Os Principais Ataques Contra a Bíblia
Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; (1 Timóteo 4:9)
Quando um ataque é feito contra a bíblia, principalmente por parte de ateus, ele pode prejudicar a fé dos crentes que ainda não tem conhecimento bíblico suficiente para se defender dos ataques.
Alguém já colocou dúvidas em você com relação a bíblia sagrada? E como você se sentiu com isso? Não seria bom ter uma boa resposta na ponta da língua?
Vamos colecionar algumas respostas com base científica.
AUTORIDADE DA BÍBLIA SAGRADA
Um dos principais ataques contra a bíblia é em relação a sua autoridade, ou seja, dizem que é um livro velho, que não tem fonte original e que é tudo cópia de cópias. O que dizer sobre isso?
É muito simples. A bíblia é dividida em antigo e novo testamento. O antigo testamento traz a lei de Moisés, os históricos e os profetas. E estes livros foram muito bem preservados pelos judeus, tanto, que ainda hoje muitos judeus seguem a lei de Moisés.
Logo, o antigo testamento é extremamente confiável devido a devoção dos judeus, pois é o livro que os manteve vivos até hoje.
Todas as nações do tempo de Moisés e Josué, da terra de Canaã, a antiga palestina, todas elas sem exceção, morreram e desapareceram na história. Mas a nação de Israel sobreviveu todos esses milênios por causa de um livro, o antigo testamento.
Quanto ao novo testamento, ele foi escrito alguns anos depois da ressurreição de Cristo, no ápice da propagação do evangelho.
E com o crescimento extraordinário da igreja, muitas cópias foram feitas dos evangelhos e das cartas dos apóstolos para que toda igreja pudesse receber as instruções dos apóstolos.
Sendo assim, os cristãos passaram muitos anos só fazendo cópias e mais cópias, porque todo salvo em Cristo queria ter uma cópia do evangelho e das cartas dos apóstolos.
E isso é comprovado pela ciência, nenhum ateu inteligente pode negar isto, que é: O novo testamento tem autoridade porque é o livro que possui mais cópias do que qualquer outro do seu tempo! E isto significa que ele é um best-seller eterno!
Porque foi espalhado incansavelmente no primeiro século, e continua sendo o livro mais vendido no mundo até hoje.
Nem a Odisseia e muito menos a Ilíada, que são escritos antigos famosos, nem mesmo eles possuem tantas cópias como o novo testamento, que chega a 5.700 manuscritos em grego.
Isso faz da bíblia o livro de maior autoridade, devido sua importância em todas as épocas. E não somente isto, ninguém morre por livro nenhum, mas pela bíblia, pessoas morrem até hoje crendo que ela é a verdade.
O LIBERALISMO RELIGIOSO
Liberalismo religioso ou ainda, liberalismo teológico é um ataque contra a bíblia que vem de pessoas religiosas sem temor a Deus. São chamados teólogos liberais, ou teologia liberal.
O que eles fazem?
Eles querem interpretar a bíblia pela ciência, como se a ciência fosse autoridade maior que a bíblia. Isso é heresia e falta de fé no poder da palavra.
Nós dizemos: A Bíblia É a Palavra de Deus.
Eles dizem: A bíblia Contem a palavra de Deus.
Um deles, muito conhecido no Brasil, disse em um de seus sermões que é possível que a teoria da evolução tenha razão. Segundo ele, essa teoria faz mais sentido do que Deus criar um boneco e soprar nas suas narinas.
Outros dizem que a teoria do big-bang é verdadeira, e que quando Deus disse: Haja luz, foi a explosão do big bang.
Eles são fortes em ciência, mas fracos de bíblia, pois como o haja luz foi uma explosão que criou todas as coisas, sendo que antes disso, o céu e a terra já estavam criados? (Gn 1:1).
Como identificar um crente liberal ou um teólogo liberal?
A principal característica dos liberais é que eles são contra o dízimo. Existe uma confusão na internet sobre o pastor Paulo Junior.
Muitos pensam que ele é contra o dízimo, por causa de um de seus sermões que foi tirado do contexto, onde ele critica as igrejas que pedem muito dinheiro.
Mas o pastor Paulo Junior é a favor do dízimo, ele é presbiteriano tradicional, e quem frequenta a igreja dele em Franca SP, sabe disso, eles são a favor de devolver o dízimo.
É dos liberais que vem o movimento desigrejados, ou não-congregados, que criticam a igreja e dizem que podem servir a Deus sem frequentar igreja nenhuma. (Hb 10:25. Sl 122:1. Mt 18:17).
Outra característica dos liberais, é que muitos deles são contra colocar nome em igreja. Eles dizem: Somos a igreja primitiva, a igreja do Senhor e pronto! Mas quando precisam fazer um site, daí inventam qualquer nome!
Dos liberais surgem muitas heresias e erros grotescos de interpretação bíblica. Alguns deles dizem que: Jesus foi crucificado numa quarta feira, para que pudesse ficar 3 dias e noites morto (Mt 12:40).
Como disse, são bons de ciência, mas péssimos de bíblia. Pois a bíblia diz claramente:
E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,(Marcos 15:42).
Deixando bem claro que Jesus foi crucificado na sexta, passou o sábado no sepulcro, mas no domingo de manhã ressuscitou. (Mc 16:1,2).
Você vence um liberal apenas estudando mais a bíblia.
A DIVINDADE
Outro ataque contra a bíblia, é em relação à divindade; Isto é, o Deus Tri-Uno! São os chamados Unicistas. Suas igrejas são facilmente identificadas pela palavra: UNIDA.
Eles dizem que Jesus é o Espírito Santo e ao mesmo tempo é Deus. Ou seja, eles negam que existe Pai, Filho e Espírito Santo. Para eles são apenas 3 nomes da mesma pessoa. E não são!
A bíblia é muito clara sobre isto, veja:
- A bíblia diz que a Deus, o Pai, agradou moer o filho na cruz. (Is 53:10).
- A bíblia diz que Deus, o Pai, atende a oração de Jesus, o Filho, para enviar o Espírito Santo. (Jo 14:26).
- A bíblia mostra um momento onde o Pai esta nos céus falando, o Filho esta na terra sendo batizado, e o Espírito Santo esta entre o céu e a terra descendo sobre Jesus. (Mt 3:16,17).
- Na cruz Jesus diz: Deus meu Deus meu, porque me desamparastes? Indicando claramente que o Filho na cruz é um, mas o Pai no céu é outro. (Mt 27:46).
- E o próprio Jesus fala do pai como sendo outra pessoa que é sua testemunha. (Jo 5:31,32,37).
Outro ataque contra a divindade muito conhecido, vem dos testemunhas de Jeová. Eles negam a divindade de Cristo, dizem que Cristo não é eterno, mas que foi criado pelo Pai, portanto não é Deus.
Ora, quanto a isso, a bíblia deixa claro que Jesus é Deus. Pelos seus nomes o sabemos: Emanuel, é Deus conosco. (Mt 1:23). E não somente isto, mas é Maravilhoso e Deus Forte. (Is 9:6).
O FEMINISMO
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. (1 Coríntios 11:11,12)
Um cristão pode ser feminista? Nos anos 50 sim, hoje em dia não! Infelizmente o feminismo de hoje esta atacando a bíblia sagrada, nessas condições o cristão verdadeiro que ama a bíblia, jamais irá concordar em diminuir a autoridade da bíblia.
Quando o movimento feminista começou, suas reinvindicações eram puras. O direito de votar, o salário igual ao do homem para o mesmo tipo de trabalho, o direito a educação… E tudo isso é muito bom!
A bíblia diz que o homem e a mulher foram criados iguais. (Gn 1:27). E nesses termos sim, o Cristão não só pode, mas deve apoiar tal movimento. Pois as primeiras feministas na história surgiram na bíblia sagrada.
São 5 mulheres de valor que foram atrás dos seus direitos e Deus atendeu o pedido. (Nm 27:1-11).
Porém, o movimento feminista hoje é leviano.
Sabia que a liderança desse movimento esta querendo mudar a bíblia? Chamar Deus de Sofia, tirar a palavra “Pai” da bíblia quando se refere a Deus, e tirar a palavra “filho” quando se refere a Jesus e acabar com todo tipo de gênero na bíblia? Sabia disso?
Sabia que o movimento feminista dos dias de hoje vem atacando a bíblia e a família cristã, questionando o ensino bíblico, quando a bíblia diz que o homem é a cabeça da mulher?
E que fazendo isso, esse movimento esta atacando nossa fé, nossos valores, e contribuindo para a destruição da família? Pois o resultado disso é que as mulheres estão ficando contra os homens.
Por isso, hoje em dia um cristão convertido irá por conta própria decidir por não apoiar tal movimento.
Pois pelo fato de não entenderem na íntegra o que a bíblia diz a questionam!
Como se um ou uma feminista que não teme a Deus, tivesse condições de interpretar a bíblia lendo uma vez ou outra, sendo que ao longo da história homens e mulheres deram suas vidas inteiras na dedicação da interpretação das sagradas letras.
O movimento feminista prega que a bíblia é machista, e coloca essa ideia na cabeça das jovens, que se ainda não tiverem uma fé firme na palavra de Deus irão acabar abandonando a fé, achando que Deus é machista.
Como defender esse ataque do movimento feminista atual?
É simples. Entendendo realmente o que a bíblia diz.
Por exemplo, quando a bíblia diz que o homem é o cabeça da mulher (1Co 11:3). Isso não diminui a mulher em nada. Pois a bíblia usa essa mesma expressão para dizer que Cristo é o cabeça do homem, e ainda usa a mesma expressão para dizer que Deus é a cabeça de Cristo.
Se essa expressão fosse pejorativa, ofensiva, diminuindo as mulheres, então o homem também seria diminuído pela mesma expressão, e pior, Cristo também seria diminuído.
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1 Coríntios 11:3).
O grande problema das pessoas hoje em dia, é que elas não estudam a bíblia suficiente e tiram conclusões precipitadas. Por exemplo;
A principal reclamação dos feministas é que a bíblia diz que o homem é o líder, o cabeça, a autoridade. Autoridade hoje em dia é mandar, dar ordens, tomar decisões e etc. Isso é ser chefe, governar, liderar conforme o mundo.
Porém, na bíblia sagrada, autoridade não tem nada a ver com isso.
Na bíblia:
- Autoridade não é mandar, pois as ordens para nossa vida já foram estabelecidas por Jesus.
- Autoridade na bíblia não é tomar decisões, pois nós devemos buscar em Deus auxílio para as decisões importantes da vida.
- Autoridade na bíblia não é criar regras, impor fardos e cargos, pois Jesus veio para isto mesmo, nos libertar de toda religiosidade. A fim de que não nos prendamos debaixo de jugo nenhum, mas andemos com Ele, pois seu jugo é suave e seu fardo é leve.
Então o que é autoridade e liderança na bíblia que foi conferida ao homem?
Autoridade na bíblia é: Ser o Responsável!
Quando a mulher comeu do fruto, nada aconteceu. O responsável é o homem, por isso, quando o homem comeu, Deus vem para prestar contas com Ele, embora Eva tivesse comido primeiro, Deus veio tirar satisfações com o homem. (Gn 3:1-10).
Ser homem é chamar a responsabilidade para si, de tudo que sua mulher ou filhos fizerem, você não deixa o peso da culpa, da dor, da acusação, cair sobre sua mulher ou sua família;
Mas como homem e autoridade na sua casa, você entra na frente e recebe no lugar deles a culpa, a consequência, o preço, a dor, a acusação, porque isto é ser autoridade, é ser responsável, isto é ser HOMEM.
Paulo ensina isso da seguinte maneira dizendo: Amai vossas mulheres, como Cristo amou a igreja… (Ef 5:25).
Autoridade na bíblia é: Ser o Protetor!
Quando uma criança se sente ameaça, ela corre para seus pais. Pra quê? Pra receber ordens? Claro que não. Mas para sentir-se protegida. Isso é autoridade, proteção!
Mesmo adultos, quando nos sentimos ameaçados, corremos para Deus, reconhecendo a autoridade Dele sobre nós, confiando que Ele pode nos proteger do mal.
Quando uma mulher tem um homem de verdade em sua vida, ela sabe que pode correr para os braços Dele, sempre que se sentir ameaça ou insegura.
Toda mulher se sente muito bem, quando tem um homem em sua vida que a protege em qualquer situação.
É por isso que a mulher vem da costela do homem, bem abaixo do braço, para que Ele a abrace e proteja.
Autoridade na bíblia é: Ser o Provedor!
Assim como nós esperamos as provisões de Deus, a família espera a provisão do chefe, a autoridade da casa. Isso significa dizer que a bíblia é contra homens preguiçosos.
Para ser Homem á luz da bíblia, você precisa ser trabalhador dedicado, a fim de trazer o sustento que sua família precisa. E sustento não é só casa, roupas e alimentos.
Mas é a casa que atenda os caprichos da sua mulher. As roupas que a façam sentir-se bem. Pois a provisão é ligada ao amor, ao carinho e a proteção.
Pois as coisas comuns dessa vida, cada homem deve prover para sua família, e as coisas incomuns e até impossíveis, tanto homens como mulheres devem buscar a provisão de Deus.
A pergunta agora é: Onde esta o machismo nisso tudo? Desde quando assumir as responsabilidades, ser protetor e provedor são atitudes machistas?
Quando não entendemos a bíblia em algum texto, não devemos julgar, mas sim confiar na bondade de Deus, que deseja sempre o melhor para nós.
Deus não é machista! Tanto que criou a mulher melhor do que o homem em muitas coisas. Tanto que criou várias leis para proteger as mulheres nas suas intimidades e também na sociedade injusta da época.
O movimento LGBT
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. (Romanos 1:18)
O movimento LGBT é uma grande ameaça aos valores da família cristã e aos princípios da palavra de Deus que fez homem e mulher. (Gn 1:27).
Homossexualismo não é novidade. Desde o princípio já existia isso em Sodoma e Gomorra. (Gn 19).
Se não é nenhuma novidade, Então qual é o problema hoje? O problema é que:
Esses movimentos lutam para aumentar sua influência sobre a sociedade. Em outras palavras, querem colocar na mente de crianças e jovens que homossexualismo é normal e natural.
E infelizmente, já conseguiram alcançar a mente de muitos jovens, até filhos de crentes, que se declararam homossexuais.
A Equipe do Clube de Pregadores recebe muitos pedidos de oração, incluindo mães pedindo orações por seus filhos que se tornaram homossexuais. Infelizmente.
Sendo assim, a igreja não pode se calar, não pode se omitir. Precisamos lutar pelo futuro de nossas crianças. Isso deve ser combatido com orações, mas também principalmente com debate consciente e oposição passiva!
Nossas crianças e jovens precisam ser ensinados desde pequenos que Deus fez homem e mulher, macho e fêmea. E que qualquer coisa que passa disso é abominação ao Senhor.
Os meninos precisam ser ensinados a serem homens valorosos. E as meninas ensinadas a serem mulheres virtuosas.
Há muitos anos Já foi a época em que os pais esperavam os filhos chegarem à adolescência para ter aquela conversa sobre sexo. O pai que fizer isso hoje tem grande chance de já ter perdido seu filho.
É preciso conversar sobre sexo, drogas, pornografia, fornicação mostrando á luz da bíblia sagrada o mal que eles trazem, já desde cedo com os nossos filhos.
Se pudesse recomendar uma idade, diria que com 10 anos já é tempo de ter essa conversa. Porém, cada pai deve acompanhar seus filhos para ver o nível de maturidade que eles estão adquirindo na vida, afinal, algumas crianças amadurecem mais cedo do que outras.
A quem ache absurdo ter uma conversa tão séria com uma menina de apenas 10 anos de idade. Porém, é preciso entender que no mundo de hoje, tem meninas de 9 anos engravidando ou sendo estupradas.
Em outubro de 2019, uma notícia chocou o Brasil. Um garoto de 12 anos abusou e matou uma menina de 9 anos. E detalhe: Eles eram amigos! E pior, estavam em uma festa na escola, quando o menino a levou para um parque. E muito pior ainda, a menina era filha de crente, frequentava a igreja.
E pasmem! A mãe da menina conhecia o garoto, sabia que eles estavam muito próximos e até o levou para igreja junto com sua filha, a um culto de criança.
Você ainda acha que 10 anos é cedo demais para ter uma conversa série com seu filho ou filha?
Você precisa ensinar seus filhos sobre a violência no mundo, para que ele seja cuidadoso em tudo. Segurança!
Você precisa ensinar seu filho sobre os principais pecados que são abomináveis ao Senhor. Incluindo a homossexualidade.
Você precisa ensinar seu filho homem e mulher, que Deus fez a Adão e Eva e os uniu. Logo é do propósito de Deus que o homem tenha uma mulher somente, assim como a mulher tenha um homem somente.
Você precisa ensinar seus filhos que eles são também filhos de Deus. Portanto, são príncipes e princesas do Senhor. Portanto são guardados e não se envolvem intimamente com ninguém. Pois um príncipe só se dá a uma princesa e vice versa.
Se fecharmos os olhos para essa realidade, será tarde demais. O movimento lgbt trabalha todo dia. E eles são fortes na sociedade com políticos, advogados, empresários e etc.
E a igreja como sempre esta sozinha. Porém, tal qual Davi, vamos à luta no nome do Senhor dos Exércitos!
Nosso tamanho é pequeno como Davi, mas nossa fé em Deus é gigante! Nossa arma é apenas 5 pedras. Pedra fala de firmeza, pilar, fundamento. Os nossos pilares são:
Palavra, Oração, União, Fé e Ousadia.
Davi usou uma única pedra para derrubar o gigante, porque na armadura de Deus, só tem uma única arma de ataque. Que é a espada do Espírito, a palavra do Senhor. (Ef 6:17).
E por que só uma arma de ataque? É porque essa única arma é mais que suficiente para derrubar qualquer gigante.
Se nós valorizarmos a palavra de Deus, de maneira que Todo culto tenhamos uma Boa palavra, e nossas escolas dominicais sejam cheias por causa da excelência e profundidade do ensino bíblico!
Então o mais fraco dentre nós será como Davi e o mais forte como Paulo. E a palavra de Jesus como sempre prevalecerá e as portas do inferno não suportarão o ataque da Igreja do Deus Vivo.
Já é tempo dos crentes em todo o Brasil pararem de brincar de pulo e grito e louvorzão, é hora de se armar da palavra de Deus. Já falei isso várias vezes e volto a dizer:
Se sua igreja não valoriza a palavra de Deus, faça valorizar ou saia daí, corra para uma igreja que tem palavra viva.
Pois a guerra já começou faz tempo e só vão sobreviver os que estiverem firmes na palavra do Senhor dos Exércitos.
Por causa de igrejas que não tem palavra viva, já muitos crentes e filhos de crentes que cresceram nessas igrejas, hoje já deixaram o Senhor e estão no mundo, muitos até lutando contra a igreja.
Se você não despertar para essa realidade, tem grandes chances de seus filhos ou netos te decepcionarem no futuro abandonando a fé.
Oh Senhor! Desperte o espírito de todos onde essa mensagem chegar, e que comece o avivamento em nome do Cristo.
Deixe um comentário