Como Estudar a Bíblia e Ler em 1 Ano

Todo cristão deveria ler a bíblia toda pelo menos uma vez. Mas essa não é uma tarefa fácil. Antes mesmo de ler, é necessário aprender a como estudar a bíblia para não fazer uma leitura infrutífera e sem proveito. E para quem não faz a mínima ideia de como estudar a bíblia sozinho e ainda conseguir ler a bíblia toda em apenas 1 ano, vamos te ajudar nesse artigo.

Antes de você sair copiando e imprimindo modelos de plano de leitura da bíblia, é necessário observar que não adianta ler sem compreender o que se esta lendo. Por isso, vou te dar algumas dicas para mostrar como entender melhor a bíblia e assim, sua leitura anual terá mais proveito e será mais agradável.

como estudar a biblia

Como Estudar a Bíblia e Entender

Precisamos conhecer primeiro o livro antes de começar a lê-lo. Isso facilita a compreensão. Considere que a bíblia não tem um prefácio ou uma introdução pré-leitura e por isso, muito do que lemos não se entende facilmente. Então vamos fazer algumas considerações que vão funcionar como se fosse a introdução da bíblia, para que você ao iniciar o seu plano de leitura anual, possa entender pelo menos 70% do que esta lendo.

Dica 1: Considerar a data do Livro

A primeira dica de como estudar a bíblia evangélica é considerar que é um livro muito antigo, muito muito antigo mesmo! E por isso é bem diferente de ler um livro qualquer que foi escrito há apenas 4 anos atrás. A bíblia possui livros que foram escritos há mais de 2 mil anos atrás. Tendo isso em mente, chegamos a tirar várias conclusões:

A bíblia possui expressões e usos de linguagem que não são da nossa época e que precisam ser identificados e tratados como tal.

A bíblia possui frases de efeito, parábolas, ilustrações, modelos de exemplos, comparações e até palavras que não usamos mais hoje em dia. E precisamos identificar isso para não criar heresias ou fazer interpretações erradas.

Veja alguns exemplos práticos:

Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 1 Timóteo 3:3

A expressão “”…. não dado a vinho….”” é mal interpretada por alguns que dizem que o obreiro não pode tomar vinho. Mas o real significado dela é: Não dado a contenda. Paulo esta usando o vinho como figura ou símbolo de contenda. E ensina que o obreiro não pode ser alguém que vive se metendo em contendas. Se Paulo estivesse falando do vinho literalmente, estaria entrando em contradição quando disse:

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23

E é claro que esses versículos não são uma permissão para os crentes tomarem vinho, vigia irmão! Mas significa que naquela época, o vinho era muito utilizado para curar ou tratar enfermidades. Como na parábola do bom samaritano que deitou vinho e azeite nas feridas do homem abatido no caminho.

Outro exemplo;

Quando Jesus diz em Mateus 11:28 em diante: “”Vinde a mim, todos que estão cansados e oprimidos, que eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas.””

Jugo é uma peça de madeira colocada no pescoço de 2 bois, para que eles trabalhem juntos no arado. Ou seja, Jesus esta usando uma figura de linguagem que o povo da época entende muito bem.

Esses exemplos revelam a importância das ferramentas de auxílio para estudar a bíblia. Que são os dicionários bíblicos, comentários bíblicos, atlas e enciclopédia bíblica. Por isso, quando for estudar a bíblia em um ano, tenha em mãos essas ferramentas para te auxiliar e conseguir uma interpretação pura das escrituras.

Dica 2: Considere a Tradução e a Erudição

A bíblia não foi traduzida por analfabetos, mas por pessoas sábias, eruditas, renomadas, dignas de uma cadeira na academia brasileira de letras. E isso significa que a escrita, ou o texto bíblico é erudito, ou seja, não tem linguagem popular, mas sim uma linguagem difícil para os leigos.

Já acontece com você, de ler um pequeno parágrafo em um livro qualquer e não entender nada do que o texto esta falando? Justamente por causa da combinação sofisticada de palavras que o texto possui? Pois é, a bíblia é bem parecida com isso. E nesse caso, você vai precisar entender um pouco de gramática e usar sempre um dicionário português para te ajudar com palavras difíceis. Um Aurélio da vida já resolve.

Você deve estar pensando em desistir de estudar a bíblia sagrada ao perceber quantas ferramentas vai precisar para não fazer uma leitura sem proveito do tipo que você lê e 1 minuto depois já esqueceu tudo que leu, porque não entendeu nada. Mas eu tenho uma boa notícia para você, existe um curso muito bom para quem esta começando a estudar a bíblia, que você pode conhecer clicando aqui.

Aquecimento para Ler a Bíblia Toda em 1 Ano

Vamos conhecer agora um pequeno treinamento para pessoas que não tem o hábito de ler. Pra quem já pratica a leitura diária de livros e revistas, será mais fácil conseguir ler a bíblia toda em 1 ano; Mas aos que não possuem familiaridade com a leitura, nem adianta tentar seguir o cronograma de leitura anual que não vai conseguir. Você precisa primeiro se habituar a ler todo dia, para depois enfrentar o desafio do cronograma.

Você vai conhecer o aquecimento, o pré-treino e depois o treino definitivo. Assim, você estará capacitado para encarar a leitura da bíblia em 1 ano. O aquecimento é bem simples. Você deve escolher um livro de sua preferência, não precisa ser um livro da bíblia, mas deve ter no mínimo 100 páginas.

Após escolher o seu livro, o desafio é ler o seu livro todo dia, mesmo que você leia apenas 1 ou 2 páginas por dia, não importa. O importante é pegar no livro todo dia para ler, e não ficar um único dia sem ler pelo menos um pouco do livro. Esse aquecimento é para você inserir na sua rotina diária o hábito da leitura.

Pré-Treino para Leitura Anual da Bíblia

Agora que você conseguiu ler o seu livro, vencendo o desafio de ler todo dia, até o livro acabar, sem faltar um único dia. Então você esta pronto para começar o pré-treino. E o desafio é o seguinte, você vai começar a ler a bíblia agora. E precisa ler um livro inteiro da bíblia em apenas 1 mês. Continuando com o hábito de ler todo dia, sem ficar um único dia sem ler.

O objetivo disso é se habituar a ler a bíblia agora. Você vai perceber que ler um livro qualquer de sua preferência é bem diferente de ler a bíblia. Isso acontece porque muitos livros de hoje em dia possui uma linguagem popular, porém a bíblia é extremamente erudita.

Pegue o livro de provérbios que possui 30 capítulos, para ler em 1 mês, você deve devorar 1 capítulo por dia. O livro de provérbios é bem gostoso e interessante de ler, pois ele traz conselhos diversos e por isso, esse pré-treino será fácil de concluir. Mas não esqueça de manter o hábito de leitura diária, seja dia de semana, final de semana ou feriado, você deve ler todo dia, para que esteja pronto e capacitado a estudar a bíblia e devorá-la completamente em 1 ano.

Treinamento para Conseguir Ler a Bíblia Toda em 1 Ano

Agora que você já fez o aquecimento, já passou pelo pré-treino e já esta habituado e acostumado a ler todo dia. É hora de fazer o treinamento, que é bem puxado! Pois no cronograma de leitura bíblica anual você terá que ler de 2 a 4 capítulos por dia. E isso é bem diferente do que você veio fazendo até agora.

Pois no aquecimento, você leu um livro de sua escolha. E depois você leu apenas 1 capítulo por dia, do livro de provérbios. Isso não te habilita para ler 3 ou 4 capítulos por dia. E pra isso existe o treinamento que será tudo ou nada! Conseguindo concluir esse treinamento, você estará apto para encarar a leitura anual da bíblia.

O treino é o seguinte: Pegue o livro do profeta Isaías, ele possui 66 capítulos. Você deve devorar esse livro em 1 mês. Para isso, você terá que ler 2 a 3 capítulos por dia. Se você conseguir finalizar o livro antes do mês terminar, terá ótimas chances de conseguir ler a bíblia toda em 1 ano. E se você ler o livro de Isaías em 30 dias, terá chances medianas de conseguir ler a bíblia toda.

E então, consegue encarar esse desafio?

Esses desafios de aquecimento, treino e pré-treino também servem para verificar se você esta mesmo com vontade de ler. Pois se você não consegue nem mesmo se comprometer a ler um único livro, então como acha que vai conseguir ler a bíblia toda durante 365 dias sem parar?

Mais Dicas de Como Ler a Bíblia Toda em 1 Ano e Ainda Estudar…

como estudar a bibliaBom, quando você finalmente começar a ler a bíblia toda, seguindo o cronograma corretamente. Poderá usar um truque eu uso e funciona pra mim. Nos dias que você estiver com mais tempo para leitura, leia também o conteúdo do dia seguinte. Isso vai te dar 1 dia de vantagem! Mas não é pra você ficar sem pegar na bíblia no dia seguinte hein…

Use esse dia de vantagem para imprevistos, aqueles dias que são impossíveis de parar pra ler a bíblia, devido problemas e correrias. Por isso, se você tem vida corrida, é importante conseguir alguns dias de vantagem no cronograma. Leia 2 ou 3 dias do cronograma em um único dia se for possível.

Outra coisa legal para se fazer enquanto você lê a sua bíblia, é marcar palavras que você não entende, com marca texto ou lápis de cor. Assim, você pode consultar no dicionário português o significado daquelas palavas. Instale um aplicativo de dicionário no seu celular para agilizar a procura.

E para isso, é melhor você comprar uma bíblia nova, a qual você vai utilizar somente para leitura anual. E essa bíblia nova você vai colorir, destacar palavras e fazer marcações a vontade. A bíblia com letra grande é uma boa pedida para esse desafio, procure uma tradução com a qual você se sinta mais a vontade.

Não é recomendado usar uma bíblia de estudo para fazer a leitura anual. Pois os comentários podem lhe atrapalhar e até mesmo atrasar a sua missão. Então, há menos que você tenha muita disciplina e boa vista, não use uma bíblia de estudo para esse desafio.

Esta pronto pra começar? Tenho certeza que Deus será contigo.

Se você gostou dessa matéria, compartilhe nas redes sociais, use os botões de redes sociais que estão logo mais abaixo.

Se quiser baixar esse estudo para imprimir e levar para seus amigos, sua igreja, alunos na EBD e etc. Click Aqui e faça o download em PDF.

6 respostas para “Como Estudar a Bíblia e Ler em 1 Ano”

  1. Avatar de wilma Cristina
    wilma Cristina

    olá a paz do Senhor!!

    Gostei do seu planejamento de pre-aquecimento para leitura biblica .or

    Que a Graça do Senhor, permaneça contigo,

    Wilma

  2. Esboços de Pregações – 3 Motivos para não Usar

    […] for o primeiro caso, onde você não leu a bíblia, recomendo a leitura desse artigo: Como Estudar a Bíblia e Ler em 1 Ano . Pois um pregador precisa ter uma rotina de leitura da palavra de Deus para nunca ficar […]

  3. Avatar de Juninho Mendes
    Juninho Mendes

    Me ajudou muito este texto Manasses, que Deus continue abençoe esse ministério que Deus colocou em suas mãos

  4. Avatar de Marco Antonio
    Marco Antonio

    Gostei muito do planejamento que você mim passou que Deus ilumine meu irmão.

  5. Como Ganhar Almas? Como Pregar a Palavra de Deus?

    […] em dia, quando alguém procura saber como estudar a bíblia, normalmente não é para pregar e ganhar almas. Mas sim, para pregar e fazer agenda! Esta tudo […]

  6. Inspiração Divina e Autoridade da Bíblia – Pregador Manassés – Pregando a Palavra de Deus com Sabedoria

    […] existe na Bíblia um livro que seja mais inspirado que os outros. A bíblia no tempo de Jesus era formada pela lei de Moisés, os profetas, e os Escritos; mais uma terceira […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies