O Arrebatamento da Igreja
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses 4:16,17).
O que você sabe sobre o arrebatamento? Paulo nos traz uma descrição brilhante de como será esse dia. Vejamos:
- 1 – O Senhor descerá do céu. Mas não até a terra. (Nos Ares).
- 2 – Os que morreram em Cristo serão ressuscitados.
- 3 – Depois os crentes que estiverem vivos, serão arrebatados.
- 4 – Crentes de todos os tempos se encontrarão de uma só vez nos ares com Cristo.
- 5 – Estaremos todos para sempre com o Senhor.
Então o noivo sai do seu aposento só até metade do caminho, para se encontrar com sua noiva. E detalhe: A noiva de Cristo é a igreja completa.
Por isso, os cristãos que já dormiram, ressuscitam e os vivos sobem aos ares, para que a noiva esteja completa.
Assim como Isaque saiu da sua tenda para se encontrar com Rebeca. (Gn 24:62-65). E Eliézer, tipo do Espírito Santo, estava trazendo a noiva, Rebeca, tipo da igreja para entregá-la a Isaque.
Pois é o Espírito Santo que já esta em nós, que nos arrebatará até os ares no céu, e nos entregará ao Senhor Jesus, o noivo, em pessoa.
E assim, Paulo diz: Estaremos para sempre com o Senhor! E por quê? Ora, porque casamento para Deus é Eterno. Isso indica que o arrebatamento encerra nossa vida na terra. Teremos um corpo glorificado para sempre, e sempre com Jesus a partir daí.
E é exatamente por causa dessa palavra final dizendo: “Para sempre com o Senhor”. Que não faz sentido o arrebatamento acontecer no final do governo do anticristo, após a grande tribulação.
Porque nesse dia, o Senhor Jesus descerá até a terra, pisará aqui novamente (Zc 14:4). E lutará contra o anticristo e seu exército. (Zc 14:1-3).
E por que cremos que o arrebatamento será antes da grande tribulação?
Ora, porque na segunda vinda de Cristo, para vencer a batalha do armagedom, a igreja virá junto com Ele. A expressão do profeta Zacarias dizendo que os “santos” estão com Ele, se refere à igreja. (Zc 14:5).
Também cremos que o arrebatamento é antes da grande tribulação, porque a grande tribulação não é da vontade do anticristo, mas sim de Deus. A grande tribulação é apenas o derramar da Ira de Deus, dessa vez mais forte do que nunca.
- Deus derramou a sua ira sobre os cananeus, usando Josué e seu exército.
- Deus derramou a sua ira sobre Israel no reino norte, usando o rei da Assíria e seu exército.
- Deus derramou a sua ira sobre Judá no reino sul, usando o rei da Babilônia e seu exército.
- E agora, Deus irá derramar a sua ira sobre a terra usando o anticristo e seu exército.
Não pense que na grande tribulação o anticristo estará no controle. Pois em toda história, é sempre o nosso Deus todo poderoso quem esta acima de tudo, governando o mundo.
E por isso Paulo diz que não estamos destinados a “ira”. Veja:
Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, (3 anos e meio de paz) então lhes sobrevirá repentina destruição, (3 anos e meio de tribulação) como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
Mas vós, irmãos, (nós, a igreja do Senhor) já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, (1 Tessalonicenses 5:2,3,4,9).
A grande tribulação não é um plano arquitetado pelo anticristo, pelo contrário, é Deus derramando sua ira sobre a terra.
Jesus disse que será como nos dias de Noé. A pergunta é: Quem mandou o dilúvio? O mundo antigo foi pego de surpresa pelo juízo de Deus que caiu sobre eles, quando ninguém esperava. (Mt 24:34).
Sabemos que existem muitas expressões parecidas em toda a bíblia sobre este assunto. Dia do Senhor. Dia do filho do homem. Dia de Deus. Vinda do Senhor. Vinda de Cristo…
Mas não se engane. Os profetas falaram muitas vezes do dia do Senhor, se referindo a destruição de Israel e Jerusalém e também a grande tribulação. (Joel 1:15. Am 5:18. Sf 1:14. Is 13:6. Jr 46:10. Is 2:12-21).
E isto porque a sequência de eventos que temos é:
- 1° Arrebatamento da igreja.
- 2° No céu, bodas do cordeiro.
- 2° Na terra, governo do anticristo.
- 3° Batalha do armagedom e segunda vinda de Cristo.
Mas quando Paulo fala do arrebatamento aos tessalonicenses, ele usa a expressão: A vinda do Senhor. (1Ts 4:15). E é fácil entender isso. Não é a segunda vinda de Cristo, mas é a vinda do Senhor só para a sua igreja, nos ares. Arrebatamento. Veja também 1Co 15:51-58.
Paulo diz que este encontro será “entre nuvens” (1Ts 4:17). E creio sinceramente, que é a mesma nuvem que apareceu no monte da transfiguração (Lc 9:34);
A mesma nuvem que cobriu o Senhor quando ele foi assunto ao céu (At 1:9); É a nuvem que irá envolver a igreja junto ao seu Cristo nos ares. A Shekinah de Deus.
E estaremos para sempre, sempre, eternamente com o Senhor. Consolai uns aos outros com estas palavras.