Ícone do site Pregador Manasses

O que Significa Crescer na Graça e no Conhecimento!

O que Significa Crescer na Graça e no Conhecimento! 1

A paz do Senhor amados irmãos, leitores e assinantes do nosso canal. Hoje vamos quebrar um dos maiores erros de interpretação da bíblia sagrada. Claro, que por parte dos pentecostais; são eles que mais cometem esse erro grotesco. E pensar que eu sou um pentecostal também, meus irmãos me envergonham nessas horas.

Muitos pensam que sabe exatamente o que significa: Crescer na graça e no conhecimento! Mas eles não fazem a mínima ideia do real significado desse versículo. Aliás, muitos pensam que foi Jesus quem disse isso. Outro erro clássico! E ainda tem o fato de quê; quase todo cristão sabe que esse versículo existe, mas 90% (ou mais), dos que sabem que isso é um versículo, não fazem a mínima ideia de onde ele esta localizado na bíblia sagrada.

Se você é um pentecostal, igual eu, e pensa que crescer na graça significa falar em línguas, pular, gritar, entregar profecia, receber novos dons de Deus, ter muita unção do Espírito Santo na sua vida e etc… Então, se prepare, pois crescer na graça não tem nada a ver com ser cheio da unção de Deus, ou pular, ou falar em línguas ou…. você já entendeu!

O que significa Crescer na Graça?

A bíblia interpreta a si mesma. Ou seja, podemos encontrar provas e confirmações de um texto em outros textos. E quando a bíblia fala de graça no novo testamento, normalmente esta apontando para o ato, ou a iniciativa, ou até mesmo a atitude de Cristo ao se entregar por nós na cruz, mesmo que você e eu não pedimos e muito menos merecemos ser salvos.

Graça significa: Favor não merecido. É quando alguém paga suas contas, sendo que você nunca ajudou aquela pessoa e nem conhece ela. Quando alguém que você não conhece, simpatiza com você e resolve te ajudar, mesmo sabendo que você é um ladrão, assaltante, fora da lei e não merece ser ajudado.

Quando falamos da graça de Deus, estamos falando da sua atitude voluntária de entregar seu filho em nosso lugar. Quando falamos da graça de Cristo, estamos falando da sua renúncia ao céu, e sua entrega total por nossos pecados. Esse favor que Jesus fez por você, mesmo sem você merecer, isso é a graça de Deus!

Então quando a bíblia fala que devemos crescer na graça, certamente não esta se referindo a ser batizado no Espírito Santo, muito menos esta dizendo que devemos buscar unção de Deus e profetizar.

Crescer na graça é simplesmente se aproximar da cruz. Ficar em pé diante da cruz, olhando a Cristo despido, sangrando e sofrendo, sabendo que Ele é inocente, não cometeu nenhum pecado, mas foi pendurado na cruz por causa dos seus erros, da sua desobediência, dos seus vícios, da sua infidelidade e de toda sorte de pecados que você já cometeu. Somente por causa disso, Jesus subiu a cruz. Levou a sua culpa.

Quando você fica diante da cruz, você deseja se culpar, deseja se penalizar e se condenar, pois sabe que Jesus, um homem tão bom, perfeito e puro, não merece pagar pelos seus erros. Então você quer fazer justiça, mas não consegue. Pois estás perdoado, mesmo não querendo o perdão, mesmo querendo pagar pelos seus pecados, já não pode mais, porque Ele sofreu e morreu no seu lugar e você foi liberto da tortura, da culpa e de toda a dor.

Diante da cruz, você acaba por se comportar como um ladrão que foi liberto da prisão, mas esta brigando com os guardas querendo voltar lá pra dentro, sabendo que merece ficar na prisão, mas eles não permitem que você entre dizendo que sua sentença já foi cumprida por um inocente.

Então você conclui que a única coisa que resta fazer é ser grato a Ele e passar o resto de sua vida agradecendo a Jesus Cristo pela salvação que lhe foi dada, sem merecer, sabendo que sua gratidão não cobre nem 1% do que ele fez por ti. Isso é crescer na graça.

Crescer na graça é amar a Jesus a cada dia mais. Crescer na graça é ser cada vez mais grato a Deus pelo seu gesto de amor incondicional. Crescer na graça é dizer o que Pedro disse antes de morrer, quando foi crucificado, ele falou: – Não mereço morrer igual ao meu Mestre! Então viraram seu corpo e ele foi crucificado de cabeça pra baixo.

Quando cantamos o hino 1 da harpa Cristã, Chuva de Graça. Estamos simplesmente pedindo pra que essa graça, essa preciosa graça, venha chover sobre nossas vidas. Ter a graça de Deus é ter a certeza da salvação e ser eternamente grato por ela.

E onde esta o Versículo que diz: Crescei na Graça e no Conhecimento?

Se pensou que estava em um dos evangelhos, se enganou. Aqui esta ele, 2 Pe 3:18.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

O que Significa crescer no Conhecimento?

Da mesma forma que mutos pensam que crescer na graça é falar em línguas e profetizar cada vez mais… Ao mesmo tempo pensam que crescer no conhecimento é ser um teólogo. Ou estudar cada dia mais a bíblia. Eu espero que você entenda que não estou dizendo pra não buscar o Espírito Santo, muito menos pra deixar de profetizar ou estudar a bíblia. Quero apenas corrigir essa forma errada de interpretar esse versículo bíblico.

Vejamos o que o apóstolo Pedro esta dizendo realmente:

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
2 Pedro 3:18

Crescei na graça…
Fica a pergunta: Crescer na graça de quem?
Resposta: de Jesus Cristo.

Crescei no conhecimento…
Pergunta: Do quê ou de quem?
Resposta: Crescei no conhecimento de Jesus Cristo.

Então ambos os temas apontam pra Jesus Cristo. Tanto o tema GRAÇA quanto o tema CONHECIMENTO. Mas Jesus Cristo é outro tema muito abrangente, ou seja, muito grande. E é por isso que Pedro esta dizendo: “…. crescei na… de nosso Senhor e Salvador…”

Ele apresenta a Cristo com título de salvador. Logo fica fácil entender que Pedro esta dizendo que devemos crescer no conhecimento de Jesus Cristo, aquele que é nosso salvador. Ou seja, devemos procurar entender mais sobre a nossa salvação. Em resumo Pedro esta dizendo: Cresça em conhecimento, mas não qualquer conhecimento e sim; no conhecimento que diz respeito ao Salvador. Logo, devemos estudar tudo que esta relacionado com a nossa salvação.

Você pode estudar a bíblia toda. Mas estudar sobre a salvação é fundamental conforme Pedro, ou melhor, conforme a própria palavra de Deus.

A Graça conforme o Apóstolo Paulo

É o apóstolo Paulo que fala muito da graça de Deus. E é por causa dele que temos o costume de dar a benção apostólica ao final dos cultos. Veja como Paulo termina suas cartas:

ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
Romanos 16:27

A graça do Senhor Jesus seja convosco.
O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus.
1 Coríntios 16:23,24

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
2 Coríntios 13:14

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém.
Gálatas 6:18

A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.
Efésios 6:24

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Filipenses 4:23

Esta saudação é de próprio punho, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco.
Colossenses 4:18

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
1 Tessalonicenses 5:28

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.
2 Tessalonicenses 3:18

a qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja convosco.
1 Timóteo 6:21

O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.
2 Timóteo 4:22

Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda aqueles que nos amam na fé. A graça seja com todos vós.
Tito 3:15

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Filemom 1:25

A graça seja com todos vós.
Hebreus 13:25

Você percebeu que com exceção da carta aos Romanos, em todas as outras Paulo se despede abençoando os irmãos com a Graça do Senhor Jesus Cristo? É claro que a carta aos Hebreus, não temos certeza se foi Paulo quem escreveu, mas ela também termina com a graça. E mesmo na carta aos Romanos, Paulo esta despedindo com a graça no verso 24.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. Rm 16:24

Não há dúvidas de que essa GRAÇA é algo de muito valor e importância para nós. E isso se deve ao fato de ser justamente o dom de Deus que nos torna capaz de alcançar a salvação através de Jesus Cristo. Ou seja, Paulo esta sempre abençoando os irmãos com a graça, isto porque a salvação é fundamental.

Veja o que mais o apóstolo Paulo fala sobre a graça

A Graça e o Poder de Deus

Agora que já sabemos o que é a graça. Vamos ver a relação que ela tem com o poder de Deus. Para poder interpretar corretamente o versículo a seguir:

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Já falamos aqui sobre o que é o poder de Deus. Na seção de estudo bíblico aqui do blog, você vai encontrar vários estudos, inclusive um deles sobre 1 Coríntios 2. Onde mostro em detalhes que o poder de Deus se refere a Cruz de Cristo, ou seja, ao evangelho. Pra resumir aqui, segue os versículos que provam isso:

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16 (ESTA DIZENDO QUE O EVANGELHO É O PODER DE DEUS).

E também em….

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios1:18 (ESTA DIZENDO QUE A PALAVRA DA CRUZ É O PODER DE DEUS).

Agora que sabemos o que é “graça” e o que significa “poder de Deus”. Podemos interpretar e compreender melhor o versículo em questão:

E disse-me: A minha graça (leia-se: salvação) te basta, porque o meu poder (leia-se: A cruz de Cristo) se aperfeiçoa na fraqueza (leia-se: pecado). De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Se for colocar uma legenda nesse versículo seria isso:

Poder de Deus ou de Cristo =  Palavra da Cruz.
Fraqueza = Pecado.
Graça = Salvação.

E quando Paulo diz que irá se gloriar nas suas fraquezas, não significa que ele vai começar a cometer mais pecados. Mas significa que ele já não se entristece por causa dos seus pecados, mas pelo contrário, agora ele se anima sabendo que a graça é mais forte e mais poderosa do que os seus pecados. Como diz também:

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De maneira nenhuma. (Rm 6:1,2)
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; (Rm 5:20)

Veja o que Paulo esta dizendo aos Efésios:

Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
Efésios 3:7
Ele foi feito ministro do evangelho, pela GRAÇA de Deus; essa mesma graça operou na vida dele conforme o PODER DE DEUS.

Finalizando…

Paulo não conseguia falar de outra coisa que não estivesse relacionada a cruz de Cristo. Talvez por isso, ele ganhou tantas almas, pois é justamente a cruz que nos salva, e é através dessa palavra que a graça de Deus nos alcança.