Ícone do site Pregador Manasses

5 Erros que a Igreja Comete na Ceia do Senhor

5 Erros que a Igreja Comete na Ceia do Senhor 1

A paz do Senhor meus amados irmãos, amigos e leitores. Hoje vamos falar um pouco sobre a Santa Ceia, quero dizer, a Ceia do Senhor. Pretendo apontar 5 erros que vejo as igrejas cometendo nos dias de hoje quando realizam o famoso culto de “santa ceia”. Eu não quero irmãos que me julguem ser quadrado, rígido demais ou antiquado.

Mas os erros aqui denunciados, são tão comuns hoje em dia que muitos de vocês leitores vão achar que estou forçando a barra; muitos de vocês vão pensar que estou exagerando; muitos de vocês vão discordar do que irei afirmar aqui. E muitos vão me pedir base bíblica para tais afirmações que serão feitas. Enquanto creio que aqueles irmãos que aprenderam e guardaram os ensinamentos dos nossos pais, irão concordar com tudo que vou dizer.

Mas antes de ser criticado ou confrontado, quero lembrar que não precisamos de base bíblica pra tudo, existem coisas que sabemos que são erradas e não precisamos de uma confirmação bíblica para isso, como o aborto, o cigarro, o uso de entorpecentes, masturbação e a lista vai crescendo.

Todas essas coisas são erradas e não estão claras na bíblia, nós apenas nos baseamos em versículos que chegam mais perto possível para convencer aqueles que ignoram a acusação da consciência e irão querer fazer tudo que não estiver sendo expressamente proibido na bíblia, só pela diversão e prazer carnal, usando a ausência de um versículo específico para justificar sua má conduta como sendo certa. Ou seja, tem muita coisa que é questão de bom senso.

Bom, agora vamos aos 5 erros que vejo as igrejas cometerem hoje em dia nos cultos que são separados para fazer memória de Cristo e anunciar a morte do Senhor até que ele venha. Lembrando que em minhas pregações, costumeiramente sou convidado a ministrar em cultos de Ceia, e ao lembrar de como era ministrada a Ceia do Senhor antigamente, comparando com os dias de hoje, sinceramente estamos perdendo alguns valores.

Erro 01: Não Considerar os Irmãos Ausentes

Quantos membros tem a igreja? Quantos estão presentes no culto de ceia? Quantos estão ausentes? Entre os ausentes, quais os motivos que os impediram de estar no culto de ceia?

Do diácono ao pastor, alguém precisa ter a resposta para essas perguntas. Ah não! Dá muito trabalho isso. Se alguém faltou, é problema dele neh..! Errado!

O corpo de Cristo é a igreja completa com todos os seus membros. E a ceia é justamente a festa da comunhão do corpo de Cristo, isto é, a festa onde o corpo esta 100% reunido.

Os irmãos ausentes precisam ser considerados. E os ministros precisam voltar a fazer aquele antigo e bom trabalho de levar ceia na casa dos irmãos que faltaram ao culto principal. Este é um ótimo motivo também para conhecer melhor esses irmãos, até porque, vamos concordar nisso…

Se alguém falta no culto de ceia, e não é por doença ou trabalho. Significa que esse alguém esta prestes a mudar de igreja, ou pior, esta prestes a voltar para o mundo. Por isso, é preciso visitar, acompanhar, orientar, orar, ajudar, fortalecer e congregar esses irmãos novamente.

Em resumo. Voltemos ao primeiro amor com a obra de Deus.

Erro 02: Não Ensinar o Significado da Ceia!

Quantos anos faz que você aceitou a Cristo? E quantas vezes você já participou da ceia do Senhor? E em todos esses anos, em todas essas ceias, quando foi que você ouviu uma mensagem que ensina os significados da ceia de Cristo?

E detalhe, uma mensagem que realmente ensina o que a ceia significa, e não uma mensagem que só fala dos sofrimentos de Cristo na cruz, tentando sensibilizar os irmãos, fazendo-os chorar de tanta pena e compaixão pelo Cristo.

Eis aqui uma pequena lista, só pra começar:

Não custa tanto, os ministros estudarem um pouco mais, para trazer uma boa palavra enfatizando um ou mais, dos muitos benefícios, detalhes e aspectos da morte e ressurreição de Cristo. Pois Cristo é o assunto de toda a bíblia sagrada.

Leia também: O que é a Ceia do Senhor?

Erro 03: Diminuir o Tempo da Pregação e Mesmo Assim Passar do Horário do Culto

Eita Jesus, é agora que irão me chamar de sorveteriano, batista ou coisa parecida. Queridos, sou pentecostal. Mas respeito a bíblia que diz: Tudo com ordem e decência. 1 Coríntios 14:40.

Quem nunca congregou ou ainda congrega em uma igreja, onde o culto de ceia sempre passa do horário? E por que? É simples. Falta de controle nas oportunidades. Falta de coragem para deixar alguns grupos sem cantar. Medo de falar “não” para aquela irmã que quer cantar sozinha 2 a 3 hinos em todo culto de ceia, talvez porque ela tem dízimo alto ou é esposa de ministro importante.

O culto de ceia é especial por causa da ceia do Senhor Jesus. Não precisa ter todas as oportunidades que cultos normais tem. E a pior parte é diminuir o tempo do pregador colocando a culpa em Jesus, porque foi ele quem inventou essa coisa de “ceia” neh.

Espere… Ainda falta a “cantora da noite”. Porque todos aqueles grupos cantando ainda não adoraram a Deus, e ninguém deu lugar, o fogo ainda não desceu neh. Até agora toda essa cantoria foi só um ensaio, o verdadeiro louvor vem agora.

Porque será que a igreja não adora com o louvor das crianças, dos jovens, irmãs, etc… Mas basta chegar a tal cantora da noite, aí de repente parece que o culto começou? E nessas horas o pregador já deve estar passando mal de tanto olhar para o relógio.

Pelo amor de Deus. Culto de ceia, diminui a cantoria, aumenta a palavra, e ainda vai sobrar tempo para ministrar a ceia do Senhor. Se alguém não aceita diminuir a quantidade de louvores, deve ser porque gosta muito de ouvir música. Talvez seja bom lembrá-lo que o louvor é para Deus e não para nós. “Vá ouvir música em casa zé.”

Erro 04: Usar Vinho de Péssima Qualidade

Claro claro, talvez eu não tenha cultura. Afinal, em alguns países, tem aldeias tão pobres, que lá os irmãos nunca viram um pão, nem sabem o que é suco integral ou vinho. Mas fazem a ceia com pedaços de fruta e suco natural.

Mas isso não é a regra, é a exceção. Via de regra os lugares onde é possível um suco de uva, então que seja de boa qualidade pelo amor de Deus.

Eu não gosto muito de uva, falo da fruta, mas do suco sou apaixonado. E conheço muitos crentes de berço iguais a mim que também amam um bom suco de uva. E nós temos a leve impressão que se não fosse a apreciação da ceia do Senhor, talvez nós não gostássemos tanto de suco de uva.

Acontece que não tem coisa pior do que participar de uma ceia onde o suco que usam para simbolizar o sangue poderoso de nosso amado Cristo, é tão barato que chega a ser transparente. Não é o meu sangue mas Isso ofende a mim, creio que também deve ofender a Deus, não a qualidade do suco, mas a falta de consideração mesmo. Pois estamos falando do sangue do filho Dele. Como podem usar de água com groselha para chamar de sangue de Cristo?

É claro que existem exceções como em alguns lugares muito humildes aqui do nosso Brasil. Mas no caso das igrejas aqui de São Paulo, não tem desculpa pra economizar no vinho enquanto exageram nas cortinas, cadeiras e até no revestimento das paredes.

O suco de uva deve ser do mais puro possível, em respeito ao sangue de nosso Senhor e a sua memória.  É importante que você entenda, que isso não é luxuria ou querer ser chique e nem sofisticado, a questão é respeito ao sangue do bom mestre, afinal, era pra ser o nosso sangue derramado e não o Dele. Memória de seu incrível e eficaz sacrifício na cruz, onde merecíamos ter recebido tal sentença, que Ele por amor, não permitiu que a conhecêssemos.

Erro 05: Esquecer a Cruz Durante todo o Culto

Quando Jesus sentou-se para participar da Ceia. Ele não fez muita cerimônia, mas apenas demonstrou o seu desejo em participá-la junto aos seus discípulos e também mencionou o início do seu jejum de pão e vinho que perdura até o dia de hoje e continuará até que cheguemos no céu.

E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.
Lucas 22:15-20

Hoje nós realizamos um culto que é comum até o momento em que é anunciado a ceia. Tenho participado de cultos onde não é possível perceber que é um culto de ceia durante as orações e louvores, somente no ato da ceia. E isto esta errado!

Se devemos fazer e celebrar a Ceia do Senhor em sua memória, então acredito; no culto de ceia, devemos cantar hinos que falam da cruz de Cristo, do seu sacrifício ou da sua ressurreição para lembrar e fazer menção da cruz! Devemos ler a palavra oficial em passagens que citam a ceia ou o sacrifício, a morte de nosso mestre, o julgamento, a ressurreição ou as promessas dele para nós após a ceia. E percebo que isso não esta sendo feito em muitos lugares.

Eu procuro ministrar uma palavra que no mínimo aponte para a cruz, mesmo que seja na conclusão, mas já cometi o erro de esquecer da cruz em cultos de ceia. O que também vejo muitos cometendo o mesmo erro, deixando de lembrar a morte do Senhor e o que isso representa para nós.

E como líder de jovens, já vi muitos jovens não darem valor nenhum a ceia do Senhor e a culpa é nossa. Pois se nós não damos valor, eles vão se espelhar na gente. Se o culto de ceia não tem nada de especial e diferente á não ser o pão e vinho, então se tornará para nossos filhos mais um passa tempo, um fardo, uma obrigação que eles continuarão fazendo até começarem a se perguntar porque fazem isso.

Talvez por isso é tão difícil para algumas pessoas permanecer firmes na igreja, pois estão se esquecendo do foco principal que é Cristo, e se esquecem dele mesmo no dia de Ceia, o qual é mandamento de Deus que façamos isso em sua memória, para anunciar a morte do Senhor até que ele venha.