Como Ser Cheio do Espírito Santo – Pregação

A paz do Senhor queridos leitores, hoje vamos tratar de uma vez por todas desse assunto, como ser cheio do Espírito Santo! O grande segredo é que o Espírito Santo não vai encher alguém que esta com a intenção de usá-lo para se promover. Aliás, não confunda os dons espirituais com o fato de ser cheio do Espírito Santo. Quero dizer, ter dons é uma coisa, ser cheio do Espírito é outra coisa bem diferente.

Com a a ajuda de Deus que é o Espírito Santo, quero deixar bem claro para você quais os passos a seguir para ser cheio do Espírito Santo. E acredite, talvez isso vai te assustar, porque não tem nada a ver com o que muita gente fala ou pensa. Lembrando que essa é mais uma das minhas pregações evangélicas. O que gosto de postar em texto que me possibilita explicar com o máximo de detalhes a palavra de Deus, assim como explicamos com detalhes a parábola do filho pródigo e tantas outras.

O texto base é esse:

Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
Atos 4:29-32

Como Ser Cheio do Espírito Santo – Pregação

como ser cheio do espirito santo

Introdução

Este livro que conhecemos por Atos dos apóstolos, que deveria ser chamado de Atos do Espírito Santo, devido ser o Espírito de Deus o personagem principal do livro; sendo o único personagem que age durante todo o livro do início ao fim! Foi escrito por Lucas, o mesmo que escreveu também o Evangelho de Lucas. Sabemos que ambos os livros fazem parte de uma coletânea que possui um único propósito. São 2 livros que se resumem em 1 só.

Lucas escreveu ambos os livros para Teófilo. O objetivo de Lucas era dar sua contribuição pessoal na obra de Deus. Teófilo foi um homem com influência no governo romano. E o objetivo de Lucas era, através de Teófilo, explicar o evangelho para os romanos e mostrar a eles que a pregação do evangelho não queria tomar ou derrubar o governo romano. Para que eles não se preocupassem com o cristianismo e deixassem essa religião crescer. Ou seja, Lucas esta contribuindo para que os romanos não sejam uma pedra ou uma barreira que venha a impedir ou atrapalhar a propagação do cristianismo.

O interessante é que Lucas não tinha dons espirituais, não pregava, não tinha nenhum título como apóstolo ou pregador. Era apenas um médico ou melhor, era apenas um membro da casa do Senhor. E mesmo assim achou uma forma de contribuir para o reino de Deus, e sendo apenas um membro, conhecia toda a história de Cristo e da igreja; fica o exemplo a ser seguido por todos os membros da igreja, que devem também possuir esse conhecimento básico, ao mesmo tempo, é uma chamada aos líderes da igreja, que não ensinam aos membros o conhecimento básico da bíblia, que é Jesus Cristo.

Aprendemos também que qualquer pessoa pode contribuir para a obra de Deus de alguma forma. Procure seus talentos e use eles na obra do Senhor. Não espere o dia onde o Senhor vai te perguntar: O que você fez com o talento que te dei? Para que você não tenha que responder: Senhor, eu enterrei o teu talento, mas eis aqui agora o que é teu. Acredite, você não vai querer estar nessa situação.

Esse pequeno texto que observamos nos mostra a oração da igreja e a resposta imediata do Espírito Santo, e como se isso não bastasse, esses versículos ainda mostram claramente o resultado da resposta de Deus. O que significa que, temos aqui 3 ações que geram resultados em efeito dominó.

  • Primeiro: A igreja entra em oração.
  • Segundo: O Espírito Santo responde com um terremoto e se derrama sobre eles.
  • Terceiro: A igreja reage de uma forma que mostra claramente o fruto do Espírito Santo em suas vidas.

E através desses 3 eventos, aprendemos muitas coisas. Por exemplo, a oração da igreja primitiva é muito diferente da oração da igreja dos dias de hoje. Percebemos pela narrativa anterior ao texto, que eles já estavam cheios do Espírito Santo e mesmo assim, receberam mais de Deus. O que se torna uma demonstração bem precisa do que é receber um renovo do Espírito.

Também se nota que as línguas que apareceram em Atos 2 não estão presentes nesse acontecimento, o que pode ser uma indicação de que é possível ser cheio do Espírito sem necessariamente falar em línguas, mas também é um indicador que as línguas não tem muito a ver com ser cheio do Espírito Santo. Ao mesmo tempo, se eles falaram em línguas e Lucas não quis descrever, significa que isso não é tão importante assim para ser registrado.

Então pare de ficar se gabando por falar em línguas, isso não significa que você esta cheio do Espírito Santo de Deus, aliás, não significa grande coisa nos dias de hoje, onde todo mundo fala em línguas. Uma vez até no jornal  da Tv Record passou um detento que tinha sido pego em flagrante, falando em línguas e ainda dizendo que era Jesus! Você percebe em que ponto chegamos? Então, não pense ser alguma coisa por falar em línguas, pois o maior sinal que foi feito durante todo o livro de Atos, foi a salvação de almas, essa é a maior evidência de pessoas cheias do Espírito Santo, essa é a evidência de uma igreja cheia do Espírito Santo.

E muitos falam em línguas, pregam, cantam, choram, rolam, pulam, gritam, tocam, mas estão completamente vazios do Espírito de Deus, pois nem os seus familiares que vivem com eles, se entregam a Jesus. E como vemos no livro de Atos, a salvação de almas é a maior evidência do Espírito Santo. Então, não venha dizer que você esta cheio do Espírito Santo de Deus, se não tem salvação de almas quando você fala em línguas, prega, canta, rola, pula, grita, toca e etc.

O Batismo com Espírito Santo em Atos 2

batismo com espirito santo em atos 2

É necessário esclarecer alguns detalhes desde o capítulo 2 para entender como o Espírito Santo de Deus se comporta no livro de Atos, fazendo assim, poderemos encontrar a fórmula para ser cheio do Espírito Santo. Além de entender também o comportamento da igreja no capítulo 4 onde se encontra o texto de referência.

No capítulo 2 de Atos dos Apóstolos, percebemos que a igreja esta reunida em oração, enquanto aguardavam a promessa feita por Jesus Cristo. Naquele dia, estava acontecendo em Jerusalém a festa de pentecostes. E eu fico tentado a não deixar passar esse ensinamento. Os discípulos abriram mão da festa para ficar em oração e obediência mostrando que eles realmente acreditavam na promessa de Cristo.

 Em Atos 2 a igreja estava em oração antes da descida do Espírito. E a mesma coisa acontece em Atos 4, a igreja novamente estava em oração antes do derramar do Espírito. Então quando olhamos para os dias de hoje percebemos que nossas igrejas estão em campanha, estão em louvor, estão em congresso, estão em propósito, mas quase nunca estão em oração. E como num passe de mágica, acontece um movimento, o qual eles chamam de “mover do Espírito de Deus” ? Como eles ficam cheios do Espírito sem oração? Isso esta longe do que realmente acontece nas escrituras, pois primeiro a igreja entra em oração perseverante, depois o Espírito desce. Então, hoje nesses movimentos sem oração eles estão ‘cheio’ de qualquer outra coisa, e certamente não estão cheios do Espírito Santo.

E se queremos ser bíblicos (já que a bíblia é nosso manual, nossa constituição, nossa regra de vida e fé), devemos exaltar e acreditar nas escrituras e olhar para ela, comparando nossas atitudes de hoje, com o comportamento deles no livro de Atos; e dessa forma veremos nosso orgulho quebrado, nossa religiosidade reduzida a nada, nosso comportamento sendo totalmente dilacerado pela igreja primitiva, porque iremos perceber que para ser cheio do Espírito Santo, tudo começa com oração.

Não é com louvor, não é com shows, nem palcos, nem teatro, nem caridade, nem campanhas, nem congressos. Para ser cheio do Espírito Santo, tudo começa com oração. Tentem engolir isso crentes pentecostais de hoje em dia que não se curvam diante das escrituras e desejam impor seus “achismos” como se fossem sagrados. Vocês não oram, vocês não jejuam mais, só cantam e dançam e enganam a todos dizendo que estão cheios, só porque fazem um movimento e falam línguas.

Eu sou pentecostal das antigas, do tempo que a oração e a palavra eram as prioridades da igreja, mas não sou idólatra da palavra “pentecostal” eu não idolatro esse título e não estou preocupado em defendê-lo como muitos fazem. Pra mim tanto faz se você me chamar de tradicional, pentecostal, batista, assembleiano, puritano, reformista ou protestante, só não pode ofender chamando de neo-pentencostal. Mas o que realmente importa para o cristão fiel, é ser bíblico, imitador de Cristo e nada mais.

Após a Descida do Espírito Santo em Atos 2

apos a descida do espirito santo e batismo

Após o Espírito de Deus descer, Pedro se levanta para falar com a multidão. Esse é o primeiro sermão de Pedro sem a tutela de Cristo, mas pelo menos agora, ele esta cheio do Espírito Santo e isso basta. E eu quero que você imagine essa cena por favor.

Temos uma multidão de pessoas. (platéia). Temos um orador em pé, pronto para o discurso. (Pedro). E esse pregador esta cheio do Espírito Santo de Deus. Ou como dizem, ele esta cheio do Poder de Deus. Então, Pedro cheio do Espírito começa a pregar a palavra do Senhor.

É engraçado quando comparamos com os nossos dias. Pois nos dias de hoje, o pregador só é considerado cheio do Espírito Santo de Deus quando leva a igreja a loucura, ou como se diz: êxtase espiritual! Se o povo não gritar, se o povo não pular, se o povo não cair arrebatado, se o povo não reagir de alguma forma escandalosa… A conclusão é que o pregador não estava cheio do Espírito Santo.

Se esse povo de hoje, com essa mentalidade antibíblica, estivesse presente na pregação do apóstolo Pedro, eles iriam concluir e dizer erroneamente que Pedro estava vazio de Deus. Afinal, durante e após a pregação de Pedro, não houve pulos, não houve gritos, não houve agitação, movimento, nem arrebatamento. E por favor, não me critique, isso é a palavra de Deus que diz. Leia Atos 2 e não tente colocar no texto suas convicções, mas deixe o texto sagrado falar por si mesmo com você.

A única reação que vimos na multidão foi: O que faremos irmãos? Em outras palavras, eles se preocuparam, temeram por suas vidas. Veja o que diz a palavra:

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
Atos 2:37

O coração do povo apertou. A consciência ficou pesada, uma preocupação assustadora subiu aos seus corações e eles é que perguntaram sobre o que deveriam fazer para mudar essa situação em que eles se encontravam. Em outras palavras, ficou muito claro e evidente para eles, que Cristo morreu por seus pecados, eles perceberam e reconheceram que eram pecadores e que precisavam de salvação. Lembra qual a principal função do Espírito de Deus? Não é te jogar no chão, nem te fazer rir sem parar, muito menos ficar te dando visões e sonhos. A principal função do Espírito é o que Jesus disse:

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

Aquelas pessoas que ouviram a pregação de Pedro, foram convencidas dos seus pecados e estavam desesperados para aceitar a Jesus Cristo, tanto que não precisou fazer apelo, eles mesmos começaram a perguntar, o que deveriam fazer! Ou seja, não foi somente a pregação, foi o Espírito de Deus que estava no pregador.

E então Pedro responde: Arrependei-vos!!! A grande notícia é que isso não acontece mais em nossos dias, quando foi que você viu um pecador perguntando o que fazer pra se salvar? Em outras palavras, não estamos cheios do Espírito Santo, e se estamos cheios de alguma coisa, com certeza não é o mesmo Espírito que encheu a Pedro naquele dia para ganhar quase 3 mil almas.

 A Consequência da Salvação de Almas

sendo cheios do espirito santo

Existem várias consequências, mas quero destacar apenas 2 delas. Após Pedro ter pregado a palavra, as almas se congregaram e assim, uma poderosa igreja se levantou na Terra para abalar o inferno. Uma coisa muito linda é o fruto do Espírito Santo na igreja primitiva, aquelas mesmas almas que aceitaram a Cristo, estavam também cheias do Espírito Santo. Eles não faziam milagres, somente os apóstolos, mas eles tinham o fruto do Espírito, o qual nos ensinou Paulo:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22

Agora, analise e veja que esse fruto estava sobre os cristãos da igreja primitiva, olhe o que a bíblia diz sobre a conduta dos novos convertidos a Cristo:

E PERSEVERAVAM NA DOUTRINA dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em TODA ALMA HAVIA TEMOR, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam JUNTOS, e tinham TUDO em COMUM.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
Atos 2:42-45

Isso é o fruto do Espírito Santo em ação na vida prática dos irmãos, o fruto do Espírito leva o povo a viver em paz com Deus e com os homens. Eles se amam de verdade, cumprindo o mandamento do Senhor: Amai-vos uns aos outros! E a prova do amor é a divisão de bens. Eles também amam a Deus, e a prova desse amor é perseverar na oração, na doutrina dos apóstolos, que são as escrituras e na comunhão.

A primeira consequência é que, a igreja recebeu o fruto do Espírito, esse é o sinal de estar cheio do Espírito Santo. Somente os apóstolos faziam sinais, o que significa que isso é dado para alguns e não para todos. Mas o que esta para todos é o fruto do Espírito. E se você ainda não tem esse fruto, então precisa se converter a cada dia.

Aliás, todo o Brasil precisa se converter de verdade ao Senhor Jesus. Pois estamos todos vazios do verdadeiro Espírito Santo. Hoje muitos vem pra igreja, mas não vemos esse fruto em lugar nenhum na vida dos crentes. Muito pelo contrário, ser crente hoje em dia já não significa nada. Pois o mundo inteiro já sabe que os crentes roubam, mentem, caluniam, enganam e até matam e nisso estão inclusos muitos pastores e líderes. Em outras palavras, perdemos a nossa identidade faz tempo!

A segunda consequência após a salvação de almas, foi a perseguição que se levantou contra a igreja. Já vi muita gente discutindo sobre o que realmente deixa o diabo nervoso. Alguns dizem: ler a bíblia deixa satanás nervoso. Outros dizem: Que quando você grita glória a Deus e aleluia, satanás fica com dor de cabeça. Mas não temos respaldo pra isso nas escrituras.

O que vemos acontecer aqui em Atos, é que uma grande perseguição se levantou contra os apóstolos, após a salvação de muitas almas. Pela bíblia, o que realmente deixa o diabo irado ao ponto de se levantar para contra-atacar; É a salvação de almas! Ou seja, quando nós tiramos almas do inferno, ele fica nervoso, quando o número de perdidos diminui, ele fica irado. A perseguição não veio quando os discípulos estavam orando, mas veio quando eles começaram a pregar a palavra e ganhar almas.

Os crentes de hoje são tão iludidos, que tudo de ruim que acontece com eles, dizem que é perseguição de satanás, mesmo quando eles não estão fazendo nada pra Deus. Não oram, não jejuam, não pregam, não ganham almas, e mesmo assim, tudo que eles não gostam que acontece é o diabo perseguindo! Meu irmão, vê se cresce. O diabo tem mais o que fazer, do que ficar perdendo tempo com alguém que não faz diferença nenhuma no inferno. Em outras palavras, se você não esta salvando almas do inferno, garanto que o diabo nem te conhece, nem sabe que você existe.

As coisas ruins que acontecem, tem seus motivos. Olha o que a bíblia diz:

De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lamentações 3:39

E além de se queixar dos seus próprios pecados, é irresponsável e cego demais pra ver e reconhecer que a culpa é sua. Por isso coloca a culpa no diabo. Olha o que Jesus disse:

Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos 7:21-23

Ou seja, toda maldade vem de você mesmo. Sai de dentro dos homens, então há males que você buscou, veio de você e existem males que veio do coração de outros homens e atingiu você, assim como muitos males que vem do seu coração atingem outras pessoas. Se você não ganha almas, fique tranquilo, satanás nem sabe que você existe. Sua existência e nada é a mesma coisa no inferno. Em outras palavras, você não faz diferença nenhuma. Olha um exemplo na bíblia:

E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
Atos 19:13-15

A perseguição que vem realmente de satanás, acontece após a salvação de almas. Quando os pregadores, homens e mulheres de Deus, começam a tirar almas do inferno, então satanás se levanta contra eles. No capítulo 3 de Atos, Pedro e João curaram um coxo, e a multidão se reuniu para ver, e então Pedro aproveitou para pregar a palavra. O resultado foi que mais almas se salvaram e se entregaram pra Cristo. E isso foi o motivo pelo qual eles foram presos.

Quem hoje em dia foi preso por salvar almas? Quem esta sendo processado por abalar o inferno? Quem esta sendo criticado, difamado e injustiçado por ganhar almas? Pois isso sim, é perseguição. Se Deus não brinca, satanás que já nasceu derrotado e com dias contados, muito menos. Eles foram presos e interrogados, por 1 dia. É assim que começa o capítulo 4 de Atos, com a prisão dos apóstolos.

A Oração da Igreja que os Fez Serem Cheios do Espírito Santo

igreja em oração para obter ousadia e pregar a palavra quando o espirito santo desceu sobre eles atos 4

Após eles serem soltos, correm para os irmãos e contam o testemunho para a igreja. E assim, todos entram em oração. Mas espere um pouco! Eles foram soltos, foram libertos, ficaram livres. Entraram na prisão e saíram pela porta da frente. Isso é vitória, isso é benção de Deus, que não permitiu que eles ficassem presos ou fossem condenados.

Uma vitória dessas nos dias de hoje, iria levar a igreja á loucura, todo mundo iria pular e gritar louvando a Deus, dando glórias e aleluias e todos iriam divulgar isso aos montes nas redes sociais… Mas a igreja primitiva, percebeu que isso era só o começo da perseguição, e ao invés de comemorar, eles foram orar.

A oração faz parte da vida do Cristão, da igreja, dos crentes. Pelo menos, deveria ser assim. Hoje em dia não oramos mais, não buscamos mais a Deus, em nossas reuniões de oração só vem os líderes que marcaram a reunião e estão comprometidos com ela, porque precisam dar exemplo para cobrar depois, e aqueles que precisam vir para abrir e fechar a igreja, mas a grande maioria não vem pra oração. E quando recebemos bençãos, apenas comemoramos e não pensamos no dia de amanhã.

A igreja primitiva percebeu que a perseguição estava só começando, parece que eles sabiam que satanás estava fazendo reunião no inferno para tentar impedi-los. E por isso, eles não poderiam ficar comemorando, se tem reunião no inferno, tem reunião da igreja na terra também. Será que você vai fazer parte da reunião de oração da igreja, ou vai ficar parado vivendo sua vida, cuidando das suas coisas, enquanto satanás faz reunião no inferno pra tragar almas e impedir o trabalho dos verdadeiros pregadores do evangelho?

Porque pregador de verdade mesmo, é aquele que ganha almas e não aquele que agita, emociona e traz entretenimento para a igreja.

A oração

oração para ser cheio do espirito de DeusDou graças a Deus por essa oração estar registrada na bíblia. Em muitos textos vemos apenas escrito que eles entraram em oração, ou começaram a orar, ou estavam em oração. Mas essa é uma das poucas passagens, onde vemos a oração registrada, palavra por palavra. Assim, podemos aprender a orar como eles oravam. Olha como começou essa oração:

E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
Atos 4:24

A oração começa com reconhecimento da pessoa de Deus e suas grandes obras que revelam seu grande poder e soberania. Hoje nós dizemos apenas:

“”Senhor meu Deus e meu pai…. eu quero isso, quero aquilo, quero aquilo outro, me dá isso, me dá aquilo, porque sou teu servo, porque preciso, porque estou necessitado, porque tu és meu ajudador, porque já sofri muito, já paguei o preço, sou dizimista, preciso que me ajude, que me abençoe, que me exalte, que mostre aos meus inimigos que tu és na minha vida, abre-me a porta, derrame suas bençãos, mande a chuva de bençãos, rasgue os céus, porque o Senhor prometeu, tu falaste pelo profeta, então agora cumpre tua palavra, porque o Senhor não é Deus de mentira, e como eu aprendi na letra do louvor, vou chorar e clamar até o Senhor me responder…!”” 

Ou seja, toda aquela baboseira que deixa Deus enojado, creio que ele só não joga um raio nesses pobres de bíblia, por sua misericórdia que se renova a cada manhã. Olha a próxima parte da oração:

Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?
Levantaram-se os reis da terra,E os príncipes se ajuntaram à uma,Contra o Senhor e contra o seu Ungido.
Atos 4:25,26

Depois eles fazem uma citação das escrituras. Isso sim é raridade de se ver na oração dos nossos pregadores, pastores, líderes e doutores da bíblia. Isso é difícil de se ver na oração de um crente dos dias de hoje. Não citam a bíblia, porque a boca fala do que o coração esta cheio, ou seja, não estão cheios com a palavra de Deus. Veja mais:

Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;
Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.
Atos 4:27,28

Agora, eles estão orando por Jesus Cristo. Não estão orando por eles. Mas pela obra de Cristo. Pelo evangelho do Senhor Jesus. E por conhecer as escrituras, eles sabem que isso já estava determinado e por isso que não irão pedir pra Deus impedir isso, porque sabem perfeitamente que isso estava determinado já e por isso, eles estão prontos a enfrentar. Olha o o próximo:

Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
Atos 4:29

Em outras palavras eles estão dizendo: Senhor, veja que as ameaças aumentaram, e isso nos impõe certo medo. Por isso te pedimos, aumente a nossa ousadia na proporção em que aumentam as ameaças! Porque assim, nós vamos continuar pregando a tua palavra e fazendo a sua vontade mesmo sendo ameaçados, pois o que importa é fazer a sua vontade.

Você já orou assim alguma vez? Imagino que não. Normalmente nós pedimos a destruição, aniquilação ou falência dos inimigos. Mas a igreja estava pedindo para que Deus aumentasse sua coragem, proporcionando a eles a condição necessária para continuar a fazer a vontade de Deus, cumprindo a ordem de Cristo, pregar o evangelho. Nós nos dias de hoje, não nos preocupamos mais com as coisas de Deus ou com os mandamentos de Cristo, somente queremos saber de nós, das nossas dores, das nossas necessidades. As vezes me pergunto se somos realmente cristãos.

Somos tão egoístas, que até nas pregações que ouvimos, só elogiamos aquelas que atendem nossas necessidades, mas aquelas que nos chamam atenção para tudo que não estamos fazendo, quando fomos ordenados para fazer, então não elogiamos.

Por exemplo, aqui nesse site mesmo. As pregações elogiadas são aquelas que falei de sofrimento e de vitória no final para sua vida. Agora, pregações como essa, em que estou dizendo, pela palavra de Deus, literalmente que você, eles e eu, estamos muito longe, mas muito longe mesmo, de ser cristão de verdade, então ninguém vai elogiar, ninguém vai dizer: Essa palavra falou comigo! E fazemos isso, simplesmente porque não queremos ouvir a verdade.

No final de tudo, não passamos de um bando de fariseus que não assumem o que realmente são, para que possam se converter a Cristo de verdade. Que Deus tenha misericórdia de nós, mas que você possa seguir o caminho do arrependimento e vir a se tornar um verdadeiro cristão, digno de ser chamado: Seguidor de Cristo. Alguém que é chamado cristão, não por costume, mas por realmente se parecer com Cristo. Então, estará apto a ser cheio do Espírito Santo.

Sendo Cheios do Espírito Santo –  O Renovo

Hoje todo mundo quer ser cheio do Espírito Santo. E o desejo é tão grande, que em muitos lugares estão simulando o agir do Espírito Santo. Com gritos e sopros no microfone, com imposição de mãos e desmaios, com rituais esquisitos e testemunhos duvidosos de curas e milagres.

Mas isso não engana os escolhidos. Pois o desejo de Deus para o homem, é que ele se salve. Deus prefere salvar o homem do que simplesmente curá-lo. E a obra do Espírito Santo é a salvação. Pois é ele quem convence o homem do pecado. Ev. Jo 16:8. A salvação de almas, pessoas chorando para se entregar a Cristo, isso sim é sinal de que o Espírito Santo de Deus esta presente e agindo.

Hoje em dia nessas igrejas tem de tudo, menos salvação de almas. O que vemos é entretenimento e testemunhos que fazem as massas de moverem de uma igreja para outra. Mas salvação mesmo, não há nenhuma. Na oração da igreja primitiva, eles pediram:

Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
Atos 4:30

Em outras palavras essa oração fica assim:

Oh Senhor, enquanto nós pregamos tua palavra, o Senhor cura,
Enquanto nós pregamos tua palavra, o Senhor faz milagres,
Enquanto nós pregamos tua palavra o Senhor opera sinais pelo nome do teu filho Jesus.

Eles pediram ousadia para continuar pregando a palavra de Deus. E pediram para Deus agir enquanto eles pregam a palavra. E isso é um pedido normal, pois Jesus sempre fazia milagres enquanto pregava e ensinava. Ou seja, isso é normal para Deus, pois é assim que Cristo trabalha. Então, eles estavam pedindo apenas para que Deus continue fazendo aquilo que Ele costuma fazer. Que é; Agir durante a ministração da sua palavra!

Hoje, nas igrejas, acontece tudo durante o louvor. Acontece tudo durante os testemunhos e até na hora das ofertas tem testemunhos de “milagres financeiros”. Mas durante a pregação da palavra, simplesmente não acontece nada. E é óbvio que não acontece nada, porque não estão pregando a verdadeira palavra!

Não acontece nada, porque não estão pregando com vontade, na verdade, eles querem que passe logo a palavra pra ir ao momento das ofertas e testemunhos.

O ponto aqui é que não tem como ser cheio do Espírito Santo, se estiver com esse pensamento. A igreja primitiva estava com os pensamentos voltados pra Deus. Não pediram nada para si, não pediram nada pra o salão deles, não pediram nada dessa terra. Só pediram pela própria obra do Senhor Jesus.

Eles se preocupavam com essa obra, eles choravam pelas almas, o seu coração era voltado 100% a pregação da palavra e salvação e almas e é isso que eles pedem em suas orações. Olha como isso termina:

E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Atos 4:31

Percebeu que eles não pediram para serem cheios do Espírito Santo? Mas o seu desejo, seu coração, sua oração, estava em conformidade com a vontade de Deus. Essa é a oração que o próprio Cristo faria se estivesse com eles. Ou seja, para ser cheio do Espírito Santo, só precisa ter um coração igual ao Cristo. Basta ser parecido com Cristo, não só por fora, mas principalmente por dentro.

Você tem que chorar por almas, tem que desejar almas, seu coração deve arder para pregar a palavra. Sua vida deve estar voltada para a obra de Deus. E não estou falando de sair pregando nas igrejas, isso já virou profissão. Estou falando de falar de Jesus pra todo mundo que passa na rua, de se dedicar na oração em favor das almas. Isso te fará ser cheio do Espírito Santo, mesmo sem pedir. Pois Deus enviou seu Espírito para isso, para nos capacitar no serviço de Cristo, cumprindo seu ultimo mandamento que é: Ide por todo o mundo!

Enquanto não houver uma mudança radical na mentalidade da igreja, não seremos cheios do Espírito Santo. Enquanto você pensar que ser cheio do Espírito é pular, rodar, prosperar, falar línguas e etc. Terá seus olhos vendados para o verdadeiro mover do Espírito, aquele que salva 3 mil almas em uma única pregação, aquele que arrebata Felipe de um lugar para outro, somente para que ele pregue a palavra e uma alma seja salva. Aquele que leva Paulo e Silas para a prisão, somente para que o carcereiro e sua família se convertam! Esse é o verdadeiro Espírito, essa é sua obra, simplesmente a salvação de almas.

Olhe no livro de Atos, e você verá o agir do Espírito Santo em cada página, por favor, não tente colocar suas ideias e opiniões no texto bíblico, mas deixe Ele falar com você e perceba uma coisa! Tudo que o Espírito Santo faz é somente para salvação de almas. Não tem um milagre, uma manifestação e nenhum sinal que não esteja ligado a salvação de almas.

Enquanto hoje, nós estamos preocupados com o templo, com aluguel, com congressos, com departamentos, com campanhas e nossas coisas, trabalho, casa, relacionamento, família e tantas outras coisas… E por tudo isso, não nos preocupamos com o que o Espírito Santo realmente quer. Que Deus tenha misericórdia de nós e venha logo buscar sua igreja.

Gostou dessa mensagem? Você pode fazer o download em PDF clicando aqui.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

25 Comentários

  1. GILVAN LOPES SIQUEIRA

    IRMÃO MANASSES A PAZ DE CRISTO. ESSA PREGAÇÃO FOI ESCLARECEDORA. CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO QUE FOI CUIDADOSAMENTE MINISTRADO. VEJO ISSO TUDO ACONTECENDO NOS DIAS DE HOJE. ESSE NÃO MOVER DO ESPIRITO CANSA. MUITA ENGANAÇÃO. JÁ ME DEU VONTADE DE LEVANTAR E IR EM BORA DE ALGUNS CULTOS. SEI QUE PRECISO MELHORAR EM MUITA COISA DAS QUAIS FOI TRATADA NESSA MINISTRAÇÃO. MAS COMO VOÇE DISSE, SE NÃO FOSSE A MISERICORDIA DE DEUS QUE SE RENOVA!!!!! NOSSO PADRÃO DEVE SER CRISTO E O ALVO SÃO AS ALMAS. PARABENS AO ESPIRITO SANTO. DAMOS GRAÇAS AO AMOR DO PAI QUE NOS TOLERA DIANTE DAS NOSSAS IMPERFEIÇÕES E TEIMOSIAS. ATÉ QUANDO????? UM ABRAÇO. AH!!!!! GOSTEI ABSURDAMENTE DESSA PREGAÇÃO. OBRIGADO.

    View Comment
  2. Alexsandro Almeida

    Belo sermão, perfeita conclusão sobre o espírito santo, realmente é o que acontece em nosso tempo. Obrigado pela pelavra, fica na paz de Cristo!!

    View Comment
  3. gessem neto

    Paz,Palavra poderosa,os pregadores de hoje em dia só querem aparecer mesmo,aqui na minha terra chamamos eles de fogueteiros,só querem dar shows,mais q bom q ainda tem aqueles q falam a verdade,essa pregação é praticamente um estudo,vou ler ela outras vezes e fazela como base para uma futura palavra,obrigado por compartilhar seus estudos e fica na paz do Senhor.

    View Comment
    • Marcos

      Muito bom gostei bastante.
      Sente que Deus falou tremendamente.
      Quem leu sentiu….. Amém igreja!….

      View Comment
  4. adriana

    Olha irmão Parabéns pelo belo exemplo, em suas palavras confirmei a minha saudação de 5 minutos onde citei nossas aparências com o Mestre.
    Não havia lido ainda essa mensagem, mais antes dela já tinha elaborado a minha.

    Parabéns mesmo que Deus continue te abençoando, de fato estamos longe disso, mas creio que estamos progredindo.

    View Comment
  5. Alexandre da Cruz

    A paz do Senhor meu irmão,
    Meus parabéns pelo assunto abordado e pela riqueza de detalhes, muito bem explanado!
    Que irmãos que não se atentaram ainda em crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, venham se despertar através de um estudo como este muito bem elaborado e próprio para os dias atuais.
    E por ignorância em não conhecer a palavra de Deus e não se esforçar para aprendê-la, porque é mais fácil receber “pronta”, do que ter que se esforçar um pouquinho para orar, meditar, separar um tempo para às coisas de Deus, ficam a mercê de muitos enganadores que estão por aí: pregando e ensinando absurdos que não tem embasamento bíblico.
    Que Deus te abençoe ricamente,
    Pr. Alexandre

    View Comment
  6. João Gabriel Costa

    Primeiramente eu agradeço a Deus por me ter direcionando a este site, agradeço a Deus por ter falado comigo grandiosamente através desta pregação e agradeço a Deus pela sua vida Pregador Manasses. Estou em um momento da minha vida em que eu precisava ler exatamente TUDO o que foi digitado nessa pregação.
    Estava em um momento onde eu procurava as minhas coisas mas Deus me mostrou que eu precisava buscar mais Dele, aprender mais das coisas Dele e através do irmão Deus me tocou e me fez enxergar mais uma vez o que está em Mateus 6:33 ” Mais buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”
    Que Deus te abençoe grandiosamente e que o irmão continue sendo usando pelo Espirito Santo à fazer essa maravilhosa obra para honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

    View Comment
  7. Ádison

    A paz de Jesus querido irmão. Eu lí todo texto e pretendo guardar no meu coração essas palavras inspiradas pelo Espírito Santo.

    View Comment
  8. Genivaldo

    Maravilhosa palavra. Veio na hora certa, pois estava me sentido vazio e sendo derrotado, mas agora entendi. Que Jesus continue lhe abençoando Pregador Manassés.

    View Comment
  9. Pingback: 4 Características do Verdadeiro Servo de Jesus Cristo - Pregador Manassés

  10. ELAINE APARECIDA MEDEIROS

    Obrigada pela palavra. Deus continue iluminando seu caminho e o Espírito Santo lhe dando sabedoria.

    View Comment
  11. Odovaldo Cirino da silva

    Meus olhos encheram de lágrimas e o meu coração se manifestou em alegria mesmo eu estando em tritesa por ter pensamentos diferente Mas agora fiquei nao fortalecido w esclarecido sobre muitas coisas obrigado Meu irmão a Paz

    View Comment
  12. Laura sabela

    A paz! Quero parabeniza-lo pela maravilhosa esplanacao da palavra de Deus. Quando eu era recem convertidae preocupava muito pelo facto de nunca ter falado em linguas. Tinha um envagelista que dizia k o primeiro sinal que a pessoa foi baptizado no espirito santo e falar em linguas, mas no entanto via irmaos gritando, pulando e falando em linguas quase sempre. Eu me perguntava se nao buscava a Deus como convem…mas em fim ao passar o tempo descobri que nao adianta falar em linguas, parecer uma pessoa muito espiritual se nao orar, ler a palavra de Deus e obediencia. Hoje gracas a Deus nao me preocupo em falar em linguas, mas sim em anunciar a boa nova a toda criatura.

    View Comment
  13. Pingback: Quem Ama Cumpre Plenamente a Lei Divina - EBD Lição 12 dia 19/03/2017 - Pregador Manassés

  14. Pingback: Como Fazer um Jejum Corretamente - Tirando Várias Dúvidas Sobre Jejum

  15. Mário Ramos da Silva

    Realmente. A oração esta escassa nas igrejas. Na verdade as supostas orações que tem são as orações de guerra. Exemplo: Eu determino, eu te repreendo, eu te amarro, etc, etc. Estamos todos vazios! Precisamos voltar aos primórdios da palavra de DEUS.

    View Comment
  16. liliane saldanha

    Paz do Senhor Jesus Cristo gostei muito de sua pregação muito esclarecedoras as vezes somos que nem crianças muitos vezes prescisamos de uns puchão de orelhas tem pessoas que por estarem muitos e muitos anos na igreja acham que estão salvo aqui na cidade que eu moro a maioria só pregam o que le conveem o que le favorece esquecendo que Deus é amor e a justiça também espero aprender mais com voce

    View Comment
  17. LUCAS MARTINS DO NASCIMENTO

    MEU DEUS, OBRIGADO POR FALAR COMIGO… PRECISAVA MUITO TER ESSA VISAO TENHO BUSCADO MUITO ISSO NOS ULTIMOS DIAS, E DEUS ATRAVES DO IRMAO ABRIU MEUS OLHOS E O QUE TENHO BUSCADO, PORQUE NAO SUPORTO MAIS VER TANTAS ALMAS NA MAO DO DIABO E AS PESSOAS SORRINDO FINGINDO QUE ESTA TUDO BEM, QUANDO NA VERDADE ESTAO SE CONDENANDO NAS MAOS DO INIMIGO, QUE DEUS POSSA TE USAR CADA VEZ MAIS., AMEM.

    View Comment
  18. Pingback: Quem Foi Jefté? História e Estudo Bíblico Completo - Pregador Manassés

  19. Aurenir Rosa

    A paz do Senhor

    Que o Senhor continue a abençoar seu ministério, a palavra do Senhor legítima é pura como tem que ser, os ensinamentos do Senhor de uma forma que não se vê nos nossos dias, está tudo muito bagunçado, mais que o Senhor venha ter misericórdia das nossas vidas….

    View Comment
  20. sara

    que benção para nossas vidas, deus abençoe grandemente este site e a vida do pregador Manassés, que o senhor encha de benção a sua vida

    View Comment
  21. que benção esta palavra, quanta coisa de Deus para nos, descobri que sei muito menos do que pensava e cada dia aprendo mais deus abençoe

    View Comment
  22. Felix Basilio

    Amen..Deus te abençoe irmão acabaste de ganhar uma alma para a casa do senhor sua pregação m tocou vivia se enganando aprendi muito contigo…

    View Comment
  23. Pingback: Esboço da Lição 05 – A Identidade do Espírito Santo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *