Ícone do site Pregador Manasses

1 Coríntios Capítulo 2 – Comentário Bíblico e Estudo

Eu demorei muito a decidir colocar estudos bíblicos pesados por aqui. Pois eles exigem estudos exaustivos, porém muito edificantes. E sinceramente, não sei até onde meus leitores apreciam um estudo bíblico profundo. Mas vamos começar com um dos mais belos sermões do apóstolo Paulo, que aponta para aquilo que é mais sagrado, a cruz de Cristo.

O capítulo 2 da primeira carta de Paulo aos Coríntios é usado por muitos para defender coisas que não tem nada a ver com o texto em questão. Isso acontece devido as interpretações erradas que muitos fazem da Bíblia, a palavra de Deus. E o apóstolo Paulo em suas cartas, fala muito do poder de Deus e alguns ousam dizer ou interpretar que ele esta falando de manifestação do Espírito Santo, e a principal referência para isto é justamente o capítulo 2, em especial os versículos 13 e 14.

Antes de fazer uma explanação desse texto, quero deixar claro que sou pentecostal, mas nem por isso uso da bíblia para apoiar meus interesses espirituais. A palavra de Deus tem sua linguagem própria a qual não devemos acrescentar nossas interpretações e sim, descobrir o verdadeiro sentido do texto. Isto se chama exegese.

Vamos aos comentário bíblico ou estudo bíblico?

Carta de Paulo – 1 Coríntios Capítulo 2

No verso 1 ele diz: E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.

A expressão “e eu…” Indica que ele esta dando continuidade a um conceito ou ideia já firmado no capítulo anterior. Por isso, por vezes voltaremos ao capítulo 1 para entender o capítulo 2. Ele diz que não apareceu aos irmãos de Corinto, com sublimidade de palavras, ou seja, palavras bonitas e persuasivas e nem de sabedoria, em resumo ele esta dizendo: Não usei de palavras bonitas e nem dos meus conhecimentos gerais (lembrando que Paulo era muito estudado) para vos convencer e trazer a mim.

No verso 2 ele diz: Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

Agora ele revela de uma vez o seu objetivo e a mensagem que ele pregou aos irmãos em Corinto quando apareceu por lá evangelizando. Ele esta dizendo que só falou da Cruz, e se isto é verdade, deve ser confirmado no restante do capítulo, ele deve continuar nesse raciocínio, a cruz; ele não pode fazer uma afirmação e de repente tropeçar em suas próprias palavras, dizendo que pregou outra coisa além da Cruz de Cristo, afinal Paulo foi um homem dotado de conhecimento.

Esse é o versículo chave de todo o capítulo 2. Tudo o que Paulo fala nesse capítulo, esta firmado nessa afirmação, ou seja, o fato de que ele não se preocupou ou não se preocupa com outra coisa a não ser a cruz de Cristo.

No verso 3. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

Ele não esteve em nenhum momento da sua pregação ou da sua visita aos Corintos, com segundas intenções, mas pelo contrário, ele tinha medo ou receio de que o povo não se convertesse “em fraqueza” ou no mínimo ele tinha receio que sua pregação lhe trouxesse algum prejuízo como já dantes aconteceu dele ser perseguido e açoitado por pregar a palavra de Cristo, mas isto é especulação. Ao mesmo tempo, respeitando “em temor” os irmãos em Corinto e as autoridades constituídas naquele lugar, ou seja, ele pregou a grandes e pequenos, entenda-se: doutos e indoutos.

Verso 4. E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

Aqui é onde muitos erram. Quando ele diz demonstração do Espírito, talvez estivesse se referindo ao fato de ser usado por Deus para adivinhar pensamentos, curar enfermos e expulsar demônios, coisas essas que são as manifestações do Espírito de Deus, enquanto muitos pensam assim; os estudos mais profundos desse capítulo mostram a grande chance de estar falando apenas da pregação da Salvação. Ou seja, a demonstração de Espírito é na verdade, mostrar aos irmãos de que ele, Paulo, foi convencido do seu pecado pelo Espírito Santo e esta convertido a Jesus Cristo.

Por que quando Paulo fala de poder, ele normalmente se refere a Cruz de Cristo, ou a palavra de salvação ou ao Evangelho de Cristo que são tudo a mesma coisa. E isso fica mais claro no próximo versículo, onde ele afirma ter apoiado a “demonstração de Espírito e Poder” a fé dos irmãos em Corinto.

Verso 5. Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

Ou seja, onde a nossa fé esta ou pelo menos, deveria estar apoiada? Se você respondeu na Cruz de Cristo, evangelho de Cristo ou na pregação principal onde se fala do amor de Deus e da entrega do seu filho único, então você acertou.

Nossa fé não pode ser apoiada em milagres e curas. Eu vou repetir e ir mais longe, nossa fé não pode ser apoiada em milagres, sinais, profecias, pulos, gritos, líderes religiosos e nem em nenhuma outra coisa; mas somente na cruz de Cristo. Afinal, Jesus se entregou em nosso lugar para que pudéssemos crer nele e através da nossa fé em Cristo é que somos salvos. Em outras palavras, se pudéssemos ser salvos pelo fato de acreditar em milagres apoiando neles a nossa fé, logo Jesus morreu em vão.

Então, se Paulo esta dizendo que veio em demonstração de Espírito e de Poder, logo ele não esta falando de obras miraculosas, nem pulos, nem gritos, nem adivinhações, nem profecias, mas esta falando de algo forte o bastante onde nós podemos apoiar nossa fé. A cruz do Senhor.

Nos demais versos, ele vem confirmando isso e dizendo a mesma coisa em palavras diferentes. Pois os Judeus quando querem frisar algo ou dar importância para um assunto, eles não gritam como nós, eles repetem os seus argumentos reforçando-os. Então para reforçar seu argumento e repetir sua afirmação, Paulo vai continuar batendo nessa tecla para que fique claro. E se você pergunta:

Para que fique claro, o quê ?

Ora, para que fique claro que ele, Paulo, falou e pregou somente a Jesus Cristo, e este, cru-ci-fi-ca-do!

Verso 6 e 7. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;

Aqui entendemos que existe a sabedoria do mundo e a sabedoria de Deus. A do mundo se aniquila, ou seja, é uma sabedoria que passa e perece, mas a sabedoria de Deus é desde antes dos séculos. Ou seja, algo que existe e dura a tanto tempo não pode ser a manifestação do Espírito, já que o Espírito só veio se manifestar em nossas vidas após a criação do mundo e do homem e a revelação da palavra de Deus.

Na verdade, a única coisa que poderia ter sido estabelecida por Deus deste antes do início dos séculos para a nossa glória, é justamente a salvação por meio de Jesus Cristo, ou seja, a Cruz. Veja o que o apóstolo diz aos Efésios:

A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, (esta falando da cruz)
E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus (esta falando da cruz) seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,
Efésios 3:8-11

Percebe como Paulo reafirma que Deus já tinha planejado nos salvar pela Cruz de Cristo desde os séculos? Paulo chama também de eterno propósito. E esse eterno propósito é a Cruz, a mesma que ele se refere nos versos anteriores quando diz que nossa fé deve se apoiar no poder de Deus, ou seja:

Verso 8.  A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.

Esse versículo revela o que é a sabedoria de Deus da qual Paulo esta falando. Ele diz que os príncipes desse mundo não conheceram a sabedoria de Deus, pois se tivessem conhecido não cometeriam o erro de crucificar ao Senhor da Glória. O que significa que a sabedoria de Deus é o conhecimento do evangelho, ou da palavra da Cruz. Pois qualquer Cristão no lugar dos acusadores de Jesus, deixaria de acusá-lo imediatamente uma vez sendo conhecedor do motivo da vinda de Cristo ao mundo.

Eu não iria querer ter o sangue de Jesus em minhas mãos, porque conheço a sabedoria de Deus, ou seja, eu conheço o poder de Deus, a cruz. Veja o versículo abaixo e me diz se você, conhecendo a sabedoria de Deus, iria gritar junto com esse povo.

Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.
E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.
Mateus 27:24,25

Ou seja, se os príncipes desse século entendesse o significado do sacrifício de Jesus Cristo, eles nunca ousariam ser aqueles que crucificariam nosso Senhor, o filho de Deus. Então, por isso Paulo fala que eles não conheceram a sabedoria de Deus, pois a ideia de salvar a humanidade através da morte de Cristo é, de fato, a sabedoria de Deus.

Verso 9. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.

Aqui Paulo esta falando justamente da sabedoria de Deus, que o olho não viu, o ouvido não ouviu e não subiu ao coração do homem, ou seja, o homem por si só não pode adivinhar o plano de Deus para nossa salvação através de Cristo. Você já percebeu que os povos que não conhecem ao nosso grande Deus, acabam por criar deuses de pedra e madeira para si?

Eles tem necessidade em adorar um deus, seguir alguém maior do que eles, alguém que possa lhes dar força e servir de motivo da sua existência. Mas suas civilizações que perduram por centenas de anos nunca conseguiram adivinhar ou descobrir sozinhos que existe um Deus maior e que Jesus é seu filho que veio nos salvar. E é por essa falta de capacidade humana em compreender sozinho a sabedoria de Deus, é que Paulo diz, a palavra da Cruz, é algo que não subiu ao coração do homem. A cruz é aquilo que o olho não viu e o ouvido não ouviu. E sempre que me refiro a cruz, falo do evangelho, a história completa da morte e ressurreição de Cristo junto ao seu significado. No próximo verso Paulo confirma.

Verso 10. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Ou seja, logo Paulo não esta falando, no verso 9, de algo que esta oculto para sempre e muito menos de um mistério que nós não conhecemos. Pois agora ele declara que o próprio Deus nos revelou através do seu Espírito. Nos revelou o que? Ora, nos revelou a sabedoria de Deus, a mesma que ele diz que não subiu ao coração do homem.

Ou seja, o próprio Paulo que era fariseu muito devoto e conhecedor das escrituras, nunca conseguiu entender a sabedoria de Deus, mesmo sendo alguém que conhece profundamente as escrituras, até que o Espírito de Deus lhe revelou, a partir do encontro com Jesus que ele teve no caminho para Damasco, a palavra da Cruz foi ficando clara na mente de Paulo. Ou seja, Paulo diz que só podemos entender e receber a palavra da Cruz se for pelo Espírito de Deus, justamente pelo fato de que o Espírito penetra as profundezas de Deus.

Verso 11. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Em outras palavras, muitos podem ler e conhecer a palavra de Deus, a bíblia, mas para receber a pregação da Cruz, é preciso que isto lhe seja revelado pelo Espírito de Deus, pois só Ele sabe as coisas de Deus. E isso esta de acordo com o fato de que é o Espírito Santo é quem convence o homem do seu pecado.

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

Veja como o próximo verso concorda com esse raciocínio.

Verso 12. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

Paulo esta repetindo com outras palavras o que já vem afirmando desde o princípio. Que para conhecer o que Deus nos dá de graça, ou seja, a salvação pela fé em Jesus Cristo, precisamos do Espírito Santo. Logo, recebemos o Espírito que provem de Deus para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus, a saber, a salvação.

Ou seja, ler a bíblia sem a ajuda do Espírito Santo, não nos levará a nada. Mas quando você lê a palavra e o Espírito Santo de Deus, abre a sua mente, você consegue compreender como é forte, como é eficiente, como é eficaz, como é poderoso, como é bom e agradável o sacrifício que o Senhor Jesus fez para nos salvar. E você passará a amar e respeitar a Cruz.

Verso 13. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

A palavra da Cruz é o que também falamos. E não precisamos de palavras da sabedoria humana, ou seja, não precisamos envolver outras doutrinas como a retórica ou a filosofia por exemplo, para explicar a salvação. Paulo esta dizendo que não precisamos de sabedoria humana para falar da palavra da Cruz, mas precisamos sim das palavras que o Espírito Santo ensina para que possamos comparar coisas espirituais com as espirituais. E quais são as palavras que o Espírito Santo ensina? São a palavra da cruz e a grandeza de nossa pecaminosidade, pois é o Espírito que nos convence. Ev. Jo 16:8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Ou seja, a pregação da fé em Cristo Jesus é um assunto espiritual. E não tem sabedoria humana que possa nos explicar isso, a não ser a sabedoria que vem de Deus e é dada pelo Espírito Santo. Ou seja, por isso a bíblia foi inspirada por ele e somente por ele e através dele, o Espírito Santo, é que ela pode ser compreendida.

Verso 14. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Aqui nesse versículo, muitos usam pra defender suas danças espirituais. Se você pergunta a um crente pentecostal: Porque vocês pulam e gritam e rodam e fazem várias coisas esquisitas? Ele vai te apontar esse versículo e dizer que você não pode entender as coisas espirituais, porque você é um homem natural, ou carnal. Mas a verdade é que ele mesmo não sabe explicar essas coisas e sua única defesa é usar um versículo fora do seu contexto como resposta.

Quando na verdade esse versículo e o capítulo inteiro não estão falando de manifestações do Espírito (que são os dons espirituais) e muito menos de milagres, sinais e muito menos de pulos e gritos. Não tem nada a ver.

Essas coisas do Espírito de Deus que o homem natural não pode entender é justamente a palavra da Cruz. E por isso Paulo diz que ao homem natural isso parece loucura, e tal fato Paulo já tinha mencionado no capítulo 1. Veja

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
1 Coríntios 1:18

Repare de novo que Paulo esta dizendo outra vez que o “O PODER DE DEUS” é simplesmente a palavra da Cruz, ou seja, o evangelho de Cristo. Ele também afirma isso aos Romanos, veja:

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Romanos 1:16

O que nos leva de novo ao verso 4 onde ele fala que foi até os corintos em demonstração de Espírito e de Poder. Logo ele esta falando que como homem Espiritual ele conhece a sabedoria de Deus, ou seja, a palavra da Cruz. E a demonstração de poder é justamente pregar a palavra da Cruz e a ação do Espírito é justamente trazer as pessoas a Cristo, chorando e querendo ser batizadas. Veja também esses outros versículos do capítulo 1:

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
1 Coríntios 1:23,24

Aqui ele afirma claramente que o poder de Deus e a sabedoria de Deus são a mesma coisa, a saber, a palavra da Cruz ou o evangelho de Jesus Cristo, a pregação da cruz.

Verso 15. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

Paulo agora afirma, que o homem espiritual entende muito bem a palavra da Cruz, o homem natural não entende o homem espiritual. Eles não entendem como você serve a esse Deus e não sabem o que foi que te atraiu para Cristo. O homem natural observa os cristãos morrendo por amor a Cristo e não conseguem entender isso. Mas nós podemos dizer: A cruz, a cruz me atraiu ao pés do Senhor.

Em outras palavras, o homem espiritual é aquele que entende a salvação que nos foi dada pela Cruz. E esse homem só entende isso, porque o Espírito de Deus lhe convenceu do pecado, então logo esse homem convencido pelo Espírito Santo é um homem espiritual. Por isso Paulo esta dizendo: Que nós que somos espirituais, entendemos bem tudo e sabemos exatamente porque vale a pena ser fiel a Deus.

Verso 16. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Para concluir seu argumento, Paulo lança a pergunta: Quem foi o professor de Deus? Ou melhor, Deus nunca teve um pai para lhe ensinar alguma coisa. Ou seja, ninguém pode instruir a Deus e por isso ele criou o mundo e planejou desde antes dos séculos nos salvar através do seu filho. Ou seja, Deus poderia fazer qualquer outra coisa, mas ele decidiu nos salvar dessa forma, entregando seu filho. E uma vez que recebemos essa salvação, temos a mente de Cristo.

A Cruz se Resume no Poder de Deus

Para concluir o estudo, vamos passear pela bíblia e procurar algumas confirmações. Pois o que Paulo esta dizendo e ensinando no final é:

E a cruz de Cristo é justamente conhecimento. Ou seja, os pecadores devem conhecer a história da Cruz, a mensagem da Cruz, e pra isso, eles precisam ouvir e aprender sobre Cristo, a saber, o evangelho da salvação. Então, você deve concordar comigo que a cruz de Cristo é conhecimento porém que produz resultados, é informação que salva, informação que liberta é informação que transforma o ouvinte.

E é interessante que em Jó é feita uma referência ao poder de Deus como sendo sabedoria e ensinamento, ou seja, informação e conhecimento.

Eis que Deus é excelso em seu poder; quem ensina como ele? 36:22

Ele fala do poder de Deus, é excelso, o que significa sublime, alto, elevado. Ele diz que o poder de Deus é elevado e depois lança a pergunta: Quem ensina como ele? Logo entendemos que o poder de Deus esta relacionado a conhecimento, informação.

Eu sei que nem sempre que lemos a expressão “PODER DE DEUS” vai falar ou apontar para a cruz de Cristo. Mas eu quero defender o fato de que, não tem como negar que esse capítulo (1 Cor 2), fala única e simplesmente da Cruz de Cristo. 1 Coríntios Capítulo 2 não fala de manifestação do Espírito Santo e nem de sinais e nem de prodígios. Repare que o próprio Paulo faz diferença entre os sinais, que são a manifestação do Espírito Santo, e a palavra da Cruz que é o poder de Deus. Olha o que ele diz aos Romanos:

Pelo poder dos sinais e prodígios, e pela virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. Romanos15:19

O poder dos sinais e prodígios é uma coisa. E a virtude do Espírito de Deus é outra coisa. Ele esta diferenciando os sinais, que pela bíblia são apenas sinais e não servem como base de fé, em comparação a virtude do Espírito de Deus, ou melhor, o poder do Espírito de Deus.

O próprio Cristo chamou a fé Nele, de poder de Deus. Ele respondeu para os Saduceus que queriam vê-lo falhar, queriam vê-lo dar uma resposta errada com uma questão nada a ver sobre casamento na ressurreição, porque os Saduceus não acreditavam em Jesus como Messias e queriam fazê-lo tropeçar, o que Jesus lhes respondeu:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Marcos 12:24

O que ele quis dizer, com o fato de não conhecerem o poder de Deus? Pois as escrituras já explicam a questão do casamento perfeitamente bem. Bastava dizer que eles não conheciam as escrituras e pronto. Mas Jesus acrescentou que eles também não conhecem o Poder de Deus. Será que Ele quis dizer que aqueles saduceus não acreditavam em Jesus? Ou seja, eles não recebiam a salvação que Jesus veio trazer? em outras palavras, a boas novas da salvação, a famosa cruz?

Nós sabemos que para um homem aceitar Jesus, ele precisa crer na Cruz. Ou seja, no evangelho. E olha o que o apóstolo Paulo mais uma vez fala sobre sua conversão a Cristo.

Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder. Efésios 3:7

Perceba como fica fácil interpretar esse versículo agora que sabemos que por vezes, poder de Deus é a palavra da Cruz, que salva e liberta. Veja o versículo com um grifo meu.

Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus (a salvação é de graça), que me foi dado segundo a operação do seu poder (a operação que o poder, ou seja a Cruz, realizou nele). Efésios 3:7

O profeta Jeremias também faz referência ao poder de Deus com sabedoria ou conhecimento. Veja:

Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. Jeremias 10:12

Ou seja, o poder de Deus que é a cruz, para salvação de todo aquele que crê, trata-se do conhecimento, ou a informação sobre o porque da cruz de Cristo e essa informação salva o pecador através do Espírito Santo.

Eu confesso que, gosto de gritar, gosto de sentir a presença de Deus que me empolga e me leva a dançar no espírito, como dizem. Mas se for pra escolher entre uma coisa e outra, fico com o poder de Deus que salva, liberta, transforma e leva para o céu. No demais, devemos ser bíblicos e a palavra do Senhor revela que a pregação de Cristo faz arder e queimar o coração, ou seja, ela não faz pular e nem gritar, mas faz arder o coração. E eu digo, que melhor é ter o coração ardendo durante os cultos, pois assim saberemos que a genuína palavra, e o verdadeiro poder de Deus esta sendo ministrado em nós.

Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais. Jeremias 20:9

E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? Lucas 24:32

Interpretações Erradas sobre Esse Texto

Alguns gostam de usar o verso 14 para defender seus comportamentos esquisitos na igreja como pulos, gritos e campanhas bizarras usando flores, sal, água e vários outros objetos que em alguns casos são ungidos e vendidos para o povo.

Outros usam vários versos desse capítulo para defender que na igreja ou durante o culto tem que ter manifestação do Espírito, línguas e etc. Embora eu seja pentecostal, não podemos falhar com a palavra de Deus, para não ensinar errado as gerações futuras. Paulo não esta falando de culto ou reuniões aqui nesse capítulo, simplesmente não tem nada a ver.

Paulo esta falando única e simplesmente da preciosa, da poderosa, da grandiosa salvação que Cristo conquistou para nós através da Cruz. Como ele mesmo resumiu no verso 2;

Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

A Pregação de Jeremias

Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. Jeremias 10:12

Por quê criar a terra com o seu poder? Não com poder, mas com O SEU PODER? Obviamente, se o plano da salvação já estava pronto antes do início dos séculos como afirma Paulo, logo quando Deus criou a terra ele já estava fazendo isso para que o plano de salvação se cumprisse no futuro. Por isso, o profeta esta certo em dizer: Ele fez a terra com o seu poder.

Mas para sermos salvos, deveríamos passar pela experiência de um dia nos perder, então entra o pecado no mundo. O que Deus já previu que Adão falharia. E para o povo salvo não continuar aqui tendo chances de voltar a pecar, Deus estendeu os céus com inteligência, ou seja, já preparando para os salvos no futuro. Em outras palavras, se não existisse o plano da salvação, não existiria nada. Resumindo, se não existisse Cristo, não existiria nada. Por isso Paulo afirma:

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

Gostou do comentário bíblico? Gostaria de fazer download para imprimir? Click no botão abaixo: