A Principal Característica de Quem é Cheio do Espírito

Sabe qual a principal característica de quem é cheio do Espírito Santo? Existem várias, é claro, a intenção é mostrar uma característica que é tão evidente, que fica impossível não perceber isso na vida do cristão que é verdadeiramente cheio do Espírito de Deus.

Você pode acompanhar todas as partes desse estudo bíblico, aqui pelo site, os links dos estudos anteriores, estão mais abaixo. Receba também o resumo desse estudo pelo zap. Adicione o Pregador Manassés: +55 (11) 94251-7615. E também pelo Telegram. Ainda é possível assistir pelo canal no Youtube.

A Principal Característica de Quem é Cheio do Espírito

A Principal Característica de Quem é Cheio do Espírito

Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gênesis 1:2)

Quando temos um melhor amigo nessa terra, é normal com o passar do tempo, ficar parecido com ele. Até mesmo os casais, com o passar dos anos ficam parecidos, o esposo pega alguns costumes da esposa e vice-versa.

Ao andar com Jesus, os discípulos ficaram parecidos com ele (Mt 26:73). De igual modo os primeiros crentes em Antioquia foram chamados Cristãos, porque eram parecidos com Cristo. (At 11:26).

Assim também quem anda com Deus, fica parecido com Deus, começando por ter o mesmo Espírito (1Co 6:17).

Quando estudamos teologia, aprendemos na hermenêutica que na maioria das vezes, a primeira vez que algo ou alguém aparece na bíblia, mostra a marca, ou seja, a principal característica! Veja alguns exemplos;

  • O primeiro milagre de Jesus, de água para vinho, mostra que a marca dos milagres de Jesus é tornar tudo melhor!
  • A primeira vez que Josué é citado, diz servo de Moisés, logo a marca de Josué é servidor de Moisés.
  • A primeira vez que o homem é citado, é sendo feito imagem e semelhança de Deus, essa é a marca, ou principal característica do ser humano, ele é imagem e semelhança de Deus!

Dessa forma, a primeira vez que o Espírito Santo é citado na bíblia, é como Espírito de Deus que se move! Logo, a principal característica dele é o movimento, ele não é um Espírito parado, imóvel, ele se movimenta, trabalha!

Na visão de Ezequiel o Espírito Santo é visto no movimento das rodas (Ez 1:20). E também Jesus compara o Espírito Santo com o vento (Jo 3:5), que sopra aonde quer! E não existe vento parado, vento sempre esta em movimento!

Logo a característica do Espírito Santo é o movimento, ele trabalha! Dessa forma, o crente cheio do Espírito Santo acaba ficando parecido com o Espírito, herdando a característica do movimento.

Assim como o Espírito Santo vive trabalhando, também o crente cheio do Espírito vive trabalhando (Jo 5:17). Por isso, preguiça, desânimo, cansaço espiritual, não provém de Deus!

Não escolhe capacitados, mas capacita os escolhidos! Isso é verdade. Porém, Deus não escolhe preguiçosos! Gideão, Davi, Moisés, Samuel, Josué e até o apóstolo Paulo, foram chamados por Deus enquanto trabalhavam!

Até os discípulos, quando Jesus os chamou, estavam trabalhando na pescaria (Mt 4:19). Levi, chamado Mateus foi chamado por Jesus em um dia comum de trabalho, no meio do expediente Jesus aparece e diz: Segue-me! (Mt 9:9).

O crente cheio do Espírito Santo, mesmo que não tenha cargo na igreja, mesmo que não tenha função eclesiástica, mesmo que seja apenas membro de banco, ele não fica parado, esta sempre trabalhando para si e principalmente para Deus.

A pergunta é: O que você tem feito ultimamente? O povo hoje é tão vazio que nem para ficar na porta da igreja prestam. E muitas vezes, fazem o trabalho de forma relaxada, pregam de qualquer jeito, cantam de qualquer jeito, dirigem o culto de qualquer jeito.

Muitos hoje estão empurrando com a barriga, o trabalho na igreja, o trabalho secular, os estudos, e em todas as áreas da vida onde tem trabalho, fazem de qualquer jeito. Oh Senhor, aviva a tua igreja!

Oremos por um avivamento!

Como Ser Batizado com Espírito Santo

Manifestações do Espírito Santo

Comunhão com o Espírito Santo

Conhecendo o Espírito Santo

O Fruto do Espírito Santo

O que é o Batismo com Espírito Santo

2 respostas para “A Principal Característica de Quem é Cheio do Espírito”

  1. Avatar de Ronaldo de Oliveira
    Ronaldo de Oliveira

    Com todo respeito, mas essas opções escolhidas para a aba de ‘Quero Receber Notificações’ com as duas opções que poderiam ser simlesmente sim e não, mas que vocês escolheram ‘Sou Ateu’ (para o não) e ‘Sou Cristão’ (para o sim) é de um péssimo gost, para não usar outra expressão. Vergonhoso.

  2. Avatar de Vicente Duarte da Fonseca
    Vicente Duarte da Fonseca

    Eu preferi entender que as opções de resposta “sou ateu” ou “sou cristão”, não se referia a “sim” ou “não”. Mas se referia à forma como a pessoa seria tratada posteriormente. Uma informação importante para a sequência da relação. O sim ou não seria seria cravado no fato de responder ou não. Ou seja, uma pergunta com dupla resposta.
    De qualquer forma, o estudo foi muito preveitoso. Eu gostaria de receber sempre.
    O Senhor abençoa aquele que medita sempre na sua santa palavra.
    Que o Senhor abençoe a todos, escritores e leitores. Fiquem na paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies