Dia 15 – A Parábola do Tesouro Escondido
O Nosso Tesouro em Cristo
Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. (Mateus 13:44)
A parábola do tesouro escondido é de um versículo só. É um resumo do evangelho, podemos dizer que a interpretação desta parábola esta no Evangelho de João 3:16.
Veja que ele diz claramente que o reino dos céus é o tesouro escondido num campo! E certamente este homem que achou e escondeu, é o próprio Deus.
E pela alegria que este reino lhe proporciona, ele vende tudo quanto tem. Isto é, o tesouro é o reino dos céus, e o reino dos céus é o que Deus sonhou para nós. (Jr 29:11. Jo 3:3. At 14:22).
No plano perfeito de Deus, viveremos para sempre com Ele nos céus, em seu maravilhoso reino, ainda que o homem tenha caído no éden, este plano não foi frustrado, Deus ainda irá reunir o seu povo eternamente no reino dos céus. (Jo 14:1-3).
E este plano de vivermos para sempre com Deus, é o que dá muita alegria ao Senhor, por isso ele escondeu o tesouro num campo, isto é:
O lugar onde escondeu é na nação de Israel, que recebeu a lei, a aliança, as promessas, e de onde vem o Cristo.
E o campo é o mundo, onde a nação de Israel esta. Como Israel não valorizou o que lhe foi confiado, pois eles deveriam ser a nação sacerdotal para evangelizar o mundo (Ex 19:5,6).
Então Deus precisou comprar logo o campo inteiro, que é o mundo! E para isto, o Senhor Deus vendeu tudo quanto tinha, isto é, seu amado filho foi entregue por nós.
Já que o valor de uma alma é caríssima, (Sl 49:7-9) logo Deus pagou o mais alto preço em tudo:
- Ele deu o que mais amava no céu, seu filho Jesus.
- Como Deus Ele pagou o mais alto valor, deixando seu trono de glória e se humilhando como homem. (Fl 2:6,7).
- Ele prestou o mais alto serviço, que é o de servo de todos. (Mc 10:45).
- Ele trabalhou no mais alto nível, que é o de obediência até a morte. (Fl 2:8).
- E na forma de homem, pagou o mais alto preço que um homem poderia pagar, que é o de sangue. (1Pe 1:18,19).
Tudo isso para comprar o campo, que é o mundo! Tudo isso pela alegria daquele tesouro, que é o reino dos céus, que é exatamente isso: Você, eu e o nosso Deus vivendo juntos para todo o sempre. Amém!
Portanto, não deixe nada e ninguém roubar a tua fé, e a esperança que tens em Deus. Como diz:
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58)
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Romanos 8:18)
Aguenta firme com Cristo, e nos veremos no reino dos céus!
Deixe um comentário