Ícone do site Pregador Manasses

3 Curiosidades da Epístola de Judas – Estudo

3 curiosidades sobre carta de judas

3 Curiosidades da Epístola de Judas

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
(Judas 1:9)

A carta de Judas apresenta pelo menos 2 informações que não se repetem em nenhum outro lugar da bíblia sagrada. A briga pelo corpo de Moisés (v. 9) e a profecia de Enoque (v. 14).

Além dessas informações, há uma discussão sobre o autor desta carta ser mesmo o irmão de Jesus. Pois ele não se apresenta diretamente como irmão, e isto para alguns é motivo suficiente para crer que Judas não era irmão de Jesus, que aliás, Jesus não tinha irmãos.

Então vamos estudar sobre estes 3 assuntos:

A profecia de Enoque, afinal, quem foi Enoque?

Enoque foi com certeza um dos homens mais santos da bíblia sagrada. Seu nome significa: Consagrado ao Senhor!

E é possível que ele ganhou esse nome por causa do seu testemunho de vida, sempre em santidade. Pois era comum no mundo antigo mudar o nome da pessoa, conforme o que ela faz em vida.

A única coisa importante que a bíblia diz sobre Enoque é isto:

E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. (Gn 5:24)

É um relato de um arrebatamento completo, tal qual foi com Elias que subiu ao céu em um redemoinho (2Re 2:11). O fato é que a bíblia não diz como Enoque subiu ao céu, mas é certeza de que subiu.

Então Judas acrescenta a informação de que Enoque era profeta, porta voz de Deus. E que sua profecia principal era sobre a vinda do Senhor:

“Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;” (Jd 1:14)

Essa profecia esta registrada no livro de Enoque, que trata-se de um apócrifo, lido pelos judeus e cristãos da época dos apóstolos.

Entendemos que o livro de Enoque não foi inspirado por Deus, embora lá temos essa profecia importante. A ideia é que se houvesse mais alguma informação relevante, o Espírito Santo teria inspirado algum dos apóstolos a transcrevê-la na bíblia.

Por isso, não se preocupe em ler o livro de Enoque procurando mais informações inspiradas, pois não irá achar. Leia apenas por curiosidade, estudo e pesquisa.

Logo Enoque foi o primeiro homem a provar que é possível andar em santidade em meio a uma geração perversa e corrompida.

A curiosidade sobre Enoque, é que ele foi talvez, o primeiro profeta a surgir na bíblia. E o fato é que ele é descendente de SETE, o filho de Adão, de quem vem a geração dos adoradores, os que buscam a Deus.

E certamente, Enoque com suas profecias e seu testemunho de vida, inspirou a todos os seus descendentes depois dele. E é daí que surgem os filhos de Deus em Gênesis 6. Aqueles que buscam a Deus como Enoque, talvez na esperança de também subirem ao céu.

Outra curiosidade, é que Enoque é um candidato a voltar a Terra, cumprindo a profecia de Apocalipse, quando diz que 2 testemunhas virão no tempo do fim. A bíblia diz:

E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. (Ap 11:3,4)

E por que Enoque é um candidato a ser uma dessas testemunhas?

Ora, pelo simples fato de que ao homem esta destinado morrer uma só vez (Hb 9:27). E Enoque ainda não morreu, e a bíblia diz que estas duas testemunhas estão diante de Deus, mas que aqui na terra, morrerão.

E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. (Ap 11:7).

E assim, a outra testemunha certamente é alguém que também não morreu, portanto o candidato provável é o profeta Elias. Sobre isto, você poderá aprender mais no Clube de Pregadores, nos cursos: Introdução a Bíblia e Teologia Pentecostal.

A tese de que o autor da carta é o irmão de Jesus.

Esta é uma curiosidade e uma polêmica, um debate eterno entre cristãos e católicos.

Os católicos afirmam que Jesus não teve irmãos, com o objetivo de preservar a virgindade de Maria. Claro, que alguns olham para Maria como se fosse mais santa que o próprio Cristo filho de Deus.

Mas a própria Maria diz em seu cântico: A minha alma engradece ao Senhor! E o meu espírito se alegrou em Deus MEU SALVADOR. (Lc 1:46,47).

Ela adora a Cristo, como nós. Ela necessitou ser salva por Deus, reconhecendo-o como seu salvador. Um santo não precisa de salvação, assim como os anjos não precisam.

Obviamente Maria é especial, mas não entre toda a raça humana. O texto diz: Bendita sejas tu entre as mulheres (Lc 1:28). E por que só entre as mulheres?

Porque entre toda a humanidade, entre toda a raça humana, bendito é Cristo, filho de Deus. (Lc 1:31. Rm 9:5. 2Co 11:31. Lc 19:38. Hb 1:6. Ap 1:8. 5:14).

Só entre as mulheres, porque de todas elas, apenas uma poderia ser escolhida para trazer ao mundo o Senhor Jesus.

Mas Maria foi virgem até o nascimento de Jesus. Depois não mais. Afinal, o casamento judaico nos tempos bíblicos é consumado pelo ato sexual. (Gn 1:24. 24:67. Dt 21:11-13. Lv 21:14).

Mas basta olhar para Mateus 1:25 que declara, que José se conteve somente até o nascimento do menino. É comum entre os judeus terem vários filhos. E os irmãos de Jesus são:

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. (Mc 6:3)

Nesse texto a família de Jesus aparece, com tom de questionamento. Como pode Jesus ser tão sábio para ensinar, sendo que ninguém em toda sua família é mestre?

Dizem os católicos que a palavra “irmãos” se refere na verdade a primos. Ao citar o pai, carpinteiro, e citar a mãe, é óbvio que os próximos a serem citados são seus irmãos.

Não faz sentido citar os primos, pois citar pai, mãe e primos não acontecem em nenhum lugar em toda a bíblia sagrada. Sempre são citados, pai, mãe e filho ou filhos. E nem sempre a mãe é citada. Geralmente só o pai, nas genealogias.

A questão de irmão ser primo só acontece no idioma Hebraico que usa a mesma palavra para ambos, mas não acontece no grego. O novo testamento foi escrito em grego por homens eruditos e formados. Mateus, contador; Marcos que vinha de família rica, e falava vários idiomas. E ainda Lucas, que era médico.

E no grego a palavra ‘primo’ é diferente da palavra ‘irmão’. Tanto que Lucas, um gentio, que provavelmente não conhece o hebraico tão bem, por não ser judeu, mas certamente conhece bem o grego, por ser formado e um homem culto, Ele faz diferença entre parente, irmão e primo no seu evangelho. (Lc 1:36. 2:44. 8:19. 21:16).

Uma vez que sim, Jesus teve irmãos, que segundo estudiosos, só se converteram após a ressurreição do Senhor; (Jo 7:5,10). Percebemos que Judas é o irmão de Jesus, porque o Tiago que sobrou era também irmão de Jesus.

No novo testamento temos 3 homens chamados de Tiago. São eles:

Entre os discípulos de Jesus, o Tiago filho de Zebedeu era irmão de João (At 12:2). Outro Tiago filho de Alfeu era irmão de Judas (Lc 6:16). Nenhum dos irmãos de Jesus foi discípulo dele antes da ressurreição. (João 7:5,10).

Paulo revela que os irmãos de Jesus se converteram e foram missionários viajando e pregando o evangelho junto com os apóstolos. Veja o que Paulo diz:

Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? (1Co 9:5).

Quando Paulo subiu a Jerusalém, encontrou-se com o terceiro Tiago (Gl 1:19). E não tem como Paulo, um homem possuído de extrema sabedoria e conhecimento, versado no grego, confundir a palavra primo com a palavra irmão.

E por que Judas em sua carta não se declara irmão do Senhor?

Pela mesma razão que se declara irmão de Tiago. Ninguém começa uma carta declarando sua família. Logo a pergunta certa é: Por que ele se declara irmão de Tiago?

Porque Judas não é apóstolo direto de Cristo, se converteu depois. E sua autoridade é facilmente questionada, então ele cita um dos líderes da igreja. Veja que João em suas cartas não precisa declarar sua autoridade, nem se preocupa em dizer que é apóstolo. (1Jo 1:1).

Mas por que não citou Pedro? Ora, porque Tiago é seu irmão e todos sabem que Tiago é irmão do Senhor. Orgulho em ser irmão de Cristo, ao mesmo tempo vergonha em ter demorado tanto a crer nele.

A disputa entre o diabo e o arcanjo Miguel pelo corpo de Moisés.

Judas declara que houve uma disputa pelo corpo de Moisés. Estudiosos declaram que essa história é retirada de um livro chamado: A assunção de Moisés. Livro da época dos primeiros cristãos, que não existe mais hoje.

O relato desse livro perdido diz que satanás queria o corpo de Moisés na terra, porque ele era um assassino.

A curiosidade aqui é que a declaração de Judas, deixa claro uma coisa. O corpo de Moisés não esta na terra, mas no céu. Por isso ninguém o encontrou.

Satanás vive de dar voltas na terra (Jó 1:7), você acha que o diabo não encontraria o corpo caso ele estivesse enterrado em algum lugar do mundo? Certamente encontraria.

O antigo testamento diz:

E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. (Dt 34:6).

O texto parece dar a localização do sepulcro de Moisés. Mas como que vasculhando a área, não podemos achar? Ora, porque o lugar que o texto menciona é na verdade onde aconteceu a disputa pelo corpo, entre satanás e o Arcanjo Miguel.

A pergunta é: Por que Deus iria querer o corpo de Moisés?

Ora, para que fosse possível realizar o sonho de Moisés, em entrar na terra prometida. E não somente isto, para que também fosse possível atender a fortíssima oração de Moisés quando disse: Senhor, mostra-me tua glória? (Ex 33:18).

Moisés queria ver a face de Deus. E sabemos que lá no céu, isto não é possível, pois até os Serafins cobrem o rosto diante Dele (Is 6:2). O próprio Deus disse: Ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo! (Ex 33:20).

E como Deus atendeu esse pedido? Ora, quando Deus se manifestou em carne, e veio até nós, em um momento, no monte da transfiguração, ele atendeu o pedido de Moisés e mostrou-lhe a sua glória.

Há quem diga também que satanás queria o corpo de Moisés para fazer um ídolo e atrair adeptos a adorar Moisés. Isto é bem provável, já que naquele tempo, até mesmo Israel adorou vários ídolos de madeira e pedra. E até hoje, muitos adoram a imagem de Maria.