4 Características do Verdadeiro Servo de Jesus Cristo

A paz do Senhor amados irmãos. Hoje quero compartilhar com vocês, o esboço de uma das minhas pregações evangélicas, esse esboço eu fiz da mensagem que o Senhor me deu no tema: “Servos, porém livres” com base na carta de 1 Pedro 2:16. Esse foi tema do congresso de jovens na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Onde tive o privilégio de ser convidado a ministrar e principalmente conhecer os irmãos da Assembléia de Deus, ADIMMREI.

Ao final da mensagem, uma irmã me pediu o esboço para ela estudar e se aprofundar mais, porque gostou muito da palavra. Então eu deixei minha cópia do esboço com ela. E já aproveitei para avisar os irmãos de lá, que desejassem ter acesso ao esboço, que poderiam baixar aqui em nosso site. Então, cumprindo a promessa, quero compartilhar hoje esse esboço com eles e com todos os nossos leitores. Aproveito pra deixar aqui guardado como recordação o banner que eles carinhosamente desenvolveram.

congresso-de-jovens-minas-gerais-ad-tiradentes

4 Características de um Servo de Cristo

A passagem de referência inicial é no tema, o que fiz questão de usar o contexto. E ressalto que é apenas um esboço.

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;
Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.
Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;
Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.
Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.
1 Pedro 2:9-17

Introdução

O objetivo do apóstolo Pedro ao escrever a carta era consolar os irmãos, depois animar e fortalecê-los. 1 Pedro 1.3 e 4. O consolo dos crentes da bíblia é diferente do consolo dos crentes de hoje. Se compararmos o crente de hoje com o da bíblia, vemos que não é o mesmo povo. Pois para consolar aqueles crentes, Pedro apenas falou de Jesus Cristo, da promessa de salvação e estamos regenerados para uma viva esperança.

Porém, para consolar os crentes de hoje você precisa usar de auto ajuda e frases de efeito, por exemplo: “”Tudo vai dar certo. Você vai dar a volta por cima. Quem te viu, quem te vê.”” Essas baboseiras estão há anos luz de distância do consolo que Pedro trouxe aos servos de Cristo nesse texto que hora lemos. Isso é importante entender para perceber o quão longe estamos do padrão bíblico, que são os crentes da igreja primitiva. Veja também: Como ser Cheio do Espírito Santo.

Tópico 1 – Cada Servo de Cristo é um Sacerdote

Versos 9 e 10. O sacerdote pode entrar no santo dos santos. Isso significa que temos acesso direto a Deus. Cada crente pode entrar na presença de Deus sem precisar passar por terceiros. Hebreus 10:19;22. O objetivo de Deus sempre foi ter intimidade direta com o seu povo, o plano de Deus desde o início foi ter uma nação sacerdotal Êxodo 19:5 e 6. Não era pra passar por Moisés, Deus desceu para falar com seu povo, mas eles rejeitaram Êxodo 20:19 Porém agora, através de Cristo, Deus realizou seu objetivo, e os servos de Cristo se tornaram a nação sacerdotal do Senhor. Mateus 27:50-51.

O sacerdote oferece sacrifícios a Deus. Nós oferecemos sacrifícios espirituais, primeiro se rendendo a Deus para o servir, nós mesmos nos apresentamos como sacrifício. Você é o sacrifício. Romanos 12:1-2. E damos a ele sacrifício de louvor (elogio) e sacrifício da prática do bem repartindo com outros. Hebreus 13;14-16. Isso significa sacrificar nosso dinheiro, tempo e talento dando testemunho do evangelho de Cristo.

Tópico 2 – Cada servo de Cristo tem Conduta Santa

Versos 11 a 17 de 1 Pedro 2. Primeira coisa é entender que somos peregrinos na terra. Hebreus 11;13. Estamos aqui de passagem, pois não somos desse mundo e nem ficaremos nele. Filipenses 3:20. E Ev. João 17;16. Somos passageiros temporários aqui na terra, por isso, a nossa conduta deve dar uma boa impressão da nossa pátria celestial. Nosso modo de viver deve mostrar aos terráqueos que somos de outro mundo.

Verso 12. A expressão “boas obras” se refere a nossa vida secular, temos trabalho, família, profissões, responsabilidades diversas. E devemos honrar nossos compromissos, sim sim e não não. Pagamentos pontuais, serviço bem feito, profissões de boa reputação. E devemos saber, que mesmo assim os descrentes falarão mal de nós, por mais exemplares que sejamos.

Verso 13. Obediência as leis. Isso é dever do cristão não por concordar com as leis, mas por amor do Senhor. O governo humano é uma ordenação do Senhor para manter a ordem e a justiça. Romanos 13;1-3. Mas nem sempre o governo dos homens esta do lado do bem maior, da moral e da justiça. Nesses casos, temos Daniel 6;10 e Atos 5:29 para nos dar exemplo e nos guiar.

Verso 15. A conclusão de levar uma vida santa é que nos comportando como bons cidadãos cumpriremos a vontade de Deus. Ou seja, Deus quer que fazendo o bem, vençamos as críticas dos ignorantes. Romanos 12;21

Verso 16. Somos livres, estamos libertos do poder de satanás. Galatas 5;21. E no verso 17 temos 4 mandamentos que resumem nossa vida como cidadãos temporários da terra e cidadãos eternos do céu.

Tópico 3 – Cada Servo de Cristo é Livre para Servir a Jesus

A liberdade não é direito de fazer o que quiser, mas é sim, o prazer de servir a Cristo. Efésios 5;8-10. É preciso entender que você não tem liberdade própria, você não é um Senhor! E por isso não pode dar a si mesmo a liberdade. Você é um eterno escravo e a única coisa que você pode fazer é escolher á quem vai servir. Por isso, escolhendo servir a Cristo, estará livre dos demais senhores que desejam tomar o controle da nossa vida como o pecado, o diabo, o mundo e etc. Agora, andamos como libertos por Cristos, de maneira que todos podem ver a liberdade que temos através de nossa conduta. Enquanto muitos servem ao dinheiro, ou a sexualidade, ou a avareza; nós servimos a Cristo!

  • Romanos 8;1-2. Estamos livres do juízo e condenação do pecado,
  • Tiago 4:7 Livres do diabo e seu poder.

Jesus alcançou essa liberdade para nós na Cruz. Podemos dizer que só temos verdadeira liberdade quando temos combinados os seguintes 4 níveis de liberdadedesejo, capacidade, oportunidade e eternidade.

Desejo significa você fazer o que quer fazer. Se você não faz o que quer, não é livre. Se você faz o que não quer, também não é livre. Em Cristo você tem a liberdade de fazer tudo absolutamente tudo que você deseja. Lucas 11;9-101 Corintios 10:23. O segredo é que você serve a Cristo, por isso, sua vontade é a de Cristo. Por isso pode fazer tudo que quiser dentro da vontade do Senhor.

Capacidade envolve você ter o conhecimento necessário para fazer o que quer. Não adianta você querer cantar. Se não tiver o treinamento adequado, não é livre para isso. 1 Corintios 1;26-29. Assim Deus nos capacita para fazer a sua vontade, como por exemplo; Pregar o evangelho a toda criatura. Pelo seu Espírito Santo seremos capazes de levar esse evangelho, uma vez que ele nos capacita com o falar em outras línguas. Atos 2:8

Oportunidade implica em você poder realizar aquilo que deseja e sabe fazer. Posso querer pregar, e ter a habilidade de pregar, mas se morar na Coréia do Norte irei para a cadeia. Sem oportunidade não tenho liberdade. Mateus 10:28 o mandamento e o exemplo Atos 4:29 A nossa liberdade é dada por Cristo, por isso não tememos os homens e cumprimos nossa missão, uma vez que somos livres.

Eternidade. A verdadeira liberdade está em você fazer o que quer fazer, ter a habilidade de fazer o que quer, ter a oportunidade de fazer, e não se arrepender disso. Se sua liberdade te traz condenação, então você não é verdadeiramente livre. 1 Corintios 6:12 (exemplo do cigarro). A pessoa que fuma acha que é livre porque pode fumar, mas não percebe que esta sendo servo do cigarro, pois não consegue ficar sem ele. Livre mesmo somos nós que não temos nenhuma vontade servir ao cigarro. Nosso único vício é Jesus Cristo.

Tópico 4 – Cada Servo tem o Caráter de Cristo

Quando você é realmente livre, você esta convertido de verdade. Aconteceu uma transformação na sua vida, de maneira que você vive para a vontade de Deus, você rejeita a sua própria vontade e só deseja a vontade de Deus. Mateus 6:10. E também Ev. João 3:30

Cresce em você um desejo de fazer tudo pra Deus, porque você se esvazia de si mesmo e é preenchido com o caráter de Cristo. Galatas 2:20. Assim você tem a mente de Cristo, 1 Corintios 2:16. Mas isso para uns se torna um processo crescente, leva algum tempo, Galatas 4:19. Uma vez Cristo sendo formado em você, finalmente você produzirá o fruto do Espírito Santo Galatas 5:22. Isso é o caráter de Cristo. E esse é o cristão que vai entrar no céu, aquele que já vive como cidadão do céu. 1 Corintios 15:47-49

Surge a indagação – Descobri que eu não sou assim, estou muito longe disso. O que eu faço?
Tudo começa pela fé. A fé te faz se preocupar com sua salvação, essa preocupação cresce em você te levando ao arrependimento. Atos 2;37 Você se arrepende dos pecados que conhece, e pela palavra de Deus você passa a conhecer novos pecados e o arrependimento continua, se tornando diário na sua vida, porque todo dia pecamos, mesmo não percebendo. E de fé em fé, você vai se tornando um servo de Cristo. Gl 3:11 / Rm 1:17 / Hb 10:38 1 Pedro 2;1-2.


Gostou desse esboço? Veja também: Esboços de Pregações. Mas você pode fazer o download dele clicando aqui.

Quer aprender a pregar assim? Entre para o Clube de Pregadores.

5 respostas para “4 Características do Verdadeiro Servo de Jesus Cristo”

  1. Avatar de wrias jose da silva
    wrias jose da silva

    ola amado paz muito obrigado pela mensagens

    1. Avatar de Mukau Paulo
      Mukau Paulo

      Muito obrigado pelo grande ensinamentos

  2. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Bom Dia ! A paz do senhor Jesus Cristo
    Muito obrigado pelas mensagens, Tem sido de grande ajuda para mim. Que Deus continue te capacitando e abençoando cada dia mais.

  3. Avatar de Antônio BasíliodaSilvaSobrinho
    Antônio BasíliodaSilvaSobrinho

    ANTÔNIO 26/04/2017
    Paz do senhor mensagem muito boa
    Deus abençoe

  4. Avatar de sara
    sara

    muito obrigada pregador manassés este email foi um incentivo para mim Deus abençoe sua vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies