O Casamento de Deus – A Aliança Restaurada

A paz do Senhor Jesus meus irmãos. Hoje venho compartilhar com vocês mais uma pregação, porém essa é bem simples e de fácil compreensão; onde eu acredito que você irá prever o final da mensagem antes de chegar a ele. Mas o que há de mais lindo nessa palavra é que ela aponta para a cruz de Cristo, e nada, em toda a bíblia sagrada, é mais lindo, mais forte ou mais importante do que a cruz de nosso salvador.

Para quem gosta de aprender muito de bíblia, recomendo acessar nossa seção de estudos bíblicos. E se você prefere muito mais palavra, temos ainda as pregações evangélicas e o famoso, mas não menos importante, evangelho do dia. Mas vamos ao que interessa agora; O tema dessa pregação é…

O Casamento de Deus – Aliança Restaurada

A passagem de referência é: Evangelho de Mateus, 27; 50 e 51 parte A. Que diz:

E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo;

Ponto de Partida

Nós conhecemos perfeitamente bem a crucificação, onde Jesus entregou sua vida em sacrifício justo, perfeito e agradável a Deus em nosso lugar, para remissão dos nossos pecados. Sabemos que ele bebeu vinagre, levou uma quarentena de acoites, arrancaram a sua barba, uma coroa de espinhos cravaram em sua cabeça, foi escarnecido, zombado, humilhado, espancado, flagelado e seu rosto ficou desfigurado, tudo isso ele padeceu em nosso lugar, ao passo que diz Isaías no capítulo 53, que pelas suas pisaduras fomos sarados.

E justamente na hora da sua morte o véu do templo se rasgou de alto a baixo! Ora, qual a ligação do véu com a morte de Jesus? E por que nesse exato momento ele se rasga? O que isso prova? O que isso representa? É o que vamos descobrir nessa mensagem.

Introdução

Na história da crucificação, temos uma riqueza de detalhes que aconteceram e chamam a nossa atenção, como por exemplo; As pedras que se fenderam, os mortos que ressuscitaram, o sol que escureceu e o terremoto que sobreveio na terra e tudo isso na hora da morte de Cristo. Ou seja, a morte de Jesus causou diversas repercussões e mudanças imediatas perto e longe do local da cruz, o Gólgota.

Mas uma delas aconteceu dentro do templo em Jerusalém, o mesmo templo onde Jesus profetizou dizendo que seria destruído. O templo, era dividido em 3 partes, o átrio externo, o lugar santo e o lugar santíssimo que é mais conhecido como santo dos santos. Todos poderiam entrar no átrio externo para adorar, orar e trazer seus sacrifícios. Mas no lugar santo somente os sacerdotes podiam entrar. Nesse lugar santo ficava o altar do sacrifício, onde os sacerdotes ofereciam os sacrifícios pelos pecados do povo.

Mas no lugar santíssimo, ou mais conhecido como, santo dos santos, somente o sumo sacerdote poderia entrar. E esse sumo sacerdote deveria entrar no santo dos santos uma vez por ano para oferecer o sacrifício pelos pecados de sua família e todo o povo de Israel. O véu que se rasgou, ficava entre o lugar santo e o santo dos santos. Era uma cortina que separava os dois.

Dentro do santo dos santos ficava a arca da aliança, que representa a presença de Deus. Esse véu, não era uma cortina fina e transparente como a expressão “véu” poderá te fazer pensar. Mas era uma cortina com 12cm de espessura e tão forte e pesada, que se amarrassem cordas nas duas pontas da cortina e colocassem cavalos na outra ponta das cordas para que puxassem a cortina em direções opostas, ainda assim não seria possível rasgá-la ou cortá-la. Era um véu muito forte, resistente e pesado. Nem mesmo uma tesoura afiada de jardineiro poderia cortar esse véu.

É obvio que existe um significado profundo para que um véu tão forte e resistente como esse, venha se rasgar do alto a baixo bem no momento em que Jesus entrega o seu espírito a Deus. E para entender isso, precisamos voltar no tempo bíblico e descobrir quando e por que esse véu foi criado. Esta pronto pra fazer uma viagem bíblica comigo?

Desenvolvimento

Então quando foi que surgiu o véu? Por quê e pra quê ele foi criado?

O véu foi uma orientação de Deus para Moisés no monte Sinai, junto com toda a orientação e instrução sobre a lei que compila o antigo testamento. Mas por que Deus entregou a Moisés centenas de páginas de instruções, mandamentos e orientações para cumprir junto ao povo de Israel? Por que Deus marcou uma reunião no monte Sinai apenas para entregar tudo isso a Moisés?

Deus não poderia entregar a lei para Moisés dentro do tabernáculo? Ou em qualquer outro lugar onde Moisés costumava orar e falar com Deus? Por que tinha que ser no monte Sinai e porque todo o povo de Israel precisava estar presente nesse dia? Se Deus iria falar somente com Moisés, por que ele convocou a presença do povo de Israel?

Comentário que chama a Atenção

Na verdade o nosso Deus, não marcou uma reunião apenas pra falar com Moisés no monte Sinai. Ele marcou também com o povo de Israel, pois o plano original de Deus era falar com o povo face a face, ter intimidade com todos; Deus não queria ter um intermediador entre Ele e o povo. Essa história nós conferimos no capítulo 19 de Êxodo.

Aplicação Básica

Quando você planeja gerar um filho, você não o faz para que ele seja adotado. Você planeja e se prepara pra quando seu filho nascer. E uma vez que ele nasceu, você deseja cuidar dele, ficar com ele, andar com ele… Em nenhum momento você pensa em abandonar seu filho.

E foi o que Deus fez. Ele criou o homem para andar com Ele, ficar com Ele. Deus nos criou, ele é nosso pai; Fomos criados para viver em intimidade com Deus. O Senhor nunca planejou nos abandonar, nunca esteve nos planos de Deus nos deixar pra sermos criados pelo mundo e nem por satanás. Mas infelizmente o Homem quebrou a aliança com Deus quando cedeu ao pecado no Édem.

E desde então, nosso papai vem tentando restaurar a aliança comigo e com você. O antigo testamento é prova disso, onde por várias vezes Deus seguiu por caminhos cujo objetivo era restaurar a aliança, porém essa aliança só foi verdadeiramente restaurada na morte e ressurreição de Jesus Cristo!

Agora, eu te pergunto: Por que? Por que você quebrou a aliança com Deus? E se você pensa que não quebrou aliança coisa nenhuma; se você acha que esta tudo bem entre você e Deus; então me responde: Por que você não ora mais na madrugada? Por que você não vai mais na consagração? Por que você continua fazendo pequenas coisas, que você sabe que não são certas, mas por terem consequências mínimas você continua fazendo e ainda tem coragem de dizer que é o seu trabalho e é a ultima vez e que você precisa disso.

Você abaixa a cabeça quando entra na igreja? Se não, onde esta o seu temor? Você faz questão de orar e se humilhar toda vez que dobra os joelhos? Se não, então você esqueceu quem é o seu Deus? Suas orações são repetidas? Se sim, saiba que isso não é relacionamento. Você chora pelas almas que foram perdidas? Você ainda sente a chama do Espírito Santo queimar no seu coração? Se não, então você quebrou a aliança faz tempo e acha que esta tudo bem. Hoje em dia, é possível estar casado e não ter intimidade com a esposa.

Desenvolvimento

Deus sempre desejou ter um relacionamento com o Homem desde o início da humanidade. No jardim do Édem quando Deus criou Adão, a bíblia diz que todo dia pela tarde, Deus descia no jardim pra falar com Adão, na viração do dia! E isso significa por volta das 6 horas da tarde. Por que Deus vinha conversar sempre no final do dia? Imagina Deus chegando pra conversar com Adão? Como seria isso?

Deus: E então Adão, tudo bem? Como foi seu dia hoje?
Adão: Ah meu Senhor. Foi incrível. Hoje eu dei nome á todos os animais do campo e amanhã eu vou dar nome a todos as aves dos céus! E já estou pensando e tendo algumas ideias de nomes aqui.
Deus: Muito bem Adão, conte pra mim quais os nomes dos animais do campo.
Adão: Sim, claro. Mas olha que são muitos, isso vai demorar hein!
Deus: Demore o quanto você quiser meu filho, pois separei esse momento pra estar com você. E quero muito lhe ouvir. Depois ainda quero saber quais são suas ideias para nomear as aves dos céus amanhã; não tenha pressa, porque esse momento é nosso.

Essa é uma imagem da comunhão que Deus tinha com Adão, e é a mesma comunhão que Deus quer ter contigo!

Ah!
Eu imagino o tamanho da decepção do nosso Deus quando Adão e Eva comeram do fruto proibido! O quanto ele não sentiu por causa disso? E de lá pra cá, Deus vem o tempo todo tentando ter intimidade com o homem novamente.

Deus esta há todos esses anos segurando uma plaquinha com seu nome na frente. Ele esta esperando você chegar daquela viagem que você resolveu fazer pelo mundo, pelas redes sociais e pelas suas ambições; Ele espera que você veja o seu nome na placa, por que assim que você perceber que é o seu nome que Ele esta segurando; Então o Senhor vai virar a placa do outro lado e lá esta escrito: Ainda quero ser seu amigo!

casamento de Deus - alianca

O Casamento de Deus

O dia em que Deus entregou toda a lei para Moisés no monte Sinai, já estava marcado desde o capítulo 3 do livro de Êxodo, onde Deus aparece a Moisés do meio de uma sarça e ali fala com ele. Deus aparece e explica a situação pra Moisés, de que ele seria o libertador de Israel e como Moisés não acreditou de início, Deus lhe disse no versículo 12 do capítulo 3:

Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.

Deus estava marcando um encontro no monte sinai com Moisés e principalmente com o povo de Israel. Parece que da mesma forma que Deus se apresentou a Moisés do meio da sarça, Ele também queria se apresentar ao seu povo! Como um noivo se prepara para pedir a mão de sua noiva em casamento, assim Deus o fez, marcando o encontro com Israel no monte Sinai.

Nos próximos capítulos do livro, nós vemos Deus em ação pelejando e lutando contra Faraó! Como um príncipe encantado que enfrenta qualquer inimigo para salvar a donzela em perigo, da mesma forma nosso Deus lutou contra o dragão malvado por nome de Faraó! E Deus investiu contra ele todas as suas pragas, onde cada praga era uma retalhação contra um dos deuses do Egito; Sim, no Egito tinha muitos deuses e ao enviar aquelas pragas, nosso príncipe esta dizendo: Só existe um Deus, o Eu Sou! Até que o dragão não resistiu e enfim, nosso príncipe, o Deus todo poderoso, consegue libertar a donzela em perigo, que é Israel; para finalmente pedi-lá em casamento no monte Sinai, se tornar o seu Rei e viver felizes para sempre.

E agora, uma vez libertos do Egito, chega o momento de Deus declarar o seu amor pela noiva. Deus entrega o seu dote e abre seu coração para a donzela que Ele havia salvo! Eu imagino Moisés dizendo: Deus, quais são suas intenções com Israel? E Deus abre uma caixinha de camurça e mostra uma pérola!  E então responde a Moisés e revela suas reais intenções:

Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
Êxodo 19:4-6

Deus faz essa declaração linda e magnífica, que é o pedido de casamento a Israel. Mas para se casar com alguém da realeza, ou seja, para se casar com um príncipe, a donzela precisa atender alguns requisitos, por isso nosso Deus esta dizendo; Se ouvirdes a minha voz e guardares a minha aliança…

Então Deus marca o dia do casamento e pede para que sua noiva se prepare, para encontrar com Ele. O Senhor deseja que a noiva esteja limpa e ataviada para a chegada do noivo. Veja:

Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,
E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.
Êxodo 19:10,11

No terceiro dia, é feito a cerimônia de casamento no monte Sinai. E o noivo se aproxima alegre, esperançoso e sorridente, mas o seu sorriso causa trovões e relâmpagos e a sua empolgação traz consigo um terremoto abaixo dos seus pés no monte Sinai, além do fogo que é normal diante da sua presença, o mesmo fogo da sarça que Moisés viu no primeiro dia que Deus se apresentou a ele.

E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.
Êxodo 19:16-19

Você já ouviu música de casamento? Começa baixa e vai aumentando, certo? Você já viu casamento sem música? No casamento de Deus também não iria faltar música, mas como estamos falando de Deus, logo seu casamento envolve fogo, trovões, relâmpagos, terremotos e muito mais… Esse é o nosso Deus em grande estilo.

Percebe a alegria de Deus em ter marcado esse encontro triunfal e maravilhoso? E Deus ordena a Moisés que faça a leitura daquilo que seria a certidão de casamento, que são os 10 mandamentos, escritos em pedras para que ninguém possa apagar, assim como ninguém jamais conseguirá apagar o amor de Deus pelo seu povo. E quando chega o momento de dar o beijo e consumar o casamento; infelizmente a noiva, com muito medo, sai correndo e abandona Deus no altar do monte Sinai.

E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
Êxodo 20:18,19

Eles sentiram o peso da responsabilidade que seria se casar com Deus; preferiram então continuar apenas no namoro sendo intermediados por Moisés. Isso certamente alterou os planos de Deus, que mesmo sendo rejeitado, intentou ainda fazer de Israel a sua esposa.

O Desejo de Deus em Reconquistar sua Noiva

De lá pra cá, Deus marcou uma nova data no casamento, agora porém, será diferente. Ele não vai pedir que a noiva se lave e se atavie 3 dias antes, pois ele mesmo vai santificar sua noiva. Ele também não vai mais falar através de Moisés, porque pretende conversar direto com sua pretendente.

Na tentativa de casamento anterior, Deus tentou a moda antiga, falando com o responsável da moça e pedindo a ele a permissão para casar. Mas agora, nesse novo casamento, Deus não falará mais com o pai da noiva, mas sim, ele irá se dirigir direto a ela, irá conquistar sua confiança, irá se tornar conhecido dela e quando ela estiver encantada, finalmente Deus irá declarar o seu amor. Esses foram os planos de Deus após ser rejeitado:

Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Jeremias 31:31-34

Deus não desistiu de se casar. Pelo contrário, Ele está agora mais do que decidido a conquistar a sua amada. Agora ele virá com força total e dará tudo de si para lhe conquistar. Vejamos um pouco de tudo que Deus fez para conquistar sua noiva e pedi-la em casamento pela segunda vez.

Deus percebeu que sua noiva precisava de um pretendente que tivesse muito em comum com ela. E Ele, sendo Deus não poderia se aproximar porque iria assustá-la. Então veja o que Ele resolveu fazer;

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Filipenses 2:6,7

Deus percebeu que a sua noiva tinha doenças e enfermidades, e resolveu sarar sua amada.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si;
Isaías 53:4

Deus percebeu que a sua noiva tinha uma dívida muito alta. E por isso, ele resolveu pagar essa dívida, afinal, Deus estava disposto a fazer tudo para conquistar sua amada.

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21

Deus percebeu, que ainda assim, era necessário provar o seu amor pela sua amada.

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5:8

E após fazer todas essas coisas, Deus enfim ganhou a confiança da sua amada. Por isso, ele precisou rasgar o véu. Pois aquele véu representa a separação entre Deus e sua pretendente. Aquele véu era a parede de separação que havia entre Deus e seu povo.

Somente o sacerdote podia antes atravessar o véu, como sendo o responsável pela noiva, o sacerdote atravessava aquele véu uma vez por ano para falar com Deus. E o assunto deles? Era falar da noiva.

Deus: E como vai a minha pretendente?
Sacerdote: Ela ainda não aprendeu a se comportar como uma princesa. Continua fazendo coisas de camponesa. Por muitas vezes atua como se fosse uma escrava.
Deus: Eu já entreguei a minha lei para que você transmita pra ela; para que a minha noiva aprenda a se portar como uma princesa, para ser e estar a altura de se casar comigo, quando enfim juntos reinaremos.
Sacerdote: Sim, sim, receio que isso esteja um pouco longe de acontecer; estamos ensinando a sua lei, mas sua noiva aprende muito devagar. E por muitas vezes se esquece do que aprendeu e volta a vida de antes.
Deus: Sabe qual é a minha maior vontade sacerdote? A minha vontade é de rasgar esse véu para que minha noiva possa correr até meus braços aqui mesmo no santo dos santos, onde nos abraçaremos e poderemos ficar juntos pelo tempo que quisermos.
Sacerdote: Isso é como um sonho impossível. Sua pretendente tem muito que aprender e por isso trago aqui, uma oferta como pedido de desculpas por te fazer esperar durante todos esses anos.

Por isso, vendo que não havia outra solução, o Senhor Deus fez o maior dos sacrifícios para ter a liberdade de estar com sua amada de uma vez por todas! Para rasgar o véu, entregou-se a si mesmo na cruz, para libertar sua noiva de todas as garras do pecado, por isso Paulo diz:

….Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens. Efésios 4:8

O cativeiro que prendia a sua noiva, ele levou cativo, a prisão que aprisionou sua amada por séculos, o Senhor Deus com um único ato, prendeu aquilo que nos prendia, para que pudéssemos desfrutar da liberdade.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

Agora que o véu foi rasgado, finalmente Deus realizou o sonho de não mais se encontrar apenas com o Sacerdote ou representante, mas sim, com a sua noiva de fato. Com o véu rasgado podemos viver intensamente o amor de Deus, podemos falar diretamente com Ele, podemos nos achegar a Ele sem constrangimento, sabendo que Ele nos ama. De maneira que não temos outra opção a não ser retribuir tão grande amor daquele que tudo fez por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38,39

O Novo Casamento Vai Acontecer em Breve…

O noivo e a noiva estão juntos finalmente, amando-se cada vez mais. E o noivo já marcou a data do novo casamento. Porém, ele preferiu não contar a sua noiva, para lhe fazer uma enorme surpresa.

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Marcos 13:32

Dessa forma, as esperanças da noiva se renovam a cada dia, sabendo que esta mais próximo o grande dia de finalmente se casar.

Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. Salmos 130:5

E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.
2 Tessalonicenses 2:16,17

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1 Pedro 1:3

E o noivo promete uma grande festa para essa ocasião. Por isso o véu do Templo se rasgou de alto a baixo, como símbolo de uma união que em breve será eterna.

QUER APRENDER A PREGAR ASSIM? ENTRE PARA O CLUBE DE PREGADORES

Gostou dessa mensagem? Gostaria de baixar para imprimir? Click aqui para baixar e imprimir.

10 respostas para “O Casamento de Deus – A Aliança Restaurada”

  1. Avatar de Andressa
    Andressa

    A Paz irmão!

    Lindo, mensagem edificante!!

    Obrigada e muitas bençãos de Deus para sua vida!

  2. Avatar de Jessé
    Jessé

    Glória DEUS e aleluias! Que linda mensagem. Maravilha! JESUS te ama.

  3. Avatar de Elias
    Elias

    Glória à Deus!

    Mensagem fortíssima.

    Deus abençoe!

  4. Avatar de FABRICIO LARRY BARRIGA UCHÔA
    FABRICIO LARRY BARRIGA UCHÔA

    A graça e paz querido Ministro, muito edificante a mensagem, apesar de pouco tempo no evangelho de cristo, mais ja aprendi a desfrutar do melhor de Deus que é o alimento espiritual e essa mensagem é o nectar, que o senhor continue te usando tremendamente e que nos possamos pregar a palavra ate a chegada triunfal do noivo, que o senhor te abençoe fortemente e um forte abraço.

  5. Avatar de marcelo brito
    marcelo brito

    A paz meu querido irmão. Parabéns pela bela mensagem. Que o Senhor continue com suas potentes mãos sobre tua vida. Gostaria de ver um convite aos gentios a participar da benção do véu ter se rasgado. Salvo engano desse servo me pareceu que o véu foi rasgado somente para Israel.

  6. Avatar de CREUSA ALCANTARA
    CREUSA ALCANTARA

    AMEI ESTA PREGAÇAO

  7. José, O Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter – Pregador Manassés – Pregando a Palavra de Deus com Sabedoria

    […] com sua noiva, aina porque seria um grande infame contra Maria sua amada, mesmo depois do casamento casamento continuou sem toca-lá, mostrando sua conduta de honra e obediência. Devemos seguir o exemplo de […]

  8. Família, Projeto de Deus em Nossas Vidas Proteção e Sustento

    […] a família. Desde Gênesis, vemos a monogamia como como o modelo de união criado por Deus para o casamento e a família. Porém o primeiro registro de bigamia também está no livro dos começos. Lameque, […]

  9. Lição Bíblica da EBD – O único Deus verdadeiro e Sua Criação

    […] raça humana teve seu nascimento, ou seja sua origem em Deus, através de Adão. No sexto dia criou Deus o ser humano, o homem recebeu de Deus a […]

  10. Lição da Escola Bíblica Dominical – Uma Promessa de Salvação

    […] o aperfeiçoamento vai depender da vida constante em dependência de Deus em todas as áreas da vida, e isso se chama […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies