de 3 visitantes que chegaram. Logo após, o juízo de Sodoma e Gomorra foi decretado.

É importante notar que os visitantes de Abraão, são uma clara teofania da divindade, que é: Pai, Filho e Espírito Santo.

  • Eles recebem adoração. (Gn 18:2).
  • Eles tem o poder de dar vida. (Gn 18:10).
  • Eles são chamados de SENHOR. (Gn 18:17).
  • Eles estão conectados um ao outro. (Gn 18:21-23).

Mas a narrativa de Gênesis deixa bem claro que é o Senhor Deus quem fala com Abraão. Tanto que Abraão intercede em favor de seu sobrinho Ló. (Gn 18:22-33).

E sendo assim, temos aqui Deus esperando que Abraão lhe faça uma oferta. E Abraão pede a Sara que faça 3 bolos, 3 medidas de farinha com fermento. (Gn 18:6).

Isto é, Abraão representa Cristo aqui na terra, que deixou seu ensino, seus mandamentos, suas ordenanças para sua esposa, que é a Igreja (Mt 16:18). Ou seja, Sara representa a igreja.

E após fazer isto, Cristo oferece um sacrifício a Deus. (Gn 18:7. Jo 19:30). E agora que tudo esta consumado, a igreja deve crescer e dar frutos. Por isso Ele diz:

“Por este tempo virei e Sara terá um filho”. (Gn 18:10). Como também afirma Paulo (Rm 9:7-9).

Por isso, temos a interpretação da parábola do fermento em três medidas:

Cristo é quem traz o reino dos céus para nós, deixando as ordenanças para sua igreja. Que deve fermentar 3 medidas de farinha.

As 3 medidas sendo fermentadas falam do crescimento do reino dos céus em nós e no mundo.

Pois é certo que esta parábola fala do crescimento do reino, pois vem em conjunto com a parábola do grão de mostarda. (Mt 13:31,32).

Fermento = Poder de influência do Reino dos céus, o evangelho, que é introduzido na nossa vida e no mundo e começa a fermentar, até fazer diferença total em nós!

Mulher = É a igreja. E por quê? Ora, porque é a igreja que tem o Espírito Santo e a Palavra de Cristo.

E é a igreja que esta fermentando esse mundo pelo poder do Espírito e da Palavra de Deus, desde que Cristo veio e pediu que ela preparasse bolos, enquanto ele ofereceu um sacrifício perfeito a Deus.

As três medidas de farinha, indicam o tempo. Pois logo após, veio juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra. (Gn 18).

  • Podem ser 3 grandes ondas de avivamento na história.
  • Podem ser 3 grandes eventos, como a descida do Espírito Santo, a propagação do evangelho mundial e o arrebatamento da igreja.
  • Podem ser 3 eventos de evangelismo mundial, o primeiro com os apóstolos, o segundo com os avivamentos que marcaram a história, e o terceiro a proclamação do evangelho eterno (Ap 14:6).

Mas seja como for, tudo ficou levedado, isto é, tudo foi influenciado, muito ou pouco, pelo fermento, o evangelho. Como Cristo mesmo diz:

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:14).

A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: O quanto este evangelho já mudou a minha vida?

Nós estamos contribuindo para espalhar o evangelho, e ajudar a fermentar nossa geração? Ou estamos atrasando a obra de Cristo vivendo como crentes que não influenciam ninguém?

Que o poder do evangelho fermente você até não conseguir dormir, sem antes falar de Cristo para alguém.

Uma resposta para “A Parábola do Fermento – Três Medidas de Farinha na Vida do Cristão”

  1. Avatar de Ailton Silva
    Ailton Silva

    Gostei muito da explicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies